Conheça 7 razões que explicam porque os cães uivam

O uivar de um cão pode ser causado por diferentes razões, umas mais positivas, outras nem tanto. Vamos conhecer 7 razões que explicam porque os cães uivam.

“sponsored by fidelidade”
Conheça 7 razões que explicam porque os cães uivam
Em caso de dúvida leve o seu cão ao veterinário para ser avaliado

O seu cão uiva e isso deixa-o curioso? Não percebe qual o motivo que leva o seu cão a uivar mais em determinadas situações? Neste artigo vamos clarificar porque os cães uivam, além de esta ser obviamente uma forma perfeitamente natural de comunicação.

De facto, o uivo é uma de muitas formas de comunicação vocal usadas pelos cães. Os cães uivam para atrair atenção, para estabelecer contacto com outros animais e outras pessoas, para anunciar a sua presença ou como resposta a sons agudos, como sirenes de veículos de emergência ou instrumentos musicais. No entanto, há situações em que o uivar é excessivo e, nesses casos, importa ainda mais compreender porque os cães uivam e saber como atuar.

Será que compreendemos os nossos companheiros de 4 patas?


Partilhamos a nossa vida com os nossos cães mas será que reconhecemos a forma como comunicam? Será que compreendemos todas as suas posturas, vocalizações e latidos? De facto, os cães costumam dar sinais, mesmo que subtis, de que algo os incomoda ou de que algo não está bem. Infelizmente, muitas vezes, somos incapazes de detetar esses sinais.

Os cães utilizam sinais de várias ordens para comunicar connosco (olfativos; auditivos; visuais) e conseguem dizer-nos, de diferentes formas, que querem brincar, que estão contentes, que se sentem com medo ou ansiosos. Com a convivência, vamos aprendendo a reconhecer aquilo que o nosso companheiro de 4 patas nos quer dizer quando rosna, geme, uiva ou ladra.

Quanto melhor entendermos os nossos animais, mais fácil é agirmos em conformidade com aquilo que estão a sentir, evitando problemas e criando animais mais felizes. Vamos então começar por perceber porque os cães uivam.

Será que compreendemos os nossos companheiros de 4 patas?

7 razões porque os cães uivam


Há várias razões que explicam porque os cães uivam. Vamos conhecer algumas delas:

1. Os cães uivam porque se sentem sós

Uivar pode ser uma forma de localizar alguém, de chegar a alguém, de ter companhia. Os cães, tal como nós, também sentem e sofrem com a solidão, sendo natural que quando se sentem sozinhos ou abandonados procurem atrair companhia. Torna-se até engraçado pensar que quando um cão uiva e todos os cães da vizinhança se juntam ao uivo provavelmente é uma forma de dizerem que não estão sozinhos.

2. Os cães uivam como forma de comunicar à distância

Quando não conseguem ter contacto visual com o exterior, os cães recorrem ao uivo como forma de comunicar à distância.

3. Uivar pode ser uma forma de aliviar a energia acumulada

Outra das teorias sobre porque os cães uivam defende que o uivar pode servir como forma de quebrar a monotonia e o tédio. É uma forma de libertar a energia acumulada, daí que seja comum uivarem quando estão presos ou quando passam dias inteiros sem qualquer atividade ou interação.

4. Uivar também pode ser uma forma de expressar alegria e excitação

Os cães tendem a associar determinados sons a momentos de excitação e por isso uivam com determinada música. Outros cães uivam como forma de expressar contentamento sempre que os seus donos chegam a casa.

5. Os cães também uivam para alertar para a presença de estranhos

Uivar pode servir para alertar os humanos ou até outros cães da presença de estranhos. Mais uma vez, esta situação acontece quando não conseguem ter contacto visual mas através dos outros sentidos pressentem a chegada de alguém estranho a determinado território.

6. Uivar como indicador de mal-estar ou doença

Os motivos para uivar nem sempre são positivos. Apesar de mais raro, também há cães que uivam quando sentem dor, desconforto ou quando a sua nutrição não é a mais adequada.

7. Pode indicar a presença de alguma cadela no cio

A presença de alguma cadela no cio nas proximidades pode também justificar o maior uivar no cão, que se sente impaciente.

7 razões porque os cães uivam

Em suma


Apesar de uivar ser um ato perfeitamente natural é importante saber porque os cães uivam e aprender a reconhecer se o uivo expressa apreensão, contentamento ou se é indicador de algum mal-estar físico. Apesar de uivar ser natural, não deve ser permitido uivar sem restrições.

Se o seu cão uiva de forma demasiado frequente e constante avalie se está bem alimentado e hidratado, se não sente dores, se é exercitado habitualmente, se consegue ficar relaxado e sereno quando fica sozinho. Se todas estas condições estiverem satisfeitas e o seu cão continua a uivar toda a noite, deve procurar a ajuda do veterinário.

Veja também: