Publicidade:

7 truques para poupar tinteiros

Os tinteiros para a impressora são caros, mas é possível economizar na tinta. Apresentamos 7 truques para poupar tinteiros… e dinheiro.

7 truques para poupar tinteiros
Saiba como economizar na tinta da sua impressora

É certo que vivemos na era digital e fazemos quase tudo a olhar para um ecrã. No entanto, há sempre aquele documento importante ou trabalhos da escola dos filhos que é mesmo preciso imprimir. Os tinteiros, já se sabe, ficam caros. Mas há truques para poupar tinteiros, prolongando-lhes a vida.

Já andou no mercado a fazer comparação de preços para ir ao mais barato? Já imprime apenas o essencial e indispensável? Ótimo! Ainda assim, pode aplicar algumas dicas práticas que o vão fazer economizar alguns euros.

7 truques para poupar tinteiros

poupar-tinteiros

1. Impressora a laser

Se pretende comprar ou trocar de impressora, escolha uma de impressão a laser. Apesar de serem mais caras do que as a jato de tinta, no longo prazo tornam-se mais económicas porque permitem poupar tinteiros. Para além disso, são relativamente rápidas na impressão e bastante funcionais.

2. Substitua o seu tinteiro de marca

Pode substituir os tinteiros de marcas conceituadas por aqueles que são chamados low cost, sem que isso comprometa a qualidade. Há marcas brancas, compatíveis com a sua impressora, que são igualmente boas e muito mais baratas.

3. Apoie a reciclagem

Opte por tinteiros reciclados. Não só evita o uso de plástico, uma vez que está a usar a mesma embalagem, como pode recarregar a tinta quando esta acaba e a um preço muito mais acessível. Há lojas especializadas neste tipo de tinteiros. Certifique-se apenas que a sua impressora não exige tinteiros com chip.

4. Diminua a qualidade da impressão

Se o documento que está a imprimir não precisa de uma impressão de alta qualidade opte por imprimir no modo “Rascunho” (“draft” em inglês). Pode ainda imprimir a preto, poupando o tinteiro a cores.

5. Use o chip reset

A impressora está a dar sinal de que o tinteiro acabou. Mas sabemos que, na verdade, tem lá um fundo de tinta que dá para mais umas quantas impressões. Fazer um reset ao tinteiro quando avisa que está vazio é outra estratégia para poupar tinteiros. É a forma de dizer à impressora que, afinal, o tinteiro ainda tem tinta disponível.

6. Ecofont

Existe ainda um outro truque maravilhoso! Faça download da Ecofont – um novo tipo de letra que permite poupar até 20% de tinta na impressão de textos. Este tipo de letra foi criado por uma agência de comunicação holandesa chamada Spranq, que teve a excelente ideia de reduzir as letras sem que se tornassem ilegíveis, removendo pequenos círculos no interior dos carateres.

7. Software específico

Se quiser que o próprio computador gira a poupança dos tinteiros, opte por instalar um programa específico, como o InkSaver. Trata-se de uma ferramenta que, embora não sendo gratuita, o vai fazer poupar tinteiros no caso de ter uma impressora a jato de tinta.

Veja também:

Alexandra Nunes Alexandra Nunes

Alexandra Nunes é jornalista com experiência em imprensa e rádio. Depois de quase uma década a trabalhar na Rádio TSF partiu rumo ao Médio Oriente. A sede de conhecer novos mundos levou-a até ao Dubai, onde vive atualmente. Por lá, tem-se dedicado a explorar novas áreas da Comunicação e escreveu a biografia “Uma Mulher no Topo do Mundo” sobre a primeira portuguesa a chegar ao topo do Monte Evereste. É apaixonada por viagens, pessoas e as suas estórias.