Publicidade:

Conheça o futurista coupé elétrico Peugeot e-Legend Concept

O Peugeot e-Legend Concept poderia ser retirado de um filme de ficção científica. Mas vem mesmo do atelier francês e é inspirado num modelo real.

Conheça o futurista coupé elétrico Peugeot e-Legend Concept
Um coupé inspirado no Peugeot 504 Coupé de 1969

I am e-Legend” poderia ser o título de um artigo acerca deste futurista coupé, o Peugeot e-Legend Concept, que bem poderia fazer parte de um filme de ficção científica, graças ao estilo de uma estrela do mundo automóvel. A construtora assume o Peugeot e-Legend Concept como um GT sem complexos e que oferece uma experiência imersiva, como é possível confirmar no site da marca.

Depois do icónico Jaguar E-Type elétrico do casamento real, os carros elétricos com base em clássicos conhecem aqui outra abordagem, desta vez visivelmente orientada para o futuro. A imagem da Peugeot em Portugal está profundamente associada a modelos de cariz utilitário, desde os modelos 104 e 205, por exemplo, até aos mais recentes 108 e 208. A marca do leão tem forte ligação a alguns desportivos, como o famoso Peugeot 205 GTI. Mesmo no que toca a veículos familiares, o construtor de Sochaux teve sucesso nos anos 1980 com, por exemplo, o Peugeot 504 e a famosa carrinha com sete lugares, a 504 Renforcé. O Peugeot 504 Coupé não teve tanto êxito mas foi reconhecido lá fora, não só no mercado francês, como em duras provas de competição africanas.

Peugeot e-Legend Concept: o futuro


O belo modelo de 1969 foi a inspiração para os designers franceses traçarem as linhas modernas e atraentes deste novo automóvel. O Peugeot e-Legend Concept destaca-se pelo desenho fluido e aerodinâmico, com o requinte e exclusividade que caracterizam os coupé. O estilo é sublinhado pelas rodas de grandes dimensões e a vertente tecnológica fica bem patente nos “espelhos”, que mais não serão que câmaras que projetam as imagens para informação do condutor. Os conjuntos óticos são “retirados” do Peugeot 504 Coupé, agora num estilo mais arrojado e repletos de tecnologia, e contribuem para a forte identificação com o carro clássico francês.

Apesar do capot comprido, o Peugeot e-Legend Concept não esconde nenhum motor convencional, pois trata-se de um carro 100% elétrico. Este coupé francês regressa agora ao futuro com bateria de 100 kwh, capaz de alimentar os motores elétricos que anunciam 463 cavalos e um enorme binário de 800 Nm. A marca revelou que a autonomia é de 600 km e, segundo imagens no site da Peugeot, o carregamento por indução poderia ser uma realidade a acompanhar o e-legend.

O novo Peugeot foi anunciado também como carro autónomo, o que indica que a marca francesa estará – e quem não está, terá que arranjar parceiros que estejam – na corrida aos carros do futuro que circularão em piloto automático. Como concept que ainda é, o Peugeot e-Legend tem um habitáculo futurista. No espaço 2+2, destaca-se a vertente tecnológica com as superfícies táteis em diversos locais, um tablier que se poderá transformar em fonte de informação e o design dos bancos que, apesar da imagem de concept, não deixam de ter aquele ar de bancos à francesa, confortáveis e inspirados nos Peugeot antigos.

O volante é outro elemento de estilo, que o e-Legend, a avaliar pelas imagens oficiais, poderá esconder quando circular em modo autónomo. Independentemente das soluções tecnológicas, só a imagem e o estilo arrebatador inspirado no belo 504 Coupé já são excelentes motivos para a Peugeot fazer saltar o e-Legend das telas dos designers para a realidade.

Veja também: