Publicidade:

6 dicas para planear as férias com antecedência e poupar dinheiro

Planear as férias com antecedência é o segredo para conseguir o melhor destino ao melhor preço: quer ficar por Portugal ou voar para um país longínquo?

6 dicas para planear as férias com antecedência e poupar dinheiro
Planear significa poupar

Mesmo que o seu orçamento para viagens seja reduzido, se conseguir planear as férias com antecedência vai ser possível tirar uns dias para relaxar longe da confusão do dia a dia – e sem gastar muito dinheiro. Ainda que por pouco tempo, é obrigatório sair de casa para desligar das preocupações diárias e partir rumo ao seu destino preferido, dentro ou fora de portas.

Planear as férias com antecedência: 6 dicas essenciais


1. Faça contas

Fazer contas para poupar
Ao planear as férias, defina o orçamento que tem. Este deve ser o primeiro passo para saber com o que conta. Faça uma pesquisa e preveja tudo aquilo que pode ser um gasto – como o alojamento, a viagem, a alimentação e quaisquer atividades. Não se esqueça de definir um valor para imprevistos.

Se mensalmente regista as suas despesas, basta ir ver o que gastou no ano passado para conseguir prever, com mais certeza, aquilo que vai gastar nas próximas férias.

2. Marque um dia na agenda

A única forma de conseguir tirar uns dias de descanso sem gastar muito dinheiro, é planear as férias com antecedência. Se vive uma vida agitada, com muito pouco tempo livre, a nossa sugestão é que defina, anualmente, um dia para preparar as férias. Parece absurdo, mas experimente e faça desta uma tradição familiar, que junta miúdos e graúdos à volta deste objetivo familiar.

A vantagem de não adiar este planeamento é que a distância é boa conselheira. Se deixar tudo para a última hora, com a ansiedade de rapidamente encontrar um local para as suas férias, vai tomar decisões precipitadas e acaba por gastar mais. Além disso, é quase certo que não vai conseguir as melhores ofertas – porque já está tudo esgotado ou porque já tem pouca paciência para a procura.

3. Procure alternativas

Fazer campismo
Se o seu orçamento está curto, terá que procurar alternativas. Em vez de passar quinze dias de férias, tire apenas uma semana; se costuma ficar num hotel, procure uma opção mais em conta; se tem o hábito de ir para fora e viajar de avião, talvez esteja na hora de desfrutar dos destinos paradisíacos que Portugal tem para oferecer.

O alojamento é uma das componentes das férias com mais peso na conta final, por isso, arrisque e experimente soluções que à partida não escolheria ou ainda não conhece, como um apartamento através da plataforma airbnb, hostels ou os muitos e bons parques de campismo que há pelo país e pela Europa.

No limite, se tem um familiar ou amigo que tem uma casa de férias, e tem confiança suficiente para isso, peça-lhe a casa emprestada ou arrende-a por um preço mais em conta. Ou então, explore a possibilidade de troca de casa com outra família.

4. Vá em grupo

Sabemos que ir de férias com muita gente pode tornar-se complicado: as decisões têm que ser tomadas em conjunto, é preciso fazer algumas concessões, há sempre alguém que pode amuar, mas há vantagens. Para começar, se alugar uma moradia, por exemplo, cabe sempre mais alguém  (a dormir na sala, por exemplo) o que, feitas as contas, fica sempre mais conta.

Outra vantagem de viajar em grupo, é quando há crianças: se forem várias famílias juntas, é bem mais fácil conseguir tempo de qualidade para os adultos, já que os miúdos, todos juntos, entretêm-se melhor.

5. Não se esqueça de planear a alimentação

Planear a alimentação
Ao planear as férias com antecedência não se esqueça da alimentação. É certo que vai para descansar, mas será que o seu orçamento permite almoços e jantares fora todos os dias em todas as refeições? Pois, é provável que não. Por isto, planear as férias com tempo faz toda a diferença porque pode, por exemplo, preparar uma ementa simples, pesquisando receitas de pratos leves, fáceis e rápidos de preparar, não tendo que passar a vida na cozinha.
Além disso, consegue procurar os melhores preços e ir aproveitando as promoções, comprando com tempo o que vai precisar para as refeições de toda a família.

Ver receitas prontas em 10 minutos >>
Ver receitas saudáveis prontas em 30 minutos >>
Ver receitas para gastar pouco >>

6. Poupe também na viagem

Se encontrou bons preços de alojamento fora de Portugal, num airbnb, num campismo ou num hostel, comparou valores e, feitas as contas, fica-lhe mais barato passar um dias fora, deixamos-lhe algumas dicas quanto à viagem.
Já sabe que as companhias low cost têm preços imbatíveis, mas é fundamental que não deixe a compra para a última hora ou lá se vai a poupança. Os voos ao fim de semana são sempre mais caros, por isso, prefira viajar durante a semana e não perca as nossas dicas para conseguir voos baratos.

Atualmente, há muitas apps de viagem que o ajudam a encontrar os melhores preços e promoções de voos. Instale-as no seu telemóvel e fique atento. Em alguns casos, até vai poder fixar o valor que está disposto a pagar por uma viagem para um determinado destino e receber uma notificação assim que for encontrado um voo que preencha essas condições.

Veja também: