Publicidade:

14 ideias para saber como usar o preto e branco na decoração

Se está a pensar decorar uma divisão a preto e branco, deixamos-lhe 14 sugestões para se inspirar e ter uma divisão muito charmosa.

14 ideias para saber como usar o preto e branco na decoração
A decoração a preto e branco está em voga

O preto e branco entrou em força na decoração e são muitas as formas de o utilizar. O principal cuidado a ter é não cair na monotonia e não deixar que a divisão se torne fria ou impessoal. Com as nossas 14 propostas, verá que isso não vai acontecer e irá conseguir criar um ambiente acolhedor, moderno e cheio de estilo. Não importa se a área que tem disponível é grande ou pequena. É possível adaptar este jogo de cores a qualquer espaço. Descubra como!

14 dicas para uma decoração a preto e branco elegante e sofisticada


preto e branco

  • Antes de ir às compras, analise o espaço a decorar e decida qual o estilo que pretende seguir e o ambiente que deseja criar. Contemporâneo e minimalista com linhas simples a preto e branco ou um estilo mais clássico e elegante, com o preto e branco em detalhes e padrões requintados?
  • Não torne a decoração monótona, apostando nestes tons em apontamentos específicos como pormenores arquitetónicos, peças de mobiliário, papel de parede, entre outros possíveis.
  • Outra forma de prevenir a monotonia é combinar estampas decorativa com superfícies lisas. As estampas trazem vida, enquanto as superfícies lisas evitam que se canse tão facilmente do ambiente.
  • A decoração a preto e branco pode ser quebrada e, até, realçada, com a inclusão de uma outra cor, forte e viva como o amarelo, o verde, o azul-turquesa ou o rosa choque ou, se preferir, mais suaves como o lilás, o azul ou o rosa bebé. Basta para isso dispor na divisão uma ou duas peças num destes tons e conseguirá um efeito surpreendente.

Decoração de paredes: 7 ideias criativas

  • Não é necessário que o preto e o branco apareçam na mesma proporção. Pode compor uma divisão com uma base branca e o preto aparecer, apenas, em alguns detalhes, como o tapete, as almofadas estampadas, as cortinas, o sofá. Sendo que a cor escura pode aparecer inteira ou em motivos, combinada precisamente com o branco.
  • Equilibre a quantidade de branco e de preto que usa em função da dimensão do espaço. Em áreas amplas, por exemplo, o preto é sempre bem-vindo. Já em áreas mais pequenas, um maior uso do branco será sensato para ampliar o espaço.
  • Ouse na tinta preta e pinte os rodapés desta cor ou distribua algumas riscas pretas numa parede. Para os mais arrojados e em espaços de grandes dimensões, arrisque mesmo a pintar toda uma parede de preto. Se a divisão tem lareira, por que não dar-lhe destaque, colorindo-a precisamente de branco e preto.
  • Para dar mais sofisticação e glamour, acompanhe estas tonalidades com materiais elegantes como o vidro, o aço, os prateados, os dourados e demais metais brilhantes.
  • Se expuser fotografias na divisão, imprima-as em tons de cinza para que acompanhem as tonalidades do espaço. Se as colocar numa parede branca, por exemplo, deve optar por molduras pretas que podem ter outras aplicações, claro.
  • Use o preto como a cor preferida para reciclar. Transforme peças velhas ou gastas, pintando de preto prateleiras, móveis que já tenha aí por casa e precisem de uma ”nova cara” e, até, os puxadores das portas. Forre os abajures com tecidos escuros, lisos ou com motivos.
  • Dê outras cores ao ambiente, pendurando desenhos, pinturas e outras obras de arte, mas coloque em molduras em preto e branco.
  • Agrupe diversas peças decorativas que façam, entre si, um jogo de tamanhos, formatos e texturas, sempre unidas pelo preto e branco.
  • Os mais variados acessórios podem acompanhar a decoração. Se se trata de uma sala de jantar, invista num serviço de jantar em branco e preto. Já se se trata de um WC, surpreenda com um papel higiénico preto, por exemplo.
  • Inclua no ambiente luzes amarelas, plantas e móveis de madeira, de forma a tornar o espaço acolhedor e não correr o risco que ele se torne demasiadamente frio e impessoal.

Se ainda tinha algum receio em usar o preto e branco na decoração, seguramente já ficou confiante e cheio de ideias de como fazê-lo. O principal é mesmo analisar bem a divisão e, também, refletir sobre aquilo que pretende para o espaço.

Depois, o mais sensato é apostar em objetos decorativos que, a qualquer momento, pode modificar ou substituir, caso se canse ou sinta o ambiente demasiado sobrecarregado. Inspire-se nas nossas sugestões e modernize a sua casa.

Veja também:

Limpeza e Arrumação