Publicidade:

Praias da Croácia, as pérolas dos Balcãs

Saradas as feridas da Guerra dos Balcãs, reergueram-se as belezas das praias aa Croácia e o país assume o seu destaque no turismo.

Praias da Croácia, as pérolas dos Balcãs
Os lugares que não vai querer perder na sua viagem à Croácia

Se até ao dobrar do presente século, a Croácia era tema de conversa pelas suas implicações na sangrenta Guerra dos Balcãs, hoje é tema de conversa por ser um dos lugares com as melhores estâncias balneares e com um dos maiores patrimónios da humanidade devidamente declarado pela UNESCO – e em destaque está o seu litoral. Conheça os principais pontos a visitar e não deixe de mergulhar nas praias da Croácia.

Pérola dos Balcãs, geograficamente favorecida por um extenso litoral, a Croácia oferece-lhe uma cinzenta mas subliminar Zagreb, a beleza natural dos lagos Plitvice, os vestígios das invasões romanas em Split e a espantosa costa da Dalmácia, com cidades que não quererá deixar de visitar como Zadar e Dubrovnik e um museu a céu aberto chamado Trogir. Uma costa com mais de mil ilhas e ilhotas, águas translúcidas, um clima estival e uma herança histórico-cultural riquíssima.

Praias da Croácia: paraísos a não perder (e mais dicas no nosso roteiro de viagem)


Os melhores lugares para umas férias inesquecíveis na Croácia

croacia

Zagreb

Zagreb, a capital da Croácia, conta com mais de 900 anos de história e é o centro nevrálgico da economia deste país. Repleta de monumentos e museus, de restaurantes e mercados, de zonas de comércio e lazer, a cidade oferece-lhe uma parafernália de coisas interessantes para ver e fazer.

Como qualquer cidade cinzenta, com uma beleza menos óbvia, este pode perfeitamente revelar-se um ponto de passagem muito mais interessante do que as cidades que ocupam lugares de destaque nos Tops dos destinos a não perder. Por isso já sabe, quando alguém lhe disser para esquecer Zagreb e para descer imediatamente para a costa, ignore a pessoa e dê uma oportunidade a esta espantosa cidade.

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Entre Zagreb e o centro litoral da Croácia, vai encontrar um dos parques naturais mais impressionantes de toda a Europa. Com uma área total de 296 km2, foi classificado como Património Mundial pela UNESCO em 1979. Quedas de água deslumbrantes, lagos com águas translúcidas que lhe permitem observar o fundo de areia fina, hectares de floresta e uma diversidade imensa de vida animal são os maiores encantos de Plitvice. Aqui poderá percorrer os cerca de 10 km de caminhos e passadiços de madeira em redor dos lagos, enquanto observa todos os encantos deste pedaço de terra em estado puro. Leve calçado adequado na mala e rume a esta aventura. 

Split

Chamemos-lhe a cidade estratégica do litoral da Croácia, pois é o principal ponto de ligação às ilhas mais visitadas da região. A maior e mais arrebatadora referência de Split é o Palácio de Diocleciano, o Imperador Romano que abdicou do poder e foi viver a “idade da reforma” para a Croácia, no imponente Palácio que mandara construir. Ao longo dos séculos o Palácio sofreu várias intervenções e no seu interior cresceu uma micro cidade, que no início do século XX albergava mais de 3.000 residentes em mais de 300 casas. Actualmente é o principal centro de restauração, hotelaria e comércio da cidade.

 

Praias perto de Split:

Perto do centro de Split, a menos de 1km da muralha do Palácio, poderá esticar a toalha na Praia Bacvice. Tendo conquistado recentemente a Bandeira Azul de qualidade da Comunidade Europeia, é a praia de referência para a esmagadora maioria dos residentes locais.

Se prefere um dia de praia mais relaxado, Kasjuni poderá ser uma solução melhor para si. A apenas 20 minutos de Split, esta região montanhosa oferece-lhe um conjunto de praias recônditas que lhe darão a possibilidade de se afastar do excesso de turismo na cidade.

Uma outra e melhor solução, a 45km da cidade natal de Diocleciano, é a Praia de Brela, uma pequena praia rodeada por árvores, dando-lhe a sensação de privacidade total. Com águas calmas e com um extenso areal de mais de 6km, foi distinguida pela Forbes como uma das praias mais bonitas da Europa.

 

Trogir

Habitada desde os tempos pré-históricos, Trogir é um dos lugares mais bonitos e peculiares de toda a costa, com uma localização geográfica perfeita e uma das mais ricas heranças culturais da Dalmácia. Uma pequena cidade portuária fundada por colonos gregos no século III a.C. injustamente esquecida e muito pouco divulgada como destino turístico, que vive na sombra das cidades que enchem os roteiros definidos pelas agências de viagens. O centro histórico de Trogir, classificado desde 1997 pela Unesco como Património da Humanidade, situa-se a poucos km de Split e merece o desvio.

Dubrovnik

Um local assombroso, com uma Cidade Velha soberba que foi recentemente palco da gravação da série Game of Thrones e que se tornou Património Mundial da Unesco em 1979. Com uma enorme muralha em perfeito estado de conservação, é possível passear com um olha para dentro da muralha e outro para o Adriático. Grande parte do encanto desta antiga cidade prende-se à funcionalidade e simplicidade das suas estruturas e edifícios. Na Cidade Velha terá à sua disposição um conjunto significativo de alojamentos e restaurantes, assim como pequenos cruzeiros que o levarão até às ilhas, onde poderá desfrutar das praias e ver a velha Dubrovnik de outra perspectiva.

Praias perto de Dubrovnik:

Devido à proximidade da Cidade Velha, a Praia Banje é naturalmente a mais conhecida e a mais congestionada daquela zona, e está a uma breve caminhada de 15 minutos a partir do portão de Ploče. Esta praia está concessionada ao clube East-West, pelo que terá que desenbolsar uma quantia considerável por um pedaço de chão. Opte antes por caminhar mais alguns metros até encontrar o seu lugar ao sol numa das muitas rochas junto ao mar sem que lhe seja cobrado um punhado de kunas (moeda croata).

 

A Praia Stevi Jakov é uma praia mais afastada e a escolha mais comum dos locais, precisamente para fugirem à confusão da praia principal. Aqui poderá apreciar a vista para as muralhas da cidade e para toda a costa de forma privilegiada; motivo extra para ser considerada por todos como uma das melhores praias da região. Para lá chegar prepare-se para uma curta mas espantosa viagem de carro pela costa seguida de uma caminhada por um trilho com vários hotéis na área envolvente.

Tecnicamente, a Praia Pasjača não pertence a Drubovnik, mas à pequena cidade de Konavle, perto da fronteira com Montenegro. Unanimemente considerada como uma das mais belas e exclusivas praias de todo o Adriático, merece o desvio de cerca de 30km. Se tiver tempo e o cartão de cidadão consigo, passe a fronteira e aproveite para descer até à costa montenegrina e explore os Fiordes dos Balcãs.

Zadar

Em Zadar vai encontrar uma cidade diferente, com menos turistas e mais relaxada. No litoral norte da Dalmácia, numa baía com mais de 300 ilhotas, esta pequena cidade carrega mais de 3.000 anos de história. Já foi habitada por romanos, arrasada por venezianos, conquistada por franceses, austríacos e italianos e também uma das cidades mais destruídas durante a terrível Guerra dos Balcãs. Mas, como sempre, Zadar reergueu-se e reinventou-se, tornando-se numa cidade moderna e elegante, mas sempre sem perder as marcas dos séculos de história que carrega.

Para lá do pôr do sol mais bonito que vai ver na vida (palavras nossas e do mestre do suspense Alfred Hitchcock) e da Igreja de São Donato construída no século IX, o Órgão Marítimo, construído sobre a forma de degraus junto ao mar que vai soprando uma melodia consoante o ligeiro movimento das ondas e o Painel Solar em forma circular, que absorve energia durante o dia e se acende à noite com milhares de cores, são as principais atracções da cidade.

Praias perto de Zadar:

Num raio de 100km de Zadar, encontrará as praias mais bonitas de toda a Dalmácia. Primeiramente, em Privlaka, a cerca de 30km de distância da cidade, com praias com extensos areais (o que é raro naquela zona; praias grandes e praias com areia), sem vento e um mar bastante calmo, este conjunto de praias são perfeitas para quem quer relaxar e ganhar uma corzinha digna de fazer inveja.

A uma hora de carro de Zadar, na belíssima Ilha de Pag, fica a Praia Sveti Duh, uma das mais belas praias de toda a região. O acesso a esta praia paradisíaca é um pouco difícil, através de estradas estreitas que vão descendo desde a montanha até à baía. Além de um mar quente com águas azuis dignas do paraíso, há toda uma zona montanhosa envolve de cortar a respiração que vale bem esforço.

 

Veja também: