Publicidade:

Poupar nas compras online: 8 truques

Já são muitos os consumidores que preferem a internet e não as lojas físicas para fazerem as suas compras. Saiba como poupar nas compras online.

Poupar nas compras online: 8 truques
8 dicas úteis

Poupar nas compras online é possível e basta adotar alguns comportamentos para o conseguir. Os consumidores portugueses adotaram as compras online como mais um meio para efetuarem as suas compras – obrigando as lojas físicas a preconizarem novas estratégias para se manterem atrativas – e, em alguns casos, até conseguem economizar alguns euros.

Assim, além da comodidade e de poupar imenso tempo, também poderá poupar nas compras online a sua carteira, através de estratégias comprovadas que pode facilmente seguir. Saiba como poupar nas compras online com estas oito dicas.

8 dicas para poupar nas compras online

1. Pesquise e compare os preços

poupar nas compras online

A principal regra para poupar nas compras online é pesquisar exaustivamente o que pretende adquirir em vários sites, para comparar os preços disponíveis. Na internet é fundamental a pesquisa, pois encontra preços distintos para o mesmo produto.

2. Adicione e deixe os artigos no ‘cesto de compras’

Esta é uma das formas mais eficazes de poupar nas compras online. Ao adicionar os artigos ao ‘cesto de compras’ sem finalizar a compra – deixando-os alguns dias lá – poderá receber um email do próprio site a indicar uma redução do preço (os preços vão sendo atualizados) ou então receber de alguns sites promoções ou reduções de preço do referido artigo para o incentivar a concretizar a compra.

3. Pesquise o produto no Google

pesquisar google

Mesmo que encontre o produto que procura a um preço aparentemente interessante, não deixe de pesquisar no Google (ou outro motor de buscar) pelo produto. É possível que encontre o mesmo produto ainda mais barato noutro site. Muitas vezes, consegue-se fazer bons negócios simplesmente pesquisando o produto no Google.

4. Use os cupões de desconto e promoções

Ao subscrever a newsletter de alguns sites ou assinar páginas de redes sociais de compras online vai ter acesso (por vezes, via email) a vales de desconto ou códigos de promoções. Basta aproveitar e poupar nas suas compras online.

5. Poupe nos portes de envio

portes de envio

Fazer compras online implica o pagamento de portes de envio, ou seja, ao valor do produto deve acrescentar uma taxa extra. No entanto, muitas vezes as lojas online isentam o pagamento de portes de envio a partir de um determinado valor mínimo. Junte artigos com familiares e/ou amigos à sua encomenda e poupe.

6. Poupe com o meio de pagamento

Também pode poupar nas compras online com o meio de pagamento que escolher. Verifique qual o meio de pagamento que mais vantagens lhe traz. Por exemplo, existem cartões de crédito que lhe devolvem uma percentagem do montante gasto em compras online.

7. Atenção à política de devolução

Uma das desvantagens de comprar online é que não vê o produto fisicamente. As expectativas podem facilmente sair defraudadas. Assim, antes de efetuar qualquer compra online leia atentamente a política de devolução do respetivo site. Certifique-se de que esta é simples e acessível e, preferencialmente, que não implica custos extra (se tiver custos, analise se continua a ficar mais barato comprar online).

8. Compre nos dias certos

Por maior disponibilidade de tempo, pode optar por efetuar as suas compras online ao fim-de-semana, mas saiba que algumas das lojas online têm os seus melhores descontos ou negócios especiais entre quarta e sexta-feira.

Veja também: