Os dias frios de inverno chegaram com toda a força e parece que o único lugar onde faz algum sentido estar é debaixo das cobertas com os aquecedores ligados, certo? Mas, como poupar no aquecimento? Fique atento e tome nota de 6 dicas que precisa de conhecer e colocar em prática já.
Dentro das várias opções possíveis para manter a casa e o corpo aquecidos sem gastar muito, separámos uma lista com algumas sugestões simples de executar.
6 dicas para poupar no aquecimento
1. Use a luz natural
Aproveitar a luz do sol, mesmo nos dias nublados, é uma excelente forma de economizar. Os ambientes iluminados podem ficar mais quentes e ainda ajudam a poupar no uso da iluminação elétrica.
2. Cuidado com a água quente
Se o esquentador da habitação for elétrico, uma opção é baixar em alguns graus a temperatura da água. Pode não fazer um milagre na conta de energia, mas ajuda a poupar no aquecimento.
3. Agasalhe o corpo e a casa
Uma casa quente e aconchegante pode reduzir a necessidade do uso de aquecedores elétricos. Certifique-se de que tem sempre roupas quentes, como casacos e meias, e aproveite para fazer uso de tapetes, mantas e cortinados para decorar a casa. O ambiente fica mais quente e confortável.
4. Mantenha o calor isolado
Evite as fugas de calor, e a entrada do vento, sempre que possível. Experimente calafetar as janelas com fitas de espuma. Estas fitas, quando posicionadas nos encaixes, evitam a entrada do ar frio e proporcionam um ambiente mais quente.
Caso tenha dúvidas e não saiba a melhor maneira de realizar o procedimento, existem algumas empresas onde pode contratar o serviço. É uma das formas mais simples de poupar no aquecimento a longo prazo, pois apesar do custo com as fitas, o ambiente ficará quente por muito mais tempo.
5. Aproveite a natureza
O uso das plantas em ambientes domésticos pode ir além da decoração. Arbustos altos, por exemplo, servem muito bem em varandas e terraços por serem esteticamente agradáveis, mas uma coisa que poucos notam é que eles também funcionam como uma barreira contra o vento frio.
O bónus fica por conta da tripla utilização: além da harmonia visual e da proteção no frio, no verão as plantas ainda podem oferecer boas sombras para combater o sol quente.
6. Saiba usar o aquecedor
Muitas vezes, apesar de todas os cuidados, é muito difícil poupar no aquecimento e ter o ambiente aquecido. Para esses momentos a dica é saber utilizar os aquecedores de forma inteligente. Isto é, para poupar no aquecimento é necessário aquecer a casa toda. Não adianta muito ter a sala aquecida e o quarto frio, nestes casos o melhor seria se os dois estiverem levemente aquecidos.
Isso evita que o aquecedor da sala, quando ligado, tenha que funcionar por mais tempo para igualar a temperatura dos ambientes, quando as portas forem abertas. Pensar assim evita, inclusive, as temidas constipações.
Veja também: