Publicidade:

6 dicas para poupar no aquecimento

Descubra as nossas dicas para poupar no aquecimento sem passar frio e viver um inverno cheio de conforto, mas sem pesar na carteira.

6 dicas para poupar no aquecimento
Aproveite um inverno aconchegante

Os dias frios de inverno chegaram com toda a força e parece que o único lugar onde faz algum sentido estar é debaixo das cobertas com os aquecedores ligados, certo? Mas, como poupar no aquecimento? Fique atento e tome nota de 6 dicas que precisa de conhecer e colocar em prática já.

Dentro das várias opções possíveis para manter a casa e o corpo aquecidos sem gastar muito, separámos uma lista com algumas sugestões simples de executar.

6 dicas para poupar no aquecimento

1. Use a luz natural

room

Aproveitar a luz do sol, mesmo nos dias nublados, é uma excelente forma de economizar. Os ambientes iluminados podem ficar mais quentes e ainda ajudam a poupar no uso da iluminação elétrica.

2. Cuidado com a água quente

shower

Se o esquentador da habitação for elétrico, uma opção é baixar em alguns graus a temperatura da água. Pode não fazer um milagre na conta de energia, mas ajuda a poupar no aquecimento.

3. Agasalhe o corpo e a casa

winter

Uma casa quente e aconchegante pode reduzir a necessidade do uso de aquecedores elétricos. Certifique-se de que tem sempre roupas quentes, como casacos e meias, e aproveite para fazer uso de tapetes, mantas e cortinados para decorar a casa. O ambiente fica mais quente e confortável.

4. Mantenha o calor isolado

cold

Evite as fugas de calor, e a entrada do vento, sempre que possível. Experimente calafetar as janelas com fitas de espuma. Estas fitas, quando posicionadas nos encaixes, evitam a entrada do ar frio e proporcionam um ambiente mais quente.

Caso tenha dúvidas e não saiba a melhor maneira de realizar o procedimento, existem algumas empresas onde pode contratar o serviço. É uma das formas mais simples de poupar no aquecimento a longo prazo, pois apesar do custo com as fitas, o ambiente ficará quente por muito mais tempo.

5. Aproveite a natureza

garden

O uso das plantas em ambientes domésticos pode ir além da decoração. Arbustos altos, por exemplo, servem muito bem em varandas e terraços por serem esteticamente agradáveis, mas uma coisa que poucos notam é que eles também funcionam como uma barreira contra o vento frio.

O bónus fica por conta da tripla utilização: além da harmonia visual e da proteção no frio, no verão as plantas ainda podem oferecer boas sombras para combater o sol quente.

6. Saiba usar o aquecedor

house

Muitas vezes, apesar de todas os cuidados, é muito difícil poupar no aquecimento e ter o ambiente aquecido. Para esses momentos a dica é saber utilizar os aquecedores de forma inteligente. Isto é, para poupar no aquecimento é necessário aquecer a casa toda. Não adianta muito ter a sala aquecida e o quarto frio, nestes casos o melhor seria se os dois estiverem levemente aquecidos.

Isso evita que o aquecedor da sala, quando ligado, tenha que funcionar por mais tempo para igualar a temperatura dos ambientes, quando as portas forem abertas. Pensar assim evita, inclusive, as temidas constipações.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].