Publicidade:

Planear a ementa semanal: 7 sugestões com receitas

Planear a ementa semanal de forma económica e saudável pode ser uma atividade simples e até divertida. Conheça algumas dicas e receitas que podem ajudar.

Planear a ementa semanal: 7 sugestões com receitas
Como planear uma ementa semanal económica e saudável

A dica é clássica: quem sabe como planear a ementa semanal, além de poupar nas compras de supermercado, ainda ganha de bónus uma alimentação mais saudável. Muitas vezes, planear a ementa semanal pode parecer difícil, uma vez que conseguir reunir numa só compra as receitas e refeições de uma semana inteira pode criar alguns problemas logísticos.

Antes de mais é preciso lembrar: não existe fórmula perfeita para planear a ementa semanal. Cada pessoa deve fazer o que é viável dentro da sua realidade. Há quem prefira organizar as receitas numa pasta própria e há quem prefira decidir tudo de acordo com as promoções dos supermercados.

Como planear a ementa semanal


1. Procure novas receitas

planear a ementa semanal

O maior inimigo do planeamento de ementas semanais é o tédio. Se apostar sempre nas receitas que já conhece e gosta é capaz de começar a sentir-se entediado com os mesmos sabores e misturas. Dedique algum tempo a conhecer novas receitas e aumentar, assim, a lista de refeições possíveis.

2. Tenha as receitas à mão

Procure sempre deixar as receitas separadas numa pasta, caderno ou arquivo. Assim, é mais fácil realizar uma seleção e variar a ementa.

3. Use um calendário

cooking

Organize-se com um calendário, como o Google Calendar ou uma agenda tradicional. Seja semanal ou mensal, ter uma visão abrangente dos dias pode ajudar a planear e a evitar desperdícios de comida.

4. Faça noites temáticas

Noites temáticas ajudam a descontrair e são um incentivo para quem pretende testar novas receitas. Crie uma noite de receitas italianas, por exemplo, e teste uma lasanha de vegetais ou um macarrão com batata doce e queijo.

Para os mais preocupados com a saúde, porque não pensar numa noite light ou detox? Experimente receitas de quinoa com legumes e carne picada ou frango assado com batata doce.

4. Escolha um dia para ir às compras

planear a ementa semanal

Faça uma lista e guarde um dia da semana para ir às compras. Escolha um dia no qual possa ir com calma para comprar tudo o que possa precisar. É interessante manter um olho nas promoções e descontos, isto ajuda a economizar com sabedoria.

5. Cozinhe assim que possível

Quando fizer as compras, tente cozinhar tudo assim que possível. Se os alimentos ficarem de lado alguns dias, correm o risco de ir parar a jantares não planeados ou podem mesmo acabar por se estragar.

6. Tenha em mente o que fazer com o que sobra

marmita

Muitas vezes sobra comida, às vezes as doses são maiores do que o esperado, às vezes acabamos por comer fora. Tenha um plano para saber o que fazer com o que ainda está no frigorífico antes de planear a ementa semanal nova.

7. Reaproveite ingredientes

Fez um molho de tomate muito bom? É possível utilizá-lo em dois menus diferentes. Assou frango a mais? Pode juntá-lo a uns legumes assados no forno ou preparar uma marmita saudável para a semana.

Veja também: