Descubra porque os gatos dormem tanto

Que os gatos passam a vida a dormir não é novidade para ninguém, mas sabe porque os gatos dormem tanto? Surpreenda-se e fique a saber!

“sponsored by fidelidade”
Descubra porque os gatos dormem tanto
Mantenha o seu gato feliz!

É verdade, os gatos passam mais de dois terços da sua vida a dormir e, portanto, é importante que disponham de locais calmos para desfrutar das suas longas sestas. Sabe porque os gatos dormem tanto? Vamos descobrir!

O sono do gato


Os gatos tendem a ser bastante ativos no período noturno, sobretudo nos períodos em que o sol se põe e se levanta, descansando durante o dia. Gradualmente, estes pequenos felinos vão-se adaptando ao horário dos donos, tornando-se mais ativos durante o dia, sobretudo se forem estimulados para tal.

Os gatos adotam diferentes posições na hora de dormir, algumas bastante estranhas, outras nem tanto. Quando o sono é profundo os gatos tendem a estar enrolados, de olhos bem fechados, muitas vezes, com a cauda a tapar a cara. Quando está mais frio tendem a estar ainda mais enrolados sobre si, ao contrário daquilo que fazem quando o calor aperta, altura em que tendem a dormir mais esticados.

Durante os períodos de sono leve, os gatos acomodam-se em posições que lhes permita passar à ação em poucos segundos. Frequentemente estão com um olho meio aberto, orelhas eretas e com a cauda a abanar.

É certo que os gatos dormem bastante mas se nota que o seu companheiro felino está a dormir bem mais que o habitual deve aconselhar-se com o veterinário.

Os gatos adotam diferentes posições na hora de dormir

Afinal, quantas horas dorme um gato?

Os gatos são verdadeiros especialistas na arte de dormir. Dormem entre 16 e 20 horas por dia, embora muitas vezes se encontrem apenas a dormitar ou a desfrutar se uma sesta ligeira. Nem todas as horas de sono do gato são passadas em sono profundo (apenas 30% do sono é profundo). Mais ainda, o número de horas que cada gato dorme varia de acordo com a idade e a personalidade do felino.

6 razões que explicam porque os gatos dormem tanto


Se adora gatos e se estes são a sua companhia de eleição, certamente já se questionou porque os gatos dormem tanto. Não se admire se encontrar mais donos de gatos com a mesma dúvida, afinal de contas os gatos pertencem ao grupo de mamíferos que dormem durante mais tempo.

A dúvida sobre porque os gatos dormem tanto levou a que vários estudos fossem feitos, daí que algumas hipóteses explicativas tenham sido já encontradas. No entanto, não existe ainda uma resposta única e absoluta a esta questão que tanta curiosidade suscita. Assim sendo, algumas das razões que podem explicar porque os gatos dormem tanto são as seguintes:

1. São verdadeiros caçadores

Os gatos selvagens são verdadeiros caçadores noturnos e estão anatómica e fisiologicamente concebidos para caçar. De modo a armazenar energia para o período noturno passam grande parte do dia a dormir e a descansar. Os gatos domésticos podem ainda ser geneticamente influenciados por esta veia caçadora, daí que mantenham o hábito de dormir durante grande parte do dia.

2. Não dormem de forma profunda

Apesar de dormirem muitas horas por dia, parece que grande parte do sono dos gatos não é um sono profundo. Prova disso é que apesar de o seu gato estar de olhos fechados a descansar, se chamar por ele para alguma brincadeira, não hesitará em levantar-se.

3. Porque se sentem entediados

Muitas vezes, os gatos dormem porque não encontram mais nenhuma atividade interessante para fazer. Aos gatos domésticos, muitas vezes, sobra-lhes muito pouco para fazer além de dormir, espreguiçar, comer, brincar e passear pela casa.

4. Forma de relaxamento

Dormir e descansar é uma excelente forma dos felinos aliviarem o stress, relaxarem e aumentarem a sua sensação de bem-estar.

5. Idade

Gatos recém-nascidos e gatos idosos têm maior necessidade de dormir e descansar.

6. Clima

Quanto mais frio e chuvoso está o tempo, mais horas os gatos tendem a dormir.

Há razões que explicam porque os gatos dormem tanto

Em suma


São várias as hipóteses que explicam porque os gatos dormem tanto mas, ao contrário de nós humanos, durante a maior parte do tempo os gatos não estão a dormir de forma profunda. Mas não há como negar, os gatos dormem muito e precisam do sono para regenerar, recuperar energia e aumentar o seu bem-estar. E sim, os gatos também sonham e ressonam.

Veja também: