Publicidade:

Polir e envernizar piso em madeira em 4 passos

Se aí em casa a maior parte do chão é em madeira, não pode perder este guia de como polir e envernizar piso em madeira. Dicas especiais para si.

Polir e envernizar piso em madeira em 4 passos
Faça um trabalho digno de profissional

Quem não gosta de entrar em casa, olhar para o chão e ver que está tudo limpo e a brilhar? Saiba que isso é possível e é mais fácil do que imagina! Para saber como polir e envernizar piso em madeira em poucos passos atente às dicas. Afinal, este trabalho nem sempre precisa de ser feito por um profissional.

Reúna o material necessário, reserve um ou dois dias para o efeito e mãos à obra! No final do processo vai perceber que com as ferramentas e os produtos adequados e com um pouco de dedicação e paciência, obtém um resultado impecável.

Como polir e envernizar piso em madeira: materiais e dicas


Antes de começar a tarefa propriamente dita, é importante salientar que polir e envernizar piso em madeira levanta muito pó e lasquinhas de madeira, pelo que o ideal será desocupar a casa durante esses dias. Aproveite a hospitalidade de família ou amigos, ou faça disso uma desculpa para aqueles dias de descanso num hotel que há tanto planeia.

A adicionar ao tempo da raspagem deve de ter em conta também o tempo de secagem do verniz – evite mesmo que pisem o chão com o verniz ainda fresco – caso contrário, o processo de como polir e envernizar piso em madeira pode ficar comprometido.

polir e envernizar piso em madeira

Material necessário

Para polir e envernizar um piso em madeira vai precisar do seguinte material:

  1. máquina para polir o piso;
  2. polidora para as esquinas;
  3. raspador de pintura;
  4. lixas de grão 80, 100, 150 e 400;
  5. conjunto de goivas;
  6. verniz de poliuretano;
  7. espátula plástica;
  8. pincéis de verniz;
  9. aspirador.

Polir e envernizar piso em madeira: 4 passos


1. Prepare o espaço

Antes de começar a polir e envernizar piso em madeira precisa preparar todo o terreno. Retire todos os móveis, acessórios e itens de decoração do espaço – a sujeira vai ser muita! Se conseguir ‘desabitar a casa’, faça este processo para todo o espaço onde atuar; caso tenha de lá ficar, desimpeça divisória a divisória e faça o processo aos poucos.

E tome atenção a todas as ranhuras – este pó é bem teimoso e aborrecido, e entranha-se em todo o lado. Se possível, aplique adesivo nas janelas e portas e outras ranhuras presentes na divisão da casa em questão.

2. Comece a polir

Depois de preparada toda a área, pode então começar a polir. Arranje uma bancada de trabalho para ter todas as ferramentas e acessórios organizados e à vista e comece a polir com a máquina para polir o piso.

A primeira lixa a utilizar deve ser a de grão ‘80’. Faça uma passagem geral e passe a usar a de grão ‘100’ e, finalmente, uma lixa de grão 150. Em todas as utilizações faça uma passagem por toda a área e não se esqueça das esquinas e cantos – daí a importância de uma polidora para esquinas e cantos – assim o trabalho fica mais perfeito.

Ao fazer este trabalho deve utilizar uma máscara para não inalar tanta poeira e uma viseira para proteger os olhos. Se for sensível a barulhos mais intensos, pode também utilizar protetor de ouvidos.

3. Limpe tudo ao pormenor

Depois de polir e envernizar piso em madeira e antes de avançar para a seguinte fase, segue-se um passo que é absolutamente crucial: a limpeza! Afinal, não se pode esquecer que o passo seguinte consiste na aplicação de verniz, material ao qual se ‘cola’ tudo, literalmente tudo!

O espaço deve por isso ser bem aspirado para remover quaisquer vestígios de pó antes de passar à fase seguinte. Aspire mais do que uma vez e com intervalos de tempo. Só assim garante que todo o pó ‘assentou’ e vai ser eliminado na totalidade.

Boas razões para investir numa casa de madeira >>

4. Aplique o verniz

Finalmente, segue-se a etapa de envernizar o piso em madeira. Não é demais reforçar que deve garantir que eliminou todo o pó e que tem luvas de trabalho, máscara que tape a boca e o nariz e que o espaço está devidamente arejado.

Comece então por aplicar uma primeira mão de verniz – tente fazê-lo da forma o mais uniforme possível – e pode aplicar com rolo ou com trincha. Deixe secar durante 24 horas.

Depois de seco, volte a polir o piso, agora com uma lixa de grão 400. Segue-se nova fase em que tem de aspirar tudo muito bem. Garantindo que não sobram pós, dilua o verniz em 10% de aguarrás mineral e aplique mais uma camada.

Volte a deixar secar um dia completo e remova quaisquer excessos com a lixa de grão 400 – esta fase não é para fazer em todo o piso, apenas onde notar que há imperfeições e saliências a eliminar.

Renda-se à decoração rústica >>

Depois de aspirado, deve esperar três dias até colocar novamente os móveis no espaço e de ‘liberar’ a circulação de pessoas.

Agora que já sabe tudo o que deve e não deve fazer para polir e envernizar piso em madeira, não tem desculpas para tentar esconder o chão de sua casa com tapetes e mais tapetes.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação