Publicidade:

As 5 melhores praias no norte de Espanha

Se está ponderar eleger o país vizinho como próximo destino, conheça as melhores praias no norte de Espanha e deslumbre-se com as possibilidades.

As 5 melhores praias no norte de Espanha
As nossas escolhas para um verão incrível

Espanha é um dos países onde se concentram mais bandeiras azuis, não havendo dúvida que oferece praias fantásticas ao longo das suas 8 costas (Brava, Cálida, da Luz, Dourada, Verde, Brava, da Morte e do Sol) e dois grupos de ilhas (Baleares e Canárias). A norte, a extensão da costa desvenda uma heterogeneidade de paisagens que merece não só ser vista, como experienciada. Para quem procura aliar um destino de veraneio tranquilo, sem a azáfama à qual tradicionalmente associamos outras cidades costeiras, a uma gastronomia rica e cultura fervilhante, as melhores praias no norte de Espanha que aqui sugerimos têm tudo para ser a aposta perfeita.

Melhores praias no norte de Espanha: 5 escolhas imprescindíveis


Figueiras, Ilhas Cíes

playa cies

Esta praia já tinha tido merecido destaque, no artigo sobre areais imperdíveis Espanha. Um verdadeiro tesouro natural, com trilhos florestais e pequenos refúgios onde reina a tão afamada dupla paz & sossego, um mar transparente a perder de vista e aquele traço rude tão característico da fauna galega.

Rodeada e protegida pela vegetação cerrada, esta que é uma das belezas naturais da Galiza estende-se ao longo de 300 metros e fica mesmo ao lado da praia de Rodas, que o The Guardian chegou a considerar como a melhor do mundo, em 2007. Não deixe de incluir a praia de Figueiras num roteiro mais abrangente pelas Ilhas Cíes.

Seguindo esta sugestão, é obrigatório dar um saltinho a Vigo e deliciar-se com o afamado caldo gallego.

As Catedrais, Lugo

playa las catedrales

A zona este da costa em que o Mar Cantábrico toca a Galiza faz parte da chamada Marinha Lucense. Este é um território de mar e montanhas, rios e rias, prados e praias, sendo uma das mais famosas a praia de As Catedrais, em Lugo.

Aqui, as rochas esculpem arcos monumentais que darão, com certeza, “aquela” foto de verão. Possui bandeira azul e, caso seja fã, todas as condições para a prática de inúmeros desportos aquáticos como surf, windsurf, kite ou vela. Para petiscar ou beber depois de um dia de praia, sugerimos o Las Cinco Vigas, onde pode deliciar-se com o melhor da gastronomia local.

Saiba também o que fazer na Galiza para uma escapadinha perfeita.

Torimbia, Llanes

playa llanes

Nem só da Costa da Morte se fazem as melhores praias do norte de Espanha. Também as Astúrias e a Costa Verde, com as suas vilas cheias de encanto e campos que prolongam até ao areal, merecem destaque nesta seleção.

Ao longo dos seus quase 350 metros de extensão, são várias as praias onde facilmente nos poderíamos perder, sendo a de Torimbia, em Llanes, uma delas. Referência do nudismo nas Astúrias desde os anos 60, o areal da Torimbia é extenso, dourado e em forma de concha, ao qual se acede por via pedonal. Um clássico que nunca passa de moda.

Se as Astúrias forem o seu destino eleito para umas férias de sonho no norte de Espanha, não deixe de visitar um porto pesqueiro e saborear a melhor gastronomia junto ao mar. Os pratos de marisco do Cantábrico e a frescura do bonito, do besugo e da caldeirada de peixe estão à sua espera.

San Lorenzo, Gijón

playa gijon

Mais uma sugestão nas Astúrias, desta vez em Gijón. A praia de San Lorenzo será a mais conhecida da região, formando uma baía que a catapulta directamente para o pódio dos mais belos areais no norte de Espanha. Com cerca de 1,5 quilómetros de extensão, é delimitada a Oeste pelo Cerro de Santa Catarina e a Este pela foz do rio Piles. Sem dúvida uma das melhores praias no norte de Espanha, a fama é merecida.

Conta com dois campos de vólei de praia e dispõe de um passeio marítimo de quase 3 quilómetros, perfeito para abrir o apetite para o famoso cordero a la estaca ou para a igualmente típica chopa a la sidra. A praia de San Lorenzo é facilmente acessível, tanto de carro como a pé.

Optando pelas Astúrias para umas férias, não deixe de explorar as duas praias que acima sugerimos, bem como de conhecer os imperdíveis bufones de Pria em Llanes, um autêntico deleite para os sentidos. Aqui podemos ver o mar respirar, “espernear”, saltar por cima das nossas cabeças, alternando entre pequenos jactos e pesados vapores, enquanto o chão vibra por baixo dos pés. Saiba mais sobre os respiradouros de Llanes aqui >>

La Concha, San Sebastián

playa la concha

Numa lista com as melhores praias no norte de Espanha não podia faltar uma referência a San Sebastián e a uma das suas praias mais emblemáticas. Infinitamente fotografada, indiscutivelmente clássica, as areias finas desta praia em forma de concha já lhe deram o título de segunda melhor praia do mundo, segundo a reputada publicação Travel and Leisure.

Um areal amplo, aberto e pleno de elegância, pertíssimo do centro nevrálgico de San Sebastián. Basicamente, está com um pé na praia e outro nos melhores restaurantes da cidade, ou não fosse San Sebastián um epicentro de estrelas Michelin. Não deixe, também, de experimentar os famosos pintxos que, aqui, assumem a forma de verdadeiras obras de arte gastronómicas em miniatura.

Escolhendo o País Basco para as suas férias de verão nas praias no norte de Espanha, não podemos, igualmente, deixar de sugerir uma escapadela até Bilbao; podendo fazer a viagem de carro, certamente encontrará várias outras praias de sonho, mais ou menos recônditas, mas todas com a promessa de uns dias maravilhosos debaixo de sol e dentro de água, com boa comida e o melhor de tudo: mesmo aqui ao lado. Boas férias!

Veja também: