Publicidade:

Pneus novos atrás ou à frente? Nós temos a resposta

Saiba se deve colocar pneus novos atrás ou à frente e porquê. A resposta vai ajudá-lo a manter-se seguro e a não colocar em risco a vida de outros.

Pneus novos atrás ou à frente? Nós temos a resposta
Não arrisque, garanta sempre a sua segurança em todas as viagens

É certo e sabido que o desgaste dos pneus não é uniforme. Factores como a distribuição de peso do automóvel, da força direcional, da força da distribuição da carga de travagem e da força de tração influenciam esse desgaste e, na altura da troca, há uma dúvida que persiste: pneus novos atrás ou à frente?

Pneus novos atrás ou à frente?

pneus-novos-atras-ou-a-frente

Os principais fatores de desgaste dos pneus acabam por, na maioria dos casos, contribuir para um maior desgaste dos pneus do eixo dianteiro.

Deverá, preferencialmente, trocar os quatro pneus de forma a garantir a máxima segurança. Ainda assim, se os pneus traseiros ainda estiverem em bom estado deverá colocá-los no eixo dianteiro e colocar os dois pneus novos atrás.

Muitos condutores perguntam-se: “se o desgaste é superior no eixo dianteiro e opto por comprar apenas dois pneus, porque razão não devemos colocar os pneus novos à frente?”

A resposta é simples: por uma questão de segurança. Se colocar os pneus novos à frente e continuar com os antigos no eixo traseiro, o mais provável é acontecer uma sobreviragem (perda de tração dos pneus traseiros que começam a “surfar” em piso molhado, perdendo a aderência ao piso e a estabilidade).

Pneus novos atrás ou à frente: sempre no eixo traseiro

A segurança vem primeiro e, por isso, pneus novos sempre atrás. Os principais fabricantes de pneus desenvolveram diversos testes e chegaram a várias conclusões.

Estas são as vantagens em colocar os pneus novos atrás:

  • Mais aderência ao piso;
  • Melhor resposta do automóvel em piso molhado;
  • Mais segurança nas travagens;
  • Maior controlo do veículo em situações inesperadas;
  • Maior estabilidade durante a circulação.

A manutenção do carro é importante mas não se pode mudar tudo de uma vez devido a questões financeiras. E agora, pneus novos atrás ou à frente? A resposta pode parecer difícil, mas os especialistas concordam e dizem que devem sempre ser colocados atrás.

Não há exceções, pneus novos são sempre atrás!

Mesmo que tenha tração dianteira no seu carro, não se pergunte se deve pôr pneus novos atrás ou à frente, são sempre atrás.  Não há exceções, a segurança vem primeiro.

Como referimos, se os pneus da frente perderem tração, vai enfrentar a tal subviragem, algo muito mais fácil de controlar que a sobreviragem. Neste caso, o condutor atento já será capaz de ter mão no carro sem o perder totalmente, impedindo assim um acidente.

No entanto, depois de colocar os pneus novos atrás, deve colocar os pneus menos gastos que tem à frente, e deve-se ver livre dos dois pneus mais gastos que foram substituídos. Assim acaba por poupar, pois mantém a sua segurança sem ter que colocar quatro pneus novos.

Não vale a pena pensar se põe pneus novos à frente ou atrás, mas vale a pena pensar em quando deve pôr pneus novos. Geralmente, deve fazê-lo sempre que sentir que seja necessário, no mínimo de seis em seis anos.

Veja também: