Publicidade:

12 petiscos portugueses para o Mundial 2018 ter a nossa marca

Atenção, temos 12 sugestões de petiscos portugueses para o Mundial que vão fazer as delícias de todos os fãs da seleção. Há adeptos fervorosos por aí?

12 petiscos portugueses para o Mundial 2018 ter a nossa marca
Qual o seu petisco português favorito?

Se a sua casa vai ser o palco oficial dos jogos da copa, este artigo vai interessar-lhe e muito. Em vez de compor a sua mesa com comidas que não são nossas – como as pizzas ou os hambúrgueres -, por que não preenchê-la com 12 petiscos portugueses para o Mundial 2018? Todos vão gostar e sempre é uma forma de homenagear o nosso país, usando produtos regionais e sabores característicos da nossa gastronomia. Ora, confira a lista.

12 petiscos portugueses para o Mundial 2018 ser nosso também à mesa


petiscos portugueses para o mundial

Pica-Pau

Este é um petisco típico das tascas e tabernas portuguesas. Consiste na combinação de carne de porco e pickles e tem um tempero simplesmente ótimo!

Prego no pão

As sandes são outro clássico dos petiscos. O prego no pão – assim como as bifanas no pão – são dos melhores e mais saborosos exemplos!

Francesinhas

francesinha

Típicas do norte, mais precisamente do Porto, esta é uma sande muito especial, feita com pão, bife linguiça, fiambre, queijo e, claro, um molho picante à base de cerveja, simplesmente único!

Conheça a história e a receita deste prato >>

Salgados

Rissóis, croquetes, bolinhos de bacalhau… A variedade é grande e o ideal é comer os caseiros. Têm sempre outro sabor.

Folhados

folhados

Os folhados são outro mundo. De carne, salsicha, queijo ou fiambre, a escolha é variada e, mais uma vez, se feitos em casa têm sempre um sabor diferente e mais saudáveis.

Veja receitas com massa folhada e frango >>

Veja receitas com massa folhada e atum >>

Peixinhos da horta

Os peixinhos da horta ou feijão verde panado são uma iguaria que, para muitos, é mesmo servida como prato principal. Mas funciona como um snack maravilhoso e de que toda a gente gosta.

Azeitonas

petiscos portuguesesFonte: Unsplash/thehkphotocompany

Aqui não há muita “ciência”. Verdes ou pretos, com ou sem recheio, temperadas com um pouco de sal e alho, a azeitona é para muitos a grande tentação no universo dos petiscos.

Cenouras à algarvia

Corte a cenoura em palitos, leve ou não ao forno, regue com um pouco de azeite e tempere com sal e aí tem um petisco super saudável, light e que é super agradável. Se ainda não experimentou, está na hora de fazê-lo.

Confira os benefícios da cenoura >>

Bitoque

O bife com ovo a cavalo pode servir como prato principal. Mas experimente fazê-lo numa versão mais reduzida ou partilho em pequenos pedacinhos e transforma-lo-á num snack ótimo e que todos vão adorar.

Pipis

Uma mistura de pedaços bem tenros de galinha que pode ir picando com um palito e degustando. Ah, e não esqueça de molhar o pão naquilo que restar na travessa.

Moelas Estufadas

Também passíveis de serem picadinhas com um palito ou, então, serem apreciadas dentro de um bom pedaço de pão, as moelas – a par das bifanas – são um clássico dos petiscos portugueses que adoramos fazer em convívios entre amigos.

Pataniscas de Bacalhau

Nem todos sabem fazê-las, mas não há nada melhor do que uma boa patanisca, com a quantidade certa de bacalhau e uma massa envolvente bem crocante e estaladiça. Se tem sobras de bacalhau, este petisco pode ser uma bela sugestão.

Caso ainda não tivesse pensado naquilo que ia oferecer aos seus amigos, as nossas sugestões de petiscos portugueses para o Mundial vêm mesmo a calhar, certo? Não opte por pratos complexos ou comida de compra e dedique-se, você mesmo, a fazer pequenos snacks que se tornarão mais práticos de comer, enquanto um olho está no prato e outro na televisão.

Grite pela seleção com o que a gastronomia portuguesa tem de melhor!