Publicidade:

Afinal, porque é que os cães abanam a cauda?

É através dos sons e da linguagem corporal que os cães se expressam. Por isso, é importante que entenda por que motivo os cães abanam a cauda.

Afinal, porque é que os cães abanam a cauda?
Este comportamento tem muito que se lhe diga

Ladrar, ganir e rosnar são algumas das formas que os cães utilizam para se expressarem. Mas nem só de sons se faz a sua comunicação: muitas posições e movimentos fazem também parte da sua linguagem. Então, afinal, por que motivo os cães abanam a cauda? O que é que isso significa?

Está na altura de saber as respostas a estas perguntas para perceber melhor o que se passa com o seu companheiro canino a todos os momentos.

Descubra as razões pelas quais os cães abanam a cauda


caes abanam causa

Esta pode parecer-lhe uma questão muito básica, até porque de certeza já ouviu dizer que o abanar da cauda do cão é sinónimo de felicidade. Contudo – surpreenda-se! – este comportamento é ligeiramente mais complexo do que se pensa.

De facto, por exemplo, existe até um estudo italiano que veio concluir que os cães reagem de forma diferente conforme veem outro canino a movimentar a cauda mais para a direita ou mais para a esquerda. Isto porque a direção em que a cauda é abanada pode variar de acordo com aquilo que o cão quer expressar.

Segundo os cientistas, os cães abanam a cauda mais para a direita quando sentem emoções positivas e mais para a esquerda quando sentem emoções negativas.

Assim, pode dizer-se que o cão abana a cauda quando sente excitação e agitação. Porém, esses sentimentos podem estar associados a um convite para brincar ou, por outro lado, um aviso para que exista um afastamento.

No fundo, para compreender o comportamento é preciso analisar a linguagem corporal do seu amigo de 4 patas como um todo em vez de se focar apenas no movimento da cauda – desde a posição das orelhas aos sons emitidos.

Neste sentido, é importante listar algumas situações em que os cães abanam a cauda para que esteja atento e compreenda o que pode significar o movimento:

  • Quando a cauda está alta costuma ser indicativo de que o cão está feliz;
  • Quando a cauda está ao nível do corpo, como se de uma seta se tratasse, o canino está atento e interessado;
  • Quando a cauda está mais baixa pode indicar que o cão está receoso ou que algo de errado se passa;
  • Se a cauda estiver rígida, é provável que o cão esteja a sentir-se ameaçado.

Importa também referir que a cauda desempenha um papel importante na comunicação entre cães, uma vez que o seu abanar espalha o odor natural do animal. Em suma, a cauda, para além de uma extensão do corpo canino, é também um meio de comunicação com humanos e outros animais.

Veja também: