Pedro Andrade
Pedro Andrade
20 Set, 2023 - 14:45

Poupar ao fim de semana: 11 sugestões a não esquecer

Pedro Andrade

Há formas bem simples e práticas de poupar ao fim de semana, sem pôr em causa os momentos de descanso e lazer. Basta que siga algumas das nossas dicas.

Depois de uma semana de trabalho, nada como uns dias de descanso para repor energias. Contudo, e principalmente quando o orçamento é mais reduzido, é necessário ter muita atenção aos gastos. A boa notícia é que é possível poupar ao fim de semana sem colocar em causa as horas de descanso e de divertimento com a família e amigos.

Das refeições às atividades lúdicas que vão preencher os seus sábados e domingos, há muito que pode fazer sem gastar mais dinheiro do que é necessário. Para isso basta ter em conta algumas das seguintes sugestões.

10 dicas para poupar ao fim de semana

poupar ao fim de semana
1

Não deixe escapar as promoções de fim de semana

Por norma, é durante os fins de semana que os super e hipermercados atualizam a lista de descontos e cupões promocionais. Assim sendo, faça uma lista dos produtos que precisa em sua casa e veja em que superfícies comerciais é que estão em desconto.

Para não se perder no meio de tanta informação basta consultar os sites ou os folhetos semanais dos supermercados.

2

Defina o orçamento para o fim de semana

Antes de sair de casa deve definir quanto dinheiro tem para gastar durante o fim de semana. Não se esqueça de incluir as compras de supermercado, saídas em família e outros gastos extra que pretenda fazer.

Dessa forma será mais fácil garantir que não gasta mais do que precisa.

3

Prepare as refeições para a semana seguinte

Esta é uma das melhores formas de poupar ao fim de semana, já que estará a planear a longo prazo e a evitar gastos desnecessários em refeições fora de casa.

Assim sendo, prepare os almoços e jantares da próxima semana durante estes dias de descanso. Decida quais os pratos a cozinhar e acondicione a base dos mesmos para ser mais fácil a respetiva confeção durante os dias da semana.

Esta é uma boa forma de poupar dinheiro e de evitar as chamadas refeições impulsivas (fast food) nos dias em que parece não haver nada no frigorífico.

4

Lave o seu carro em casa

Ninguém nega que é prático tratar do carro nos locais especializados para o efeito. Ainda assim, pode poupar uns trocos ao lavar e aspirar o carro em casa, seja na garagem ou no jardim.

Tenha atenção à quantidade de água utilizada (opte por um balde cheio de água em vez da mangueira) e veja os euros a acumularem-se na sua carteira.

5

Planeie o orçamento para a semana

Uma das formas de poupar ao fim de semana, é aproveitando o tempo livre para definir os gastos dos dias seguintes e para atualizar o seu orçamento semanal. Confira as obrigações e compromissos que vai ter, e qual o valor necessário para transportes, contas e gastos extras.

6

Compre a preço de saldo e venda o que não precisa

Precisa de comprar roupa ou calçado com urgência? Aproveite o fim de semana e faça compras nos chamados outlets. Pode encontrar artigos a preços mais reduzidos, para si e para toda a família.

poupar ao fim de semana

Se quer poupar ao fim de semana e acumular uns euros a mais na conta bancária, venda os artigos que já não usa. Seja roupa, eletrodomésticos em bom estado ou até mesmo pequenos gadgets, aproveite os dias de descanso para vender estes produtos em sites especializados.

Pode, ainda, aproveitar os vários mercados de produtos em segunda mão.

7

Divirta-se com os amigos em casa

Se gosta de desfrutar dos fins de semana com os seus amigos, troque o típico jantar de sábado à noite por um encontro em sua casa. Cada convidado pode levar comida e bebida, permitindo uma poupança a todos os elementos do grupo.

Depois do jantar, o convívio pode seguir em casa. Faça uma sessão de cinema caseira (com as plataformas de streaming não faltam opções), e se não dispensa um copo para relaxar com os amigos compre as bebidas no supermercado para evitar gastos avultados em bares e discotecas.

Pode, ainda, tirar partido dos fins de semana de sol e fazer um piquenique.

8

Pratique exercício a custo zero

poupar ao fim de semana

Se não tem tempo para ir ao ginásio, aproveite as horas extra de descanso do fim de semana para fazer exercício ao ar livre. As corridas e caminhadas são excelentes formas de exercitar o corpo e de aliviar o stress acumulado durante a semana.

Aproveite, ainda, para poupar combustível, deixar o carro na garagem e para se deslocar a pé (sempre que possível).

9

Aproveite as atividades gratuitas

Pode ocupar o tempo livre do fim de semana com atividades gratuitas, dentro e fora de casa: ler um livro, recuperar os episódios perdidos da sua série favorita, ir até aos museus com entrada gratuita e, ainda, aproveitar os concertos e eventos livres de custos que vão acontecendo ao longo de todo o ano. Afinal de contas, não há mesmo desculpa para ficar em casa.

10

Saia à noite com os amigos sem “estourar” o orçamento

Gosta mesmo de sair de casa ao fim de semana e de dançar com os seus amigos para relaxar? Para poupar ao máximo, entre nos bares e discotecas durante o período da “Happy Hour” ou antes do horário com consumo mínimo obrigatório.

E tenha atenção às bebidas, que nestes locais são, por norma, mais caras. Evite os cocktails e bebidas brancas e escolha as mais em conta, como é o caso da cerveja.

11

Poupar em energia e utilidades durante o fim de semana

Para poupar energia e reduzir as despesas durante o fim de semana, é fundamental adotar medidas simples, mas eficazes. Comece por desligar dispositivos eletrónicos que não estão em utilização, evitando o consumo de energia em standby. Substitua lâmpadas incandescentes por opções mais eficientes, como lâmpadas LED, e aproveite a luz natural sempre que possível.

No que diz respeito à temperatura da casa, regule o termostato de forma a manter um equilíbrio confortável, evitando extremos de calor no inverno e frio no verão. Vista-se adequadamente para a estação para compensar essas diferenças de temperatura.

Além disso, evite desperdícios de água ao tomar banho e escovar os dentes, e considere reutilizar a água para outras tarefas domésticas. Finalmente, assegure-se de que os seus eletrodomésticos estão em bom estado de funcionamento, realizando manutenção regular para evitar o consumo excessivo de energia.

Com estas medidas simples, pode não só poupar dinheiro, mas também contribuir para um ambiente mais sustentável.

Artigo originalmente publicado em junho de 2020. Última atualização em setembro de 2023.

Veja também