Publicidade:

12 dicas de poupança para as mulheres

Aprenda a pôr em prática estas dicas de poupança para mulheres e conheça as razões pelas quais o sexo feminino é obrigado a poupar mais do que o masculino.

12 dicas de poupança para as mulheres
Descubra como economizar com sucesso

Existem determinadas dicas de poupança para as mulheres que podem fazer com que consiga acumular uma boa quantidade de dinheiro ao longo da vida sem ter de abdicar de muito no seu dia a dia.

No entanto, para obter este sucesso financeiro a longo prazo, deve conseguir ultrapassar os obstáculos que possam prejudicar as suas economias. Siga estes conselhos e coloque-os em prática.

Tome nota: 12 conselhos de poupança para as mulheres


1. Peça roupa emprestada

poupança no feminino

Se tem amigas muito próximas e com as quais se sente à vontade para pedir roupa emprestada e até mesmo calçado para determinado evento, peça-lhes. Basta que partilhem o mesmo estilo e tamanho.

Assim não terá de comprar roupa apenas para usar numa ocasião especial, como casamentos, batizados, galas e outro tipo de festas, por exemplo. E, claro, o justo será emprestar-lhes também a sua roupa quando precisarem. Verá como conseguirá economizar um bom dinheiro com esta dica.

2. Organize uma troca de roupas

poupança no feminino

Outra dica de poupança para as mulheres também se encontra relacionada com vestuário. Lembra-se daquele top ou daquelas calças que comprou há meses, usou apenas uma vez e já não os quer mais? Se tem peças que já não utiliza ou não gosta e as suas amigas também, então organize uma troca de roupas.

Combinem um dia e um local, podendo este ser a sua casa ou a de uma das suas amigas, e levem todas um monte de roupas das quais se querem livrar. Assim, poderão trocá-las de uma forma divertida e sem gastarem dinheiro com novo vestuário.

Se preferir, pode também usar sites ou páginas de redes sociais onde são vendidos artigos usados, ou até mesmo participar em feiras em segunda mão, para conseguir vender alguma das suas roupas e obter dinheiro extra.

3. Aproveite os saldos

poupança no feminino

Em vez de ir comprar roupa e outros artigos em qualquer altura do ano, aproveite sempre a época dos saldos. Verá como poupará muito dinheiro pois, mesmo que compre roupa em maior quantidade nessa altura, por exemplo, estará a economizar um bom dinheiro em vez de fazê-lo quando não existem descontos. Além do seu guarda-roupa continuar renovado, a sua carteira agradece.

4. Faça compras online

poupança no feminino

Existem várias lojas online que têm artigos a um preço muito convidativo para quem compra através do site, mais do que se a pessoa for pessoalmente a outras lojas comprar exatamente o mesmo artigo.

Mandar vir materiais do conhecido site Amazon, por exemplo, fará com que em muitos casos se poupe bastante dinheiro com determinada compra. Uma câmara de filmar ou um telemóvel caro podem custar muito menos se vierem do estrangeiro do que quando comprados em Portugal.

5. Compre objetos em segunda mão

poupança no feminino

Existem também vários sites onde pode comprar artigos em segunda mão que se encontram quase como novos, uma vez que os seus donos raramente os usaram.

No famoso site OLX, por exemplo, pode encontrar inúmeros materiais, desde jogos e brinquedos a mobília e bilhetes para concertos, sendo quase tudo sempre a um preço bastante acessível e abaixo daquele que é praticado nas lojas.

6. Trate bem os seus pertences

poupança no feminino

Quanto mais rápido as suas roupas se desgastarem ou o seu calçado se estragar, por exemplo, mais cedo terá de ir novamente às compras para substituí-los. Por isso, aprenda truques como:

  • Feche o zíper das suas roupas antes de lavá-las para que este não rasgue outras roupas;
  • Lave as roupas escuras a cada dois ou três anos, a menos que fiquem realmente sujas ou cheirem mal;
  • Use o calçado mais velho que tiver para correr e fazer outros exercícios ou para explorar determinado local que possa sujá-lo e desgastá-lo ainda mais, por exemplo, e guarde o calçado bom para ocasiões em que não haja risco de estragá-lo.

7. Faça exercício em casa ou na rua

poupança no feminino

Porquê pagar mensalmente por um ginásio se pode praticar exercício em casa ou na rua? Para seguir este conselho de poupança para as mulheres basta ver os inúmeros tutoriais existentes no YouTube, onde pode aprender a fazer agachamentos, exercícios abdominais e de tonificação, além de aulas de zumba, por exemplo. É só colocá-los em prática.

8. Beba mais água

poupança no feminino

Deixe de lado bebidas que não fazem bem à saúde, como aquelas que contêm álcool, além de refrigerantes e sumos que não são naturais, e comece a beber mais água. Este tipo de poupança para as mulheres irá ajudá-las também a sentirem-se melhor com o seu físico.

9. Esteja atenta às oportunidades que irão ajudá-la a poupar

poupança no feminino

Outra das maneiras da poupança para as mulheres ser um sucesso consiste em que estejam atentas às ofertas e descontos que podem ser feitos pelos vários serviços das quais são clientes, ou até mesmo por outros serviços.

Se o tarifário do seu telemóvel é caro e não compensa, veja se essa empresa ou outra concorrente têm melhores ofertas às quais possa aderir para economizar assim dinheiro. O mesmo acontece com a Internet e a TV Cabo instaladas em sua casa. Para quê pagar muito por esses serviços se existem outros a melhores preços? Faça uma pesquisa de mercado para descobrir as melhores opções.

10. Use aplicações que a ajudem a poupar

poupança no feminino

Já são várias as pessoas que, para controlarem melhor os seus gastos e as suas poupanças, usam softwares, ferramentas e aplicações que ajudam na organização das suas finanças.

O que não falta são aplicações que ajudam a poupar, ao acompanharem os gastos do utilizador dentro de uma enorme variedade de categorias. Deixamos-lhe dois exemplos:

Wally

Disponível para iOS e Android, a Wally apresenta um quadro completo das despesas diárias, semanais ou mensais do utilizador, separando em simultâneo os gastos em diferentes categorias. Esta app permite fazer o scan de faturas e importa automaticamente os detalhes da compra, o que livra os utilizadores da tarefa de realizar a computorização de cada detalhe dos gastos, já que a aplicação guarda todas as faturas.

Goodbudget

Esta app consegue categorizar o orçamento por ‘envelopes’, ou seja, os utilizadores podem criar ‘envelopes’ para cada uma das categorias de orçamento, entre elas compras, transportes, alimentação e saúde, entre outros. Assim, poderá saber quanto está a gastar em cada ‘envelope’. A Goodbudget permite manter alguma disciplina nas despesas ao fazer com que o utilizador esteja atento ao orçamento.

11. Escreva mensagens de incentivo para si mesma

poupança no feminino

Coloque um papel na sua carteira com uma frase do género “Continua a economizar para esse sonho!”, podendo o sonho ser uma casa, um carro ou outra coisa, dependendo do que desejar.

Não se esqueça de inserir esse papel junto ao seu cartão de débito ou crédito, ou de ambos, para se lembrar sempre de que não deve cair na tentação de comprar coisas por impulso e das quais não precisa.

12. Vá dando dinheiro a si mesma

poupança no feminino

Este processo de poupança para as mulheres não tem de ser doloroso. Veja-o numa perspetiva positiva. Já pensou que, sempre que for colocando dinheiro na sua conta poupança, estará a pensar em si mesma e a economizar para a próxima viagem que irá realizar ou para aquela compra que deseja tanto fazer mas, principalmente, para ter um futuro sem dificuldades financeiras, onde seja possível não ficar dependente de terceiros, até mesmo durante a reforma?

3 razões importantes para as mulheres pouparem dinheiro


Estas dicas de poupança para as mulheres são importantes por diversas razões, entre as quais destacamos três.

1. Salários mais baixos do que os dos homens

Apesar da desigualdade salarial entre homens e mulheres ter vindo a diminuir ao longo dos anos, ainda continua a existir uma diferença significativa, o que faz com que a mulher consiga juntar menos dinheiro ao longo da sua vida ativa.

Por isso, as mulheres acabam por ter de poupar mais durante o tempo em que trabalham se quiserem obter mais coisas ao longo dos anos e conseguir uma reforma descansada a nível financeiro.

2. Menos dias de trabalho

Muitas mulheres vêem-se obrigadas a tirar uma folga de vez em quando para conseguirem tomar conta dos filhos ou de um parente idoso, entre outros casos, além de se reformarem habitualmente mais cedo do que os homens.

Casos destes têm como consequência a realização de menos dias de trabalho, o que se traduz novamente em menos dinheiro durante a vida ativa das mulheres e numa reforma de menor valor.

Esta é, assim, mais uma das razões pelas quais deve seguir as dicas de poupança para as mulheres descritas neste artigo, para tentar assim recuperar algum do dinheiro que vai perdendo.

3. Mais anos de vida trazem maiores despesas

Está comprovado que, em média, as mulheres vivem mais tempo do que os homens, o que significa que precisarão de juntar mais dinheiro para desfrutarem de uma reforma mais longa.

Apesar dos benefícios de viver mais tempo, pois é bom estar vivo, é necessário então que os gastos sejam melhor planeados, para que as economias da mulher durem até ao final da sua vida.

Não se esqueça ainda das crescentes despesas com a saúde, que infelizmente vão aumentando com o passar da idade.

Poupança para as mulheres: como superar os obstáculos


Depois de termos dado dicas de poupança e de termos mencionado as razões pelas quais o sexo feminino se deve empenhar mais em economizar, a conclusão é que os obstáculos mencionados só podem ser ser superados economizando mais.

Se as mulheres têm um salário menor do que os homens, se têm de faltar mais vezes ao trabalho devido a situações familiares e se se reformam mais cedo, além de terem uma vida geralmente mais longa do que o sexo masculino e, consequentemente, futuras maiores despesas, a melhor solução é ir juntando o máximo dinheiro ao longo da vida ativa.

Tal não tem de significar obrigatoriamente um enorme sacrifício diário por parte do sexo feminino, pois as dicas de poupança para as mulheres que partilhámos consigo servem exatamente para que junte dinheiro sem grande esforço. Basta colocá-las em prática. Boa sorte!

Veja também:

Cátia Tocha Cátia Tocha

Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde concluiu Licenciatura e Mestrado, começou o seu percurso como jornalista na Rádio. Hoje, escreve sobre diferentes áreas e tem já alguns anos de experiência na escrita para meios online.