Porque os gatos ronronam? Descubra os motivos

Vai ficar surpreendido mas o ronronar não significa apenas que o animal está feliz. Fique agora a saber porque os gatos ronronam.

“sponsored by fidelidade”
Porque os gatos ronronam? Descubra os motivos
Conheça melhor esta forma de comunicar dos felinos

Receber festas, brincar com o seu brinquedo preferido, ser alimentado, enrolar-se no colo do dono – muitas são as coisas que despoletam reações de felicidade num gato. E, se por vezes, o animal se fica pelo típico miado, noutras ocasiões temos o prazer de ouvir o tão famoso e amoroso ronronar de um felino. E é bastante provável que ao longo da sua vida sempre tenha ouvido dizer que era precisamente esse o motivo que leva um gato a ronronar: a felicidade. Pois bem, a verdade é que este som tem outras razões na sua origem, pelo que talvez seja uma boa altura para ficar a saber porque os gatos ronronam.

Para além de independentes, os gatos são também animais fascinantes e sobre o quais queremos saber sempre mais. Um dos aspetos que parece suscitar maior curiosidade é precisamente o mecanismo por trás do ronronar – som que é tido por muitos como sinal de satisfação mas também, espante-se, de auto cura. De qualquer forma, é importante saber interpretar o comportamento do seu companheiro felino pelo que é crucial compreender todos os motivos que o levam a emitir este som.

Porque os gatos ronronam: todas as razões


O ronronar de um gato deixa toda a gente feliz, especialmente, porque é um som associado ao contentamento do animal. Contudo, e talvez o surpreenda, há muito mais para saber sobre este modo de expressão dos felinos, já que as razões do seu surgimento vão para além da felicidade do animal. Curiosamente, o gato não é o único felino que ronrona, juntando-se a animais como os leões, as chitas e as panteras.

Segundo algumas investigações, gatos domésticos recorrem ao ronronar como forma de comunicação com os seus donos mas também como processo terapêutico, já que alivia dores e melhora a respiração.

No entanto, este som não é benéfico apenas para o felino: muitos defendem que o ronronar traz também vantagens para os humanos, uma vez que controla o stress e estimula a redução da pressão arterial. Isto significa que ter um gato pode até reduzir as probabilidades de ter um ataque cardíaco.

Curiosamente, o ronronar do animal nem sempre é igual, podendo notar-se algumas diferenças no som ouvido. Importa então clarificar:

  • Um ronronar irregular, à partida, é sinónimo de prazer;
  • Um ronronar mais audível e regular significa um pedido: pode ser apenas água ou comida mas pode também ser um pedido de ajuda porque algo não está bem;
  • Um ronronar pausado, num tom mais normal e regular significa que o gato está incomodado com uma situação e que a prefere evitar – por exemplo, ser tocado.

Pense deste modo: as pessoas sorriem quando estão felizes mas, por vezes, também quando estão nervosas, certo? Bom, o mesmo se aplica ao ronronar do gato – pode ser ouvido em inúmeras ocasiões. A origem física do som, no entanto, continua sem ter uma explicação clara: uma teoria diz que os músculos da laringe são os responsáveis pelo ronronar e, por outro lado, há quem defenda que o som se forma na veia cava posterior.

Felicidade

felicidade é um dos motivos por que os gatos ronronam

É seguro dizer que todos os donos de gatos conhecem este cenário: olhos fechados, pescoço ligeiramente esticado e o ronronar do felino. Trata-se de uma espécie de zumbido muito comum quando o animal está no colo do dono ou a ser acariciado – o que parece indicar que está satisfeito e feliz. Isto significa que é bastante seguro admitir que o contentamento é um dos motivos porque os gatos ronronam.

Comunicação

Se pensa que os gatos só ronronam para os donos está enganado. Este é um dos meios através dos quais as mães comunicam com os seus gatinhos, especialmente quando são recém-nascidos e não conseguem ainda ver ou movimentar-se muito bem. Dias mais tarde, os gatos bebés começam também eles a utilizar o ronronar como forma de localização.

Relaxamento

relaxamento é um dos motivos por que os gatos ronronam

Associado aos cuidados maternos, o ronronar pode também ser utilizado pelos felinos como forma de se acalmarem e relaxarem. Este som – entre os 25Hz e os 150Hz – funciona como o respirar fundo dos humanos, ajudando o animal a ficar mais tranquilo e acalmar a respiração. Está também comprovado que a calma provocada pelo ronronar se estende às pessoas em contacto com o animal.

Cura

Pode parecer-lhe estranho mas o ronronar dos gatos tem benefícios curativos para o animal, já que as vibrações provocadas pelo som podem ajudar a aumentar a densidade óssea, fortalecer o corpo ou até regenerar tecidos.

Por outro lado, esta forma de comunicação tem também o poder de libertar endorfinas, o que ajuda a relaxar o corpo do gato e a aliviar algumas dores. Não é, aliás, por acaso que tantas vezes as gatas ronronam aquando do parto – é a sua forma de anestesiar ligeiramente a dor e o desconforto do momento.

Fome

fome é um dos motivos por que os gatos ronronam

Ladrar e ganir são as formas utilizadas pelos cães para pedir comida, certo? Bom, surpreendentemente, os gatos recorrem não só ao miado mas também ao ronronar. De facto, os felinos costumam até utilizar estes dois sons em simultâneo quando o assunto é comida, pelo que se torna mais fácil compreender o pedido do seu fiel amigo.

Veja também: