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Pneus novos à frente ou atrás? Saiba qual a melhor configuração

Saiba qual a resposta dos especialistas sobre a colocação de pneus novos à frente ou atrás e de que forma isso atua na condução do seu automóvel. Saiba mais.

Pneus novos à frente ou atrás? Saiba qual a melhor configuração
Qual a influência na condução, tendo pneus novos à frente ou atrás?

Saber se o mais seguro é colocar pneus novos à frente ou atrás é uma questão pertinente para os automobilistas. Entre mitos e opiniões pessoais, há uma explicação científica que se pronuncia sobre a relevância e o papel fundamental na utilização segura dos pneus num automóvel.

De uma forma lógica, os condutores identificam os pneus dianteiros como essenciais na condução. São eles os responsáveis por travar, acelerar ou virar, daí que se justifique também que sofram um maior desgaste do que os pneus traseiros. Mas serão estes motivos suficientes para optar por colocar pneus novos à frente e não atrás? Fique esclarecido sobre as questões de segurança de um automóvel, quando é feita a instalação de pneus novos à frente ou atrás e como estes influenciam o desempenho dinâmico no carro.

Será que se devem colocar pneus novos à frente ou atrás?


mudar pneu

Uma das dúvidas mais comuns entre os condutores automóveis reside na questão sobre se faz mais sentido colocar pneus novos à frente ou atrás. As incertezas começam quando se compara o diferente desgaste destas duas áreas.

É sabido que o desgaste dos pneus do eixo dianteiro não é uniforme com o desgaste do eixo traseiro e são ainda alguns os fatores que diferenciam este desgaste. Diante as variáveis sobre o desgaste dos pneus dianteiros, destacam-se a distribuição de peso do carro, a distribuição da força direcional, a da carga de travagem e, ainda, a força de tração das rodas.

Sendo todas estas forças aplicadas nos pneus dianteiros, é justificável e compreensível o seu maior desgaste, quando comparado com o desgaste dos pneus traseiros.

Percebendo estes fatores de desgaste do eixo dianteiro, fica no ar a dúvida quanto ao que se deve fazer no caso da substituição de pneus por novos. Será mais correto colocar pneus novos à frente ou atrás?

O que dizem os especialistas

Quer o seu carro seja de tração dianteira, quer seja de tração traseira, ou até às 4 rodas, o recomendado por uma vasta série de testes é sempre igual: recomenda-se que coloque pneus novos ou em melhor estado do que os que tenha no momento, no eixo traseiro.

Aqui não entra o fator de desgaste na equação, senão o eixo dianteiro somaria pontos e conquistava os pneus novos ou de menor uso.

Nestas considerações, o eixo traseiro, como sendo tendencialmente o primeiro a fugir em caso de despiste, requer mais segurança. Portanto, para uma condução mais segura, com pneus que oferecem melhor qualidade e inércia do carro, se se questiona se deve colocar pneus novos à frente ou atrás, a resposta é sempre: atrás.

Porém, para que possa comprovar por si mesmo, discriminamos o comportamento de novos pneus quando instalados na dianteira e na traseira.

Comportamento de pneus novos instalados

mudar pneu

Na dianteira

Ao serem instalados pneus novos ou usados com pouco uso na dianteira do carro, o comportamento do carro modifica-se, sendo invertido o seu equilíbrio natural. Desta forma, o condutor será apanhado de surpresa, por estar habituado a um carro com menor aderência na frente.

Em estradas escorregadias e, como é já habitual, a traseira continuará a ceder com maior facilidade, não havendo forma de o condutor controlar e, por isso, compensar a derrapagem. Ao seguir a tendência de usar os travões, o condutor só irá contribuir para amplificar o efeito de peão.

Todos estes pontos comprovam que instalar pneus novos à frente será um erro e um perigo para a condução.

Na traseira

Instalar pneus novos na traseira do carro, não alterará o comportamento do carro, já conhecido pelo seu condutor. Instalar pneus novos na traseira do carro, traduz-se sempre num comportamento similar ao normal, pois o equilíbrio de aderência será, também ele, semelhante.

Mesmo nas estradas mais escorregadias, a aderência do eixo traseiro estará sob controlo e o condutor poderá controlar e conduzir sem problemas, podendo desacelerar e girar o volante no sentido das curvas. Com pneus novos na dianteira, apenas um condutor muito experiente, conseguiria sair sem grandes mazelas.

Pneus novos à frente ou atrás?

Com tudo isto em mente, o recomendado por especialistas e por todos aqueles que melhor conhecem a indústria automóvel é que a instalação de pneus novos deva ser feita sempre nos pneus do eixo traseiro.

Tendo sempre em conta a opção que garante segurança, a colocação de pneus novos ou menos gastos deverá ser sempre atrás. A conclusão dos principais fabricantes de pneus, após o desenvolvimento de diversos testes, recaiu sobre as seguintes vantagens na colocação de pneus novos ou pouco gastos nos pneus traseiros:

  • Maior segurança nas travagens e na condução;
  • Melhor aderência nas curvas;
  • Maior aderência ao piso;
  • Melhor resposta do automóvel em piso molhado;
  • Maior controlo do veículo, mesmo nas situações mais inesperadas;
  • Maior estabilidade durante a circulação.

A informação importante a reter desta análise é que, embora os pneus do eixo dianteiro sofram maior desgaste, não devem ser substituídos em primeiro lugar, caso esteja a considerar mudar apenas 2 pneus de cada vez.

Note que são os pneus traseiros que vão ajudá-lo a controlar melhor a inércia do seu automóvel, mesmo nas situações mais inesperadas e nos pisos mais derrapantes. Desta forma, siga o conselho dos especialistas e opte pela instalação dos pneus no eixo traseiro.

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