Publicidade:

Praia da Vieira: arte xávega, escorregas e descanso

Para quem aprecia bons restaurantes de peixe fresco, ambiente nocturno, praia extensa e ainda parques aquáticos, a Praia da Vieira é uma excelente solução.

Praia da Vieira: arte xávega, escorregas e descanso
A Praia da Vieira é um dos poucos locais onde ainda se pratica a arte xávega

A água que percorre os 40 quilómetros de extensão do Rio Lis encontra-se com o oceano na ponta norte da Praia da Vieira. Ali perto, em ritmo sazonal, surgem curiosos banhistas a observar as redes de pesca a serem puxadas do mar, carregadas de peixe fresco.

Praia da Vieira, tradição e modernidade de mãos dadas


praia da vieira

A Praia da Vieira, perto da freguesia, a que pertence, Vila de Vieira de Leiria, é um dos poucos redutos onde ainda se pode assistir à Arte Xávega e são vários os pormenores urbanos que lembram a velha tradição. Na primeira rotunda à chegada à zona urbanizada é feita a apresentação da praia com raízes piscatórias, através do barco de pesca antigo.

Ainda assim, o lugar foi-se modernizando e apresenta-se com um dos principais destinos de praia entre a Nazaré e a Figueira da Foz. Para isso conta com uma larga oferta de restaurantes e bares, assim como algumas unidades hoteleiras.

É, ainda, uma das poucas praias do oeste que tem como trunfo um parque aquático, o Mariparque. Trata-se de um complexo de piscinas mais pequeno do que aqueles a que estamos acostumados a ver nos grandes centros – nomeadamente os do Algarve -, mas, contudo, apresenta-se com uma excelente alternativa à praia. Com piscinas e escorregas para miúdos e graúdos, um dia no Mariparque é uma boa forma de contornar o habitual mar agitado da Praia da Vieira.

praia da vieira

Onde comer

A oferta é considerável tendo em conta a dimensão da praia, por isso, há muito por onde escolher; desde restaurantes para refeições tradicionais até esplanadas em cima da areia para petiscar, quase todos primam pelo bom serviço.

Antes de indicarmos três dos mais bem cotados restaurantes das plataformas especialistas, passamos em revista alguns cafés e esplanadas que vale a pena experimentar. E começamos com a Esplanada Âncora, mesmo em cima do areal, cuja especialidade são os petiscos. Sunse7 Bar Esplanada e Summer Caravel são também opções para aproveitar a vista desafogada.

O Rio Mar Lounge Café e o Café Caphe são outros dois locais bons para o final da tarde ou para um bom lanche reforçado. Ambos localizados na Avenida Marginal, um ao lado do outro, contam com uma boa esplanada para aproveitar o sol. Quando este desaparece e dá lugar à lua, os melhores sítios a visitar são os bares Oceano e Pianu’s.

A maior concentração de restaurantes acontece numa curta zona pedonal, na Rua da Boavista, ou, de carro, já na parte final sul da Avenida Marginal. As sugestões recaem nos seguintes:

Restaurante Lismar

Trata-se do restaurante mais bem classificado no Trip Advisor, com pontuação de 4,5 em 5, e, por isso, não será surpreendente notar que está quase sempre lotado. Pode sempre esperar mas o recomendado é mesmo fazer reserva de mesa. A casa destaque-se pelo peixe fresco, como é de esperar num restaurante com vista para o mar.

Cantinho do Mar

Com pontuação 4,0 em 5 apresenta-se o restaurante Cantinho do Mar, mesmo ao lado do Lismar. A especialidade da casa é a mesma, pelo que se estiver difícil encontrar mesa num, tente o outro. Aqui poderá provar a típica caldeirada de peixe ou um delicioso arroz de marisco.

Cervejaria César

Já com um estilo um pouco diferente, mas igualmente com muita procura nos tempos de verão, a Cervejaria Cesár é o ideal para quem quer petiscar. As ameijoas e o polvo à cesár são alguns dos pratos que fazem os clientes dar uma boa avaliação a este restaurante onde a imperial é também muito apreciada.

Onde ficar

Além do Parque de Campismo da Praia da Vieira, que conta com uma classificação de 8 em 10 no Trivago, tem ainda três opções hoteleiras por onde escolher:

Mais próximo do parque de campismo do que da praia está o Hotel Ouro Verde, de 3 estrelas, que fica a 12 minutos da praia a pé.

Outras opções são os Hotéis Cristal Vieira Praia & Spa e Cristal Praia Resort & Spa, que ficam na Avenida Marginal, com os quartos da frente a terem vista para o mar. A diferença entre estas duas unidades de nome idêntico é o número de estrelas, sendo a primeira de 3 e o resort de 4 estrelas.

Como chegar

A partir do Porto

O melhor trajecto é feito saindo do Porto direção a Lisboa/Ponte da Arrábida/Gaia, pela A1, depois seguir para sul pela A17; aí permaneça até à saída Monte Real. Na rotunda, saia na segunda saída, em direção à vila conhecida pelas suas termas, para depois continuar em direção a Oeste, até chegar a Vieira de Leira e, cinco minutos depois, sempre pela ER 349, encontrar o seu destino.

A partir de Lisboa

O caminho mais curto faz-se saindo em direcção à A8, para norte, até à saída de Marinha Grande. Depois, segue em direção à capital do vidro, por onde vai passar até entrar na Estrada Nacional 242. Continuando para Norte, a 242 passa a 242-1, já entrando no Pinhal de Leiria.

Siga sempre em frente até chegar à Vila de Vieira de Leiria, e depois desloque-se em direção a Oeste, para chegar à Praia da Vieira, através da ER 349.

Veja também: