Publicidade:

6 plantas para diminuir o stress e o fazer sentir-se bem

Se se sente nervoso e não consegue relaxar, experimente estas plantas para diminuir o stress e aumentar a sensação de tranquilidade.

6 plantas para diminuir o stress e o fazer sentir-se bem
Alecrim, alfazema e hortelã estão na lista

As plantas para diminuir o stress que lhe trazemos são muito fáceis de adquirir e de usar, de maneira a tirar o máximo partido de todas as suas propriedades e benefícios. São ervas conhecidas de todos nós mas que, por vezes, não sabemos usar da forma mais indicada, para que estas plantas consigam, efetivamente, aliviar as tensões do quotidiano e proporcionar momentos de puro relaxamento e tranquilidade.

6 plantas para diminuir o stress e quaisquer desconfortos


Alho

O alho é uma erva com um toque picante que tem sido muito estudada, por todos os seus usos que se estendem para lá da culinária. Além de operar um papel importante nas doenças cardiovasculares, cancro, graças ao seu poder antibacteriano e antioxidante, o alho é ainda um relaxante, ótimo para aliviar todas as tensões acumuladas. Para tal, esmague 3 dentes de alho e deixe-os de molho em 250 ml de água durante 6 horas. Tome 3 chávenas deste preparado diariamente e fique mais tranquilo.

 

Camomila

Certamente que, quando está mais nervoso, já alguém o aconselhou a beber um chá de camomila. Efetivamente, esta erva tem esta capacidade, associada a outras, presentes nas substâncias químicas ativas nas suas flores e folhas. Um chá desta planta é, ainda, ótimo para desconfortos estomacais, por exemplo provocados pelo stress. Coloque 20g de camomila num litro de água e beba 5 chávenas por dia deste chá.

 

Alfazema

Os óleos da alfazema, muito comuns em perfumes, sabonetes e sachês, ajudam no processo digestivo, reduzem a ansiedade e combatem a insónia. Além disso, estes óleos contêm ainda uma substância – o álcool perílico – que pode vir a ser usado no tratamento de alguns tipos de cancro.

 

Valeriana

A valeriana também já começa a ser conhecida pelas suas propriedades medicinais e pelos benefícios que pode trazer ao corpo humano. Ela atuando como um calmante natural contra a ansiedade, depressão, stress e insónia. Só precisa pôr a valeriana desidratada num saquinho de gaze e amarrá-lo sob a torneira enquanto a banheira enche. Depois, tome um bom banho e verá como a água quente, associada ao aroma libertado pela erva, lhe dará uma sensação única de relaxamento.

 

Conheça os efeitos do stress no nosso organismo >>

Hortelã

A hortelã é conhecida por ser uma das melhores ervas para tratar problemas digestivos e dor intestinal. Os seus óleos, nomeadamente o mentol e a mentona, relaxam os músculos lisos e são ainda um poderoso descongestionante. Além disso, o mentol possui ainda propriedades analgésicas, sendo ótimo para aliviar as dores e relaxar os músculos.

Saiba quais são os benefícios do chá de hortelã >>

 

Alecrim

Conhecida como erva da alegria, isto porque os óleos essenciais do alecrim favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. Também por esta razão, é muito usado como aromatizante de ambientes, pois tem um odor agradável e dispõe bem. Coloque duas gotas de óleo de alecrim num pano e inspire o aroma libertado. Pode ainda acrescentar duas gotas deste óleo à água do seu banho e tire partido de todos os seus benefícios.

 

No dia-a-dia acelerado em que todos nós vivemos, é (quase) impossível fugir à tensão acumulada e ao nervosismo, pelo que estas plantas para diminuir o stress vêm mesmo a calhar e podem, realmente, fazer a diferença no nosso quotidiano. Além disso, são opções naturais que evitam que tenha de recorrer a químicos para recuperar o seu equilíbrio interior. Portanto, faça-se acompanhar destas plantas para diminuir o stress e tenha dias mais calmos pela frente.

Veja também: