Publicidade:

Truques para aumentar a potência do motor de forma segura

Conheça alguns truques para aumentar a potência do motor de forma segura e aumenta o rendimento do seu automóvel de forma simples, prática e legal.

Truques para aumentar a potência do motor de forma segura
Técnicas simples e seguras para dar uns cavalos extra ao seu motor

Se acabou de comprar carro, saiba que a potência especificada nas características do modelo não é algo imutável e existem truques para aumentar a potência do motor. Se seguir as nossas indicações face a esta temática saiba que é perfeitamente possível garantir cavalos extra ao motor.

De entre alternativas mais acessíveis a outras mais específicas – mas também mais caras – existem variadíssimas formas para o aumento da potência do motor do seu carro.

Cada construtora automóvel concebe de forma bastante específica e criteriosa o motor a ser equipado em cada veículo. Toda a geometria interna, dimensões, propriedades e caraterísticas mecânicas são exaustivamente estudadas por cada equipa que desenvolve e testa o motor de cada automóvel.

Desta forma, cada motor deve obedecer a um registo de rendimento já anteriormente previsto e estudado. A parte boa é que as tolerâncias existem e no que toca à mecânica automóvel, estas podem ser jogadas a favor ao aumentar o rendimento do motor, dentro de um limite de segurança e sem prejudicar outras caraterísticas originais do seu automóvel.

Tenha então por conhecimento os truques para aumentar a potência do motor de forma segura e garanta uns cavalos extra por forma a aumentar as sensações ao volante.

6 truques para aumentar a potência do motor

velocidade do carro

Antes de iniciarmos a nossa lista de propostas e truques para aumentar a potência do motor de forma segura, gostaríamos de apelar ao bom senso entre cada condutor que decida de facto extrair uns cavalos extra de potência.

É importante que antes de qualquer decisão, tome por base o conhecimento de alguém experiente nesta matéria e os conselhos são sempre bem vindos por parte de um especialista que garanta que qualquer alteração feita não prejudica a médio/longo prazo o funcionamento do seu motor.

1 – Forçar o ar de entrada no motor

Promover a entrada do ar é um dos exemplos mais simples e económicos para aumentar a potência do motor.

Ao aumentar as entradas de ar no interior do seu carro, o combustível queimado acaba por ser maior e a combustão torna-se mais rápida, o que faz com que seja mais eficaz a transfusão da energia (potência) ao motor. 

Para o efeito, recomenda-se que recorra a uma oficina especializada para instalar um kit de admissão direta. Esta operação pode adicionar 10 cavalos extra à potência do motor do seu carro. 

2 – Limpeza do carro

Outra dica para usufruir de maior potência do carro é fazer uma limpeza geral. Não nos referimos a uma limpeza de pó, mas sim uma limpeza de tudo que tenha a mais e que possa facilmente excluído do interior do seu automóvel. O peso afeta não só a potência como os consumos do motor, a aceleração, as travagens, a inércia e a dinâmica na condução.

Retire o máximo de carga que faça soma no peso do automóvel. Exclua da bagageira tudo que possa tirar ou não utilize diariamente. No habitáculo, remova, por exemplo, cadeirinhas de bebé – quando não em uso – e toda a tralha acumulada não essencial do seu dia a dia.

Não queremos que com esta dica transforme de repente o seu automóvel num carro de corridas. Mas é sabido que todo o peso é prejudicial para quem gosta de desfrutar da potência.

3 – Filtros 

Para uma maior utilização da potência do motor, é ainda sugerido que se substituam toda a lista de filtros do seu automóvel com uma certa regularidade. 

Tanto o filtro de gasolina/diesel como os filtros de ar devem ser substituídos, em concordância com as indicações dos fabricantes

Este truque irá garantir uma maior eficiência da combustão, traduzindo-se num consequente aumento da performance do carro.

Reduzir o intervalo da substituição dos filtros será uma boa ideia para poder usufruir de uma maior potência, garantida e sempre disponível.

4 – Centralina

Fazendo parte da lista de truques para aumentar a potência do motor e melhor usufruir da performance do seu automóvel, baseia-se na reprogramação da centralina.

A centralina responsabiliza-se pela entrada de combustível a cada momento na aceleração. Para tal,  esta analisa uma data de parâmetros, como a rotação do veículo em andamento ou a pressão exercida sobre o acelerador.

Para que possa haver um incremento na potência do motor, é necessário que haja por isso, uma maior entrada de combustível. Assim sendo, se alterar o circuito de injeção, privilegia-se uma maior entrada de combustível a baixos regimes, o que contribui para menores consumos.

5 – Turbo

fazer alterações no turbo

Não poderíamos enumerar os truques para aumentar a potência do motor sem mencionarmos a instalação de um turbo.

Primeiramente, é crucial fazer a ressalva de que nem todos os motores se encontram naturalmente aptos para receberem um turbo e saberem lidar com tal aumento de potência.

Ao contrário do que muitos condutores possam pensar, a maioria dos motores não são naturalmente concebidos com características compatíveis com o incrementar de mais potência. Tal como já referimos, existe sim uma tolerância, mas cabe a cada proprietário estimar a pressão correta a ser fornecida pelo turbo sobre o motor.

Na verdade, o fabrico dos motores é testado ao máximo pelas construtoras, sendo que a introdução de um turbo pode mesmo levar a um rápido desgaste de várias componentes e pode conduzir, num limite extremo, um reduzido ciclo de vida do motor.

De todas as formas, este ponto não poderia ser ignorado. Assim sendo, é importante que esteja ciente do funcionamento original do motor do seu veículo e este pode ser adaptado com um turbo ou não. 

Por sua vez, é também interessante avaliar a funcionalidade do próprio turbo. Para quem procura potência avassaladora, o turbo poderá levar o grupo propulsor a debitar quase o dobro da potência inicial. Impressionante, mas deve ter sempre por base a cautela sobre este fascínio.

6 – Alteração do escape

Outra solução para aumentar a potência é fazer uma troca do tubo de escape. Como a exaustão do ar é feita através do tudo de escape, esta é uma das dicas mais práticas a serem postas em prática, uma vez que o cano de escape pode influenciar o desempenho do motor e a sua troca poderá ser benéfica para este efeito.

Quanto mais rapidamente o carro “livrar-se” dos gases provenientes da combustão, maior espaço terá para o ar limpo passar. Este fenómeno irá ter ação sobre a combustão, melhorando o seu funcionamento.

Assim sendo, se o filtro do seu carro for, por exemplo, muito apertado, os gases terão mais dificuldade a sair, demorando mais tempo. Nestes casos, considere fazer a troca por um tubo de escape maior, que aumentará, por certo, a potência do motor. 

Veja também: