Publicidade:

Poupe centenas de euros em férias com o seguro do carro

Há seguros que pagamos e que não fazemos ideia das coberturas que temos. Perca alguns minutos a ler as apólices ou a fazer perguntas ao mediador ou à seguradora.

Poupe centenas de euros em férias com o seguro do carro
A rubrica de Pedro Andersson (Contas Poupança) no E-Konomista

Tal como milhares de portugueses, sempre pensei que a cobertura de Assistência em Viagem do seguro do carro era só para o reboque e o meu transporte e da família para casa se tiver uma avaria ou acidente com a viatura. Nada mais errado.

É uma cobertura que pode e deve acionar nas mais variadas situações e que o pode fazer poupar centenas ou até milhares de euros. A si e a familiares seus. Mesmo que o carro tenha ficado na garagem ou estacionado à porta de casa. São poucos os que sabem isto.

Coberturas do seguro de Assistência em Viagem do seguro automóvel


poupe centenas de euros em férias com o seguro do carro

Há seguros que pagamos e que não fazemos ideia das coberturas que temos. Claro que exige perder alguns minutos a ler as apólices ou a fazer perguntas ao mediador ou à seguradora. Vamos às situações que poucos conhecem.

Imagine que está de férias em Espanha, em Cabo Verde, Brasil, Paris, ou em Itália ou noutro país qualquer e que tem uma gripe (ou qualquer familiar que tenha ido consigo), ou que tenha torcido um pé, que tenha partido uma perna ou um braço ou, mais grave, que precise de ser hospitalizado com um problema grave de saúde inesperado. Tem de ir ao médico ou a uma farmácia.

O seguro de Assistência em Viagem do seu seguro automóvel pode cobrir todas essas despesas (medicamentos, médicos, hospitais, prolongamento de estadias em hotéis, novas datas de viagens e até o transporte de familiares de Portugal para o local onde estejam se precisarem de apoio para cuidar de filhos menores, por exemplo).

Há imensas pessoas que fazem um seguro de férias específico para essas alturas e não sabem que estão a pagar duas vezes sem necessidade porque já têm essa cobertura no seguro de Assistência em Viagem do seguro do carro ou até de alguns cartões de crédito.

Conheço casos de pessoas que tiveram esses problemas no estrangeiro e que pagaram todas as despesas do bolso deles porque não faziam ideia de que podiam acionar esta cobertura do seguro automóvel. Repito, mesmo que não tenha levado o carro.

Podem poupar centenas ou até milhares de euros numa emergência quando estão de férias, mas as seguradoras não fazem muita questão de realçar que essa cobertura existe. Há até mediadores que não se lembram de dizer isto aos clientes.

Só se aplica no estrangeiro. E tem de ler as condições particulares da sua apólice especificamente. Há seguros tão baratos que até limitam o número de quilómetros das eventuais ocorrências. O seu seguro do carro segura mais do que pensa. Veja qual é a sua situação.

Saber isto é muito importante porque os portugueses viajam cada vez mais, seja em trabalho, seja em férias. É nessas alturas que deve lembrar-se dos papéis que tem na gaveta. E não se esqueça de que por vezes pagar mais 1 ou 2 euros de seguro (para ter uma cobertura melhor) pode fazer muita diferença.

Se não tiver as coberturas particulares da sua apólice numa espécie de caderninho em casa (que eles enviam pelo correio), pode imprimir o documento a partir da sua página de cliente da seguradora ou pode pedir que lhe enviem a informação junto do apoio ao cliente.

Por exemplo, descobri – ao ler a minha apólice – que se me roubarem no estrangeiro, a seguradora manda-me dinheiro (1.000 euros) para eu me desenvencilhar, mas depois tenho de os devolver quando regressar a Portugal. E que me ajudam a encontrar as malas perdidas se isso acontecer. Tenho uma lista enorme de serviços que são obrigados a me prestar para me dar assistência em viagem. E melhor. Aplica-se a qualquer pessoa que viva comigo em casa mesmo que eu não tenha ido com eles (filhos, marido, mulher ou pais, avós). Veja o que diz o seu documento e altere-o para ter as coberturas que pretender.

Mas há mais: se estiver fora do país e morrer um familiar seu, o seu seguro do carro pode pagar a sua viagem de avião de regresso. Se tiver um incêndio ou inundação em casa enquanto está no estrangeiro, o seguro pode pagar também a sua viagem antecipada.

Tem de ligar antes


poupar com seguro automovel

Há uma regra que não pode esquecer. Tem de ligar logo para o seguro, assim que ocorrer o incidente. Não pode apresentar as despesas depois. A excepção é se estiver inconsciente.

Deve contactar a seguradora o mais depressa possível para serem eles a tratar de tudo. Se apresentar as despesas quando chegar a Portugal, a seguradora não vai aceitar.

Como estamos a entrar quase em período de férias, veja com o que pode contar se acontecer um imprevisto. Seja um consumidor prevenido. Vale por dois e pode poupar-lhe muito dinheiro em caso de emergência. Nunca se sabe quando pode precisar de assistência em viagem.

Veja também:

Pedro Andersson Pedro Andersson

Pedro Andersson é jornalista e responsável pela rubrica Contas-poupança, no Jornal da Noite da SIC. Trata semanalmente de temas ligados às finanças pessoais, poupança e direitos dos consumidores. Trabalhou na Rádio TSF, até ser convidado para ser um dos jornalistas fundadores da SIC Notícias. Escreve também regularmente no Expresso e na Visão sobre temas de poupança.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].