Publicidade:

7 motivos para nunca mais usar palhinha de plástico

Sim, está aberta a guerra a estes objetos aparentemente inofensivos. Descubra porque não deve usar palhinha de plástico e desvende os seus vários os pontos negativos.

7 motivos para nunca mais usar palhinha de plástico
Surpreenda-se com as respostas

São tão coloridas, bonitas e práticas… Mas, então, porque não deve usar palhinha de plástico? Se, à primeira vista, não vê qualquer impedimentos ou problema em usar amplamente este pedacinho de plástico, vai ficar surpreso com a informação que temos para si.

7 motivos mais do que suficientes para não usar palhinha de plástico


São milhares as campanhas que decorrem para impedir a sua utilização e a verdade é que este é um problema muito grave. Se ainda não sabe porque é que não deve usar palhinha de plástico, nós explicamos: o que acontece é que este objeto, aparentemente útil e prático, está a contribuir para aumentar (e muito) a poluição do planeta. Aqui ficam 7 motivos que explicam porque é que não deve usar palhinha de plástico.

palhinha de plasticoFonte: Pexels/kaboompics

  1. Só nos Estados Unidos, são mais de 500 milhões de palhinhas que são usadas diariamente. E uma grande parte não é colocada nos contentores da reciclagem. Está a imaginar os danos que isto faz ao nosso planeta, certo?
  2. Cerca de 80% dos detritos encontrados no mar têm origem na terra. E desta percentagem, 80 a 90% do lixo marinho é feito a partir de plástico – não só, mas também devido a estas palhinhas, presentes em tudo, desde os pequenos pacotes de leite e sumo, às caipirinhas e cocktails nos bares e restaurantes.
  3. Qualquer plástico que caia no mar acaba por se fragmentar em pedaços mais pequenos – os chamados nanoplásticos, grandes concentradores de poluentes na água e muito nocivos para os que nele habitam.
  4. Porque é que não deve usar palhinha de plástico? Porque ela destrói e devasta a fauna e flora. Certamente que se lembra da tartaruga que ficou gravemente ferida com uma palhinha de 10cm espetada no focinho, ou então do pinguim que ficou com o seu estômago perfurado…
  5. O número é assustador: cerca de 40% de baleias, golfinhos e tartarugas marinhas ingerem o nosso lixo..e. E, infelizmente, há toneladas dele que vai parar às águas – sobretudo o plástico.
  6. Além disso, ao serem ingeridas pelos peixes, como muitas vezes acontece, as palhinhas “entram na sua e na nossa cadeia alimentar também”! Se comer peixe, já pensou que pode estar a ingerir também nanopartículas de plástico, possíveis responsáveis por muitas doenças?
  7. Para terminar a lista que explica porque é que não deve usar palhinha de plástico, fica um argumento para grande reflexão: uma só palhinha de plástico é capaz de poluir praias durante cerca de 200 anos. Significa isto que o legado que estamos a deixar para os nossos descendentes não é o melhor nem o mais animador.

Quer ainda um motivo extra, que está mais relacionado à sua flora intestinal? Beber líquidos, com ou sem gás, a partir de palhinhas provoca a desagradável flatulência.

Vamos tratar melhor o nosso ecossistema e usar material reutilizável? Ou, no limite, colocar os materiais no seu local devido de reciclagem. Todos juntos por um mundo melhor.

Veja também: