Publicidade:

Como poupar tempo e dinheiro ao congelar comida

É possível poupar a congelar (e muito). O seu congelador ou arca frigorífica podem ser os seus grandes aliados na poupança de tempo e dinheiro.

Como poupar tempo e dinheiro ao congelar comida
Conselhos para rentabilizar o seu congelador

Os seus dias são atarefados, mas não falha uma promoção ou dica de poupança? Acrescente mais uma à sua lista: é possível poupar a congelar os alimentos ou mesmo as refeições que prepara. Um congelador (ou arca frigorífica) bem organizado vai permitir congelar os mais diversos produtos e facilitar a sua vida a longo prazo.

Poupar a congelar: simples, prático e com resultados incríveis


poupar a congelar
Pode começar hoje mesmo a rentabilizar o seu congelador e a começar a poupar a congelar. Comece por fazer stock de um determinado produto que encontra no supermercado a um preço imperdível. É o caso da carne e do peixe, que são alimentos que podem ser guardados no congelador por longos períodos de tempo.

Para maximizar a potencialidade do seu congelador, deverá organizá-lo de forma a aceder de forma prática a todos os alimentos armazenados: guarde-os por categoria de produto consoante cada gaveta ou divisória. Dessa forma não irá perder tempo (nem gastar energia desnecessária) à procura do que necessita para a sua próxima refeição.

Cozinhe determinadas refeições em grandes quantidades (sopas e massas, por exemplo) e armazene-as no congelador para utilizá-las noutros dias. Em dias mais atarefados, esta é uma boa opção para não perder tempo a cozinhar e a lavar loiça extra associada a este tipo de tarefas.

Se quer realmente poupar a congelar, esta é uma das dicas mais importantes para garantir o sucesso de todo o procedimento: antes de cozinhar qualquer alimento congelado, certifique-se de que o produto está totalmente descongelado.

Se descongelou um alimento, só poderá voltar a congelá-lo depois de estar cozinhado. Para evitar as queimaduras de gelo, conserve os produtos em sacos de fecho hermético.

Alimentos que pode congelar


Se quer poupar a congelar, fique a saber qual a lista de alimentos que pode armazenar no seu congelador ou arca frigorífica:

  • Frango (até 10 meses);
  • Carne de vaca (até um ano);
  • Carne de porco (até seis meses);
  • Enchidos (até dois meses);
  • Carne picada (até dois meses);
  • Borrego (até oito meses);
  • Hortaliças (até um ano);
  • Peixes (até seis meses);
  • Natas (até três meses);
  • Queijo (até seis meses);
  • Pão (até três meses).

Tenha atenção ao processo de congelamento destes produtos. De acordo com a ASAE, estes alimentos deverão ser colocados em água a ferver e, de seguida, passados por água fria (processo de branqueamento) de forma a evitar a degradação dos mesmos. Se optar por congelar refeições já prontas, não deverá armazená-las por um período superior a três meses.

Veja também: