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Postura e comportamento profissional: 10 dicas

Relembre 10 dicas para ter uma postura e comportamento profissional. Lembre-se de que a sua imagem conta muito para uma boa gestão da sua carreira!

Postura e comportamento profissional: 10 dicas
Se é para o emprego poupar, melhor será lembrar

Independentemente do tipo de trabalho que desempenhamos, mais ou menos formal, em escritório, loja ou indústria, há realmente algumas situações que exigem atenção e dicas muito úteis a ter em conta. Sabe como postura e comportamento profissional podem contar a seu favor, ou contra? A verdade é que podemos colocar em causa o nosso emprego se não estivermos bem atentos à forma como nos apresentamos e agimos.

A nossa imagem, enquanto profissionais, é determinante para a continuidade ou progressão no emprego. Não podemos esquecer que não só nos representamos como somos a cara, muitas vezes, de uma empresa, uma marca, uma instituição ou uma pessoa – e o seu empregador vai lembrar de cobrar uma boa postura da sua parte.

Conheça ou relembre algumas dicas relativas a postura e comportamento profissional que deve passar a seguir desde já.

Postura e comportamento profissional: 10 dicas a reter


1. Controle as emoções

Em contexto de trabalho é conveniente que consiga fazer uma boa gestão emocional. Não quer isto dizer que deve deixar de ser quem é ou que deve deixar de se exprimir, mas convém, por exemplo, que saiba receber uma crítica, uma sugestão ou ajuda. Mostrar-se zangado, frustrado ou responder de forma agressiva não vai, com certeza, ser uma mais-valia em termos de progressão na carreira.

2. Atenção às redes sociais!

redes sociais

Alguém disse que “uma vez na internet, para sempre na internet”, por isso, cuide da sua imagem e da imagem da entidade empregadora, tendo cuidado com o que exibe e publica nas redes sociais.

Falar mal da empresa, do chefe ou de colegas pode minar a sua credibilidade e colocar em causa a sua imagem – e a da empresa.

3. Cumpra prazos

Uma vez mais, aquilo que faz pode refletir-se na imagem que têm de si e na que têm da empresa. Atrasar a realização de tarefas, atrasar entregas ou atrasar as respostas, por exemplo, são atitudes que vão, com certeza, comprometer a sua credibilidade e a da empresa.

4. Cumpra horários

Evite chegar atrasado a reuniões e eventos, uma vez que isso denota uma atitude pouco profissional e, por vezes, pode mesmo ser encarada como desrespeitosa. Seja pontual.

5. Procure ter uma imagem de acordo com a cultura da empresa

trabalho

Há empregos que exigem uma maior formalidade, outros são mais descontraídos, outros há que, por questões de higiene e segurança, obrigam a certos requisitos.

Mostrar que “veste a camisola” da empresa é, também, mostrar que quer fazer parte e integrar-se.

6. Escreva, adapte e reveja

Escrever com correção e de forma adequada revela profissionalismo. Os emails, documentos da empresa e relatórios (principalmente os que saem do âmbito da empresa) são, também, a sua imagem.

O que é aceitável entre amigos, ou via mensagens de telemóvel e chats, não é apropriado para o contacto com clientes. Discursos desorganizados, incoerentes, com erros ortográficos e de sintaxe transmitirão uma má imagem de si enquanto profissional e, consequentemente, da empresa.

7. Preste atenção

Se alguém se dirige a si, em contexto de trabalho –  independentemente de se tratar de um colega, um superior ou um cliente -, preste-lhe atenção. Evite estar as fazer outras coisas, como a olhar para o telemóvel, mostrando desinteresse.

Pratique a escuta: saiba ouvir e permita que as pessoas com quem trabalha possam expressar as suas opiniões. A linguagem não-verbal também é importante na comunicação – por isso, olhe nos olhos e demonstre atenção ao estabelecer um diálogo.

8. Trate com cuidado os recursos e espaços que tem ao seu dispor

equipamentos

Se lhe cedem um espaço e recursos como computadores, impressoras entre outros equipamentos, use-os com cuidado, evitando danificá-los. Não ter cuidado com os ativos da empresa mostrará falta de profissionalismo e de atenção para os custos que a empresa tem com esses espaços e equipamentos.

9. Respeite a cultura da empresa

Informe-se sobre a cultura, os valores e as regras da empresa para melhor se adaptar. Questionar tudo e todos, pelo menos numa fase inicial e sem conhecimento, não abonará a seu favor. A seu tempo, se tiver propostas úteis para mudar algo, essa poderá ser uma boa altura para se diferenciar e propor mudanças.

10. Seja educado

A educação realmente não ocupa lugar e ajuda a criar uma imagem profissional e empática. Dizer bom dia ou pedir licença para entrar numa sala, por exemplo, são detalhes que fazem parte da boa educação e ajudam a promover uma convivência mais salutar.

Ter boa postura e comportamento profissional ajuda a conservar o seu emprego ou a deixá-lo com uma boa imagem, sendo alvo de boas referências – algo que é essencial para a progressão na carreira ou durante uma mudança de local de trabalho.

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