Publicidade:

O pingo no nariz do seu filho não pára? Saiba o que fazer

Ninguém escapa a este transtorno no tempo frio e de chuva, mas as crianças têm menos habilidade para lidar com o pingo no nariz. Como ajudá-las?

O pingo no nariz do seu filho não pára? Saiba o que fazer
O pingo no nariz perdura mais tempo nas crianças

Os mais novos estão sempre com pingo no nariz? O sintoma parece que nunca mais vai embora? Temos algumas dicas para si.

Fungam durante todo o dia e passam a noite com dificuldade em respirar com o nariz entupido. Quanto mais pequena é a criança, mais aborrecido se torna pela sua dificuldade em assoar e limpar as secreções acumuladas.

São muitos os vírus responsáveis pelas constipações. A exposição ao frio e à humidade são as condições que permitem os vírus desenvolver-se e desencadearem estas manifestações no organismo. O pingo no nariz, tosse e alguns espirros, poderão mais lenta ou rapidamente agravar-se em febre, tosse muito produtiva e secreções espessas e amareladas.

A qualidade de vida é negativamente afetada, a criança tem menos predisposição para correr e brincar, fazer desporto, o nariz está sempre sujo e entupido. É preciso fazer alguma coisa para acabar com o desconforto do seu filho.

Como resolver o problema do pingo no nariz dos mais novos?


pingo no nariz das crianças

Otite: tipos, sintomas e tratamentos >>

Algumas medidas simples mas de grande relevância para eliminar o pingo do nariz da criança:

  • Reforçar a cenoura, ervilha, arroz, aveia cozidos na alimentação diária. Podem estar incluídos na sopa ou como acompanhamentos de pratos cozidos. Estes alimentos cozidos têm propriedades óptimas para resolver o excesso de humidade e líquidos que se acumulam no tórax, secando as secreções.
  • Consumir mel e canela. Pode ser no chá, se a criança gostar, nas papas de aveia (aveia cozida em água ou bebida vegetal) ou nas tostas. O mel e a canela também são excelentes para dissolver o muco que se acumula nas vias respiratórias.
  • Aquecer os pés, especialmente a planta dos pés, a zona lombar (fundo das costas) e zona torácica das costas. Este aquecimento pode ser feito com botija de água quente (cuidado para não queimar) ou almofada terapêutica de alfazema e trigo que se aquece no micro-ondas. À noite, ao ir para a cama, até ajuda a criança aconchegar para adormecer e durante o dia, uma ou duas vezes.
  • Evitar o consumo de alimentos frios ou frescos como iogurtes, queijos, gelados, ou outros conservados no frigorífico.
  • Fazer com frequência higiene nasal com soro fisiológico ou água do mar, assoando o mais possível para limpar o máximo de mucosidade, principalmente antes de dormir.
  • Use os benefícios dos óleos essenciais que podem ser bastante valiosos como remédios naturais, desobstruindo o nariz. São também excelentes aliados no combate de gripe e constipações severas. O rei da aromaterapia no tratamento dos problemas respiratórios é o óleo essencial de eucalipto (usar em crianças com mais de 2 anos). Outros também importantes para eliminar o pingo no nariz são: óleo essencial de árvore de chá, tomilho e pinho. Para fazer as inalações pode colocar 10 a 15 gotas do óleo num litro de água quente.

Veja também:

Ana Luisa Santo Ana Luisa Santo

Enfermeira especializada em acupuntura e medicina tradicional chinesa. É uma apaixonada pela saúde natural e terapias alternativas, explorando ativamente formas seguras de cuidar a saúde e o bem-estar. Trabalhou no Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital Geral Santo António, Porto. Atualmente trabalha na consulta de acupuntura do Hospital da Lapa. Docente no Instituto Jean Piaget. Enfermeira voluntária na AMI.