Publicidade:

Serra da Estrela: praias fluviais a não perder neste verão

Se no verão gosta de fugir do mar, então descubra 9 praias fluviais na Serra da Estrela para explorar e aproveitar nas férias que se avizinham.

Serra da Estrela: praias fluviais a não perder neste verão
Zonas fluviais na região da Serra da Estrela

Banhar-se nas águas de um rio é uma opção cada vez mais procurada por turistas e por quem planeia as suas férias de verão. Por essa razão, hoje damos-lhe a conhecer 9 praias fluviais na Serra da Estrela, caso esteja a pensar ir até esta região do país, nos próximos tempos.

Prepare-se para águas límpidas e cristalinas, mas também algo frias. O importante é que se divirta e usufrua destes espaços em plena comunhão com a Natureza e com o benefício de disporem de uma série de infra-estruturas de apoio que em muito contribuem para a plena fruição destas zonas. Rume já a estas magníficas praias fluviais na Serra da Estrela.

9 praias fluviais na Serra da Estrela para conhecer


praias fluviais

1. Praia Fluvial do Rossio em Valhelhas

Esta é uma das praias fluviais na Serra da Estrela. Pertence a uma zona de lazer que conta com o Parque de Merendas e com o Parque de Campismo e Autocaravanismo de Valhelhas (Valhelhas Camping). Neste destino, pode encontrar duas zona de relvado nas margens da área de banhos. Existe ainda uma ponte pedonal, um bar com esplanada e chuveiros.

É uma praia acessível a todos e foi recentemente classificada com Bandeira Azul, sendo a primeira praia do interior com este galardão.

  • Época balnear 2019: 01 de julho a 30 de agosto

2. Praia fluvial de Loriga

A vila de Loriga encontra-se na zona sudoeste do parque natural da Serra da Estrela, no curso da Ribeira de Loriga, acessível através da N 231 e da N 338. Já a praia fluvial fica a 800 m de altitude, entre a vegetação rasteira da Serra da Estrela, junto à N 231.

Esta é uma praia fluvial única, já que fica num vale glaciário, de águas puras e cristalinas, mas também bastante frias para banhos. Além das várias infra-estruturas de que dispõe, esta praia é detentora de várias distinções, entre elas de qualidade de ouro.

  • Época balnear 2019: 01 de julho a 31 de agosto

3. Praia Fluvial de Unhais da Serra

No centro da vila de Unhais da Serra fica esta praia fluvial, com uma vasta área de lazer, das maiores de Portugal.  Em funcionamento desde 2010, a prainha de Unhais, como também é conhecida, possui muitas infra-estruturas de apoio às duas represas existentes na zona, além de outros pequenos recantos da Ribeira de Unhais ou Ribeira de Paul onde correm as águas límpidas da Serra.

  • Época balnear 2019: 01 de junho a 30 de setembro

4. Praia Fluvial de Aldeia Viçosa

Esta praia fica na margem direita do rio Mondego, a jusante da barragem do Caldeirão, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Ao visitar este espaço beneficiará da beleza única do Vale do Mondego, assim como do valor biológico da principal montanha e do maior Parque Natural de Portugal Continental.

Banhada pelo maior rio que nasce e desagua em território nacional, o Mondego, esta praia é possuidora de equipamentos de qualidade, tais como: o Parque de Estacionamento Automóvel, Parque de Merendas, Bar, Campo de Jogos, Parque Infantil, Piscina com escorrega, passadiços nivelados e relvados com sombras naturais.

  • Época balnear 2019: 01 de julho a 31 de agosto

5. Praia fluvial de Lapa dos Dinheiros

Também chamada de praia da Caniça, o nome deste local advém do facto de se encontrar a aproximadamente 1,5km da freguesia da Lapa dos Dinheiros, na ribeira da Caniça. Trata-se de um afluente do rio Alva, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. A Natureza do meio envolvente cruza-se com as águas límpidas e frias da Ribeira do Souto da Lapa.

  • Época balnear 2019: 01 de julho a 31 de agosto

praias fluviais

6. Praia fluvial de Vila Cova

Vila Cova à Coelheira fica em pleno parque natural da Serra da Estrela. A sua praia fluvial foi requalificada em 2013, apresentando águas frias, mas límpidas e de excelente qualidade. Trata-se de uma praia vigiada  e, junto da qual, existe um Parque de Campismo.

  • Época balnear 2019: 01 de julho a 30 de agosto

7. Praia fluvial do Sabugueiro

O Sabugueiro é a aldeia mais alta de Portugal Continental, a 1150m de altitude. Esta praia recebe as águas de um afluente do rio Mondego que, como é um rio da Serra da Estrela, garante águas limpas, quase termais, embora frias. A sua transparência facilita a prática da pesca desportiva.

Junto à ETAR do Sabugueiro, encontra-se um pequeno açude que pode funcionar como uma excelente albufeira para se banhar e, quem sabe, futuramente, possa originar uma agradável praia fluvial.

  • Época balnear 2019: 01 de julho a 31 de agosto

8. Praia fluvial do Covão da Ponte

Esta praia fica entre os concelhos de Manteigas e Gouveia, num planalto da Serra da Estrela, a aproximadamente 960m de altitude. As suas águas são límpidas e calmas e esta área fluvial é tranquila e retirada, garantindo o sossego e a privacidade desejadas. Há um parque de merendas com churraqueiras, entre outras infraestruturas de apoio.

9. Praia fluvial de Sandomil

Sandomil fica em Seia e possui um parque de lazer junto ao rio Alva, no qual se localiza esta praia fluvial, banhada pelas águas limpas da Serra da Estrela. O parque de Sandomil possui várias infra-estruturas e lugares encantadores, onde pode descansar e relaxar.

  • Época balnear 2019: 01 de julho a 31 de agosto

Veja também: