Publicidade:

Portáteis usados: porquê e onde comprar

Conheça as vantagens que a compra de um portátil em segunda mão lhe pode oferecer. Só precisa de saber onde comprar portáteis usados e que cuidados deve ter.

Portáteis usados: porquê e onde comprar
Consegue poupar entre 50% a 80% do valor da compra de um novo

Comprar portáteis usados é uma tendência que veio para ficar. O objetivo é conseguir um equipamento tão bom como um novo, mas por muito menos dinheiro. Será possível conseguir este equilíbrio perfeito? É possível e nós explicamos-lhe como consegui-lo.

3 boas razões para comprar portáteis usados


computador

1. Poupa dinheiro

Ao comprar um portátil usado, consegue poupar entre 50% a 80% do valor que gastaria a comprar um equipamento novo com capacidades idênticas.

Um utilizador médio mantém o seu equipamento entre 3 a 4 anos, mas existem muitos que mudam sempre que a versão mais recente da marca chega ao mercado. Estes “consumidores compulsivos” deixam para trás muitos portáteis ainda na plenitude das suas funções, que acabam por ir parar às lojas de reconversão de equipamentos eletrónicos, ou aos anúncios do eBay e do OLX.

Ao optar por estes computadores, não estamos a deixar escapar todas as vantagens tecnológicas que os novos modelos trazem? Se reparar com atenção, vai descobrir que os novos modelos costumam trazer muito mais novidades de design do que inovações tecnológicas que garantam grandes benefícios funcionais. Essas inovações só se tornam mais evidentes entre modelos com 3 a 5 anos de diferença entre si.

O mesmo acontece com os sistemas operativos. Desde que se façam as atualizações de segurança, as versões do Windows ou do OS X podem manter uma excelente funcionalidade por longos anos.

Assim, pode, sem prejuízo para a sua utilização, apontar a sua compra sempre para o modelo anterior ao mais recente, o que só por si garante um bom desconto, mas se apontar para esse modelo com alguns meses de utilização, vai ver como o negócio fica muito mais atrativo.

Lembre-se que, para escolher, deve avaliar sempre se para as suas necessidades de utilização faz mesmo diferença usar um topo de gama caro ou um gama média eficiente e barato.

2. Poupa o ambiente

A sua pegada ecológica tira-lhe o sono? Então, a compra de um portátil usado é mesmo a solução. O consumo de equipamentos electrónicos é o que mais desperdício gera no mundo moderno. Senão, repare.

Todos os equipamentos possuem na sua estrutura componentes de plástico que demoram centenas de anos a desaparecer no ambiente, a sua produção ainda depende em grande escala da utilização de combustíveis fósseis, os mais poluentes da atividade industrial, e muitos dos componentes químicos presentes nos computadores libertam substâncias tóxicas durante a sua decomposição.

Como se não bastasse, para produzir equipamentos eletrónicos temos de recorrer à mineração de materiais raros na natureza, destruindo muitos habitats naturais e colocando várias espécies de animais em vias de extinção.

Portanto, se está preocupado com as alterações climáticas, a melhor alternativa é reduzir o seu consumo e aumentar a sua reciclagem de equipamentos eletrónicos. Para reduzir o consumo, olhe primeiro para o seu portátil e veja se vale a pena investir nele para lhe dar uma vida nova. Se já não valer a pena, “adote” e recicle um bom usado, prolongando-lhe a vida por mais tempo. O planeta agradece.

3. Poupa a sua vida

Sente-se pressionado a comprar os últimos avanços tecnológicos? Acha sempre que pode ter um equipamento mais funcional e melhor? Este é o ciclo de consumo criado pelo marketing das grandes marcas como a Apple e a Microsoft.

Ao entrar nesse ciclo, duas coisas acontecem na sua vida. A primeira é aumentar o lucro destas grandes empresas sem ganhar grande inovação tecnológica em troca. A segundo é ficar sem orçamento para investir noutras coisas que podem verdadeiramente trazer algum beneficio à sua vida.

Ao libertar-se deste ciclo de consumo, ganha margem orçamental para investimentos diversos que podem aumentar o seu rendimento, pode gastar mais em cultura e lazer para enriquecer o seu dia a dia, pode investir mais na sua saúde praticando um desporto ou fazendo algum tipo de tratamento. As opções são imensas e comprar um portátil usado de confiança vai fazer isso por si.

Portáteis usados ou recondicionados: qual escolher?


portateis usados

Os portáteis usados são mesmo portáteis usados, quer dizer que mais alguém os utilizou. A compra de um portátil usado exige mais cuidado, porque é necessário perceber se o uso danificou o equipamento.

Na maioria das vezes, pode apenas ter alguns arranhões, mas convém testar ou pedir para algum amigo que perceba de computadores para fazer uma verificação.

Um portátil recondicionado garante que essa verificação já foi feita e costuma trazer um selo de garantia de um ano. Os equipamentos recondicionados podem ter varias origens:

  • Usados que foram enviados para reparação e os donos não os quiseram – são recuperados para ser de novo vendidos pela própria marca;
  • Usados que vêm de empresas que estão a atualizar todo os seus equipamentos e que entregam os antigos;
  • Equipamentos que apenas foram abertos e devolvidos por alguma razão, sem ser avaria – são os semi-novos;
  • Equipamentos que estiveram expostos, mas que foram preparados para funcionar a 100%.

Onde comprar portáteis usados


Escolha marcas ou lojas conhecidas

Nas lojas oficiais, os técnicos costuma ser autorizados e certificados pelas próprias marcas, garantindo que o recondicionamento dos aparelhos usados foi bem feito. Costumam ter garantia de um ano e asseguram um futuro acompanhamento.

Quase todas as lojas de eletrónica no mercado nacional têm um departamento dedicado à venda de equipamentos semi-novos/usados/recondicionados, como a Worten, a Rádio Popular e a Staples. A Fnac também tem um departamento dedicado a estes equipamentos, mas pratica preços um pouco superiores.

Compra online

Existem inúmeros sites que vendem portáteis usados, nacionais e estrangeiros. Procure sempre os mais conhecidos e que já têm alguma experiência no mercado.

São, normalmente, os que assumem despesas de devolução ou reembolso, quer nestes equipamentos, quer noutro tipo de compras: eBay, Amazon e BestBuy. Pode sempre confirmar os preços no site KuantoKusta ou outros comparadores de preços.

Também existem sites especializados só na venda de computadores, como o MisterPC e o Infocomputer. Aqui tem atendimento mais especializado. E não se esqueça que as próprias marcas podem vender online os seus equipamentos recondicionados nos sites oficiais, como é o caso da Apple.

Procure no Google escrevendo “Recondicionado/Refurbished”, seguido do nome da marca e verá como quase todas as grandes marcas têm venda oficial dos seus equipamentos usados.

Veja também: