Publicidade:

9 praias da Arrábida para umas férias de sol e Natureza

As praias da Arrábida são recantos de beleza, onde a tranquilidade e a Natureza se unem em pedaços de terra e mar de onde não apetece sair. Conheça-as!

9 praias da Arrábida para umas férias de sol e Natureza
Areia, mar e muita Natureza

Certamente já ouviu falar de uma ou duas praias da Arrábida, mas a verdade é que são muitos os areais que compõem esta zona e a tornam num destino mais do que apetecível para umas férias de verão ou para uma escapadinha de fim-de-semana.

Para quem gosta de areais sossegados e limpos, onde a Natureza parece intocada e as águas guardam segredos para descobrir no fundo do mar, então estas praias são bem capazes de ser aquilo que procura. Fique a conhecer 9 praias da Arrábida!

Praias da Arrábida ou 9 segredos bem guardados


1. Portinho da Arrábida

praias da arrabida

Fonte: Wikimedia Commons/Pemanuelp

Fica no Parque Natural da Serra da Arrábida, esta que é uma das praias mais bonitas de Portugal. O seu areal branco, as suas águas límpidas e a vegetação da serra criam um cenário único, que convida ao relaxamento e ao descanso. O seu mar é uma reserva natural rica em várias espécies marinhas e, por isso, é também possível praticar mergulho nesta baía.

2. Praia da Figueirinha

A Figueirinha é uma das praias da Arrábida mais populares e concorridas, especialmente durante o verão. O seu areal extenso, que durante a maré baixa forma uma língua de areia, proporciona uma espécie de enseada, propícia à pratica de windsurf.

Existe, ainda, uma zona arborizada nas margens da ribeira, a qual é muito utilizada para piqueniques. O mar calmo torna esta praia muito convidativa para família com crianças. Fazendo parte da Serra da Arrábida, a partir daqui tem acesso a uma vista deslumbrante sobre Tróia e sobre o Portinho da Arrábida. Além disso, há infraestruturas de apoio como estacionamento, restaurante, vigilância, toldos e jogos.

3. Praia de Galapos

praias da arrabida

Fonte: Wikimedia Commons/Ines.isabel89

Esta é uma das praias mais belas região, fruto também da magnífica paisagem sobre a Serra da Arrábida. As suas arribas protegem-na das correntes e ventos, tornando-se por isso um destino agradável para um dia de praia.

Muito tranquila, as águas límpidas desta praia permitem a observação de algumas espécies marinhas. É possível fazer mergulho e, como o mar é calmo e a praia vigiada, o local ideal para visitar com crianças.

4. Praia de Galapinhos

praias da arrabida

Galapinhos fica no litoral da Arrábida em Setúbal. Em 2017, esta praia foi eleita a melhor da Europa, segundo os European Best Destinations. Desde essa altura que esta praia ganhou mais visibilidade, passando a atrair mais turistas.

Trata-se de uma praia calma com um mar tranquilo onde é possível observar espécies marinhas, praticando mergulho e caça submarina. Protegida entre rochas, este é um areal pequeno, mas bastante sereno e intimista. A praia é vigiada, mas a sua acessibilidade pode ser difícil, com poucos lugares para estacionamento e acesso através de trilhos de inclinação considerável.

5. Praia dos Coelhos

Entre as praias dos Galapinhos e do Creiro (Portinho da Arrábida), fica esta praia selvagem, tranquila, de areias brancas e águas cristalinas. Como fica localizada numa pequena enseada no sopé da cordilheira da serra da Arrábida, o seu acesso é um tanto ou quanto difícil, por trilhos de inclinação considerável. Uma das praias da Arrábida com mais encanto.

6. Praia dos Pilotos

Esta praia fica na encosta que antecede o Portinho da Arrábida. O seu acesso é feito por uma escadaria que atravessa um portão de ferro. O areal tem dimensões reduzidas e águas tranquilas e límpidas. Na zona de banhos, merece menção o grande penedo que aí existe.

7. Praia do Creiro

praias da arrabida

Fonte: Wikimedia Commons/Pepolino83

Entre as praias dos Coelhos e do Portinho da Arrábida, fica a praia do Creiro, onde existe a chamada Pedra da Anicha, isto é, uma pequena ilhota, frente ao conhecido “monte branco”.

Atualmente, já existe uma estrada de acesso à praia, assim como diversos lugares de estacionamento. Trata-se de uma praia com vigilância e serviços de restauração e de lazer, como aluguer de toldos e embarcações de recreio sem motor.

8. Praia do Monte Branco

Na zona nascente da Baía do Portinho da Arrábida, fica esta praia, de onde também é possível observar a Pedra da Anicha, referida anteriormente. É uma praia muito tranquila e pouco frequentada, onde é possível fruir da Natureza, nomeadamente através da prática de mergulho.

O seu areal é reduzido e interrompido por calhaus e blocos. O seu nome advém de uma duna de areia que aí existia e que cobria os rochedos e a vegetação da encosta, criando precisamente uma espécie de monte branco.

9. Praia de Alpertuche/Alportuche

Esta é uma das praias da Arrábida frequentada sobretudo pelos moradores locais. O areal é pequeno, com muitas pedras, e águas límpidas que atraem qualquer um. É uma praia não vigiada e o seu acesso é feito através de uma estrada de areia situada a 100 metros do cruzamento para o Portinho da Arrábida.

Veja também: