Publicidade:

Primeira semana de trabalho: 11 dicas infalíveis

A primeira semana de trabalho pode tirar-lhe o sono. Consulte as nossas dicas para causar uma boa impressão e não deixe a ansiedade levar a melhor.

Primeira semana de trabalho: 11 dicas infalíveis
Ansioso? Não desespere, podemos ajudar

Parabéns, depois de entrevistas e contactos, chega a primeira semana de trabalho! É natural que se sinta um pouco perdido no meio de caras desconhecidas e regras novas. É necessário evitar erros de forma a causar boa impressão e garantir o sucesso profissional.

Quer seja o seu primeiro emprego, segundo ou terceiro, os primeiros dias de trabalho podem ser aterradores. Há muitas incertezas que chegam com o novo emprego. Vai encontrar novas pessoas, um novo ambiente de trabalho e um novo conjunto de responsabilidades. Mas não se preocupe, reunimos algumas dicas para o ajudar.

Continue a ler e saiba como agir nos primeiros dias de trabalho. Não se deixe vencer pelo nervosismo.

Primeira semana de trabalho: 11 coisas que deve fazer


primeira semana de trabalho

1. Não se atrase

Este conselho pode parecer óbvio, mas é a chave para o sucesso. Chegar a horas vai confirmar ao seu novo chefe que é a mesma pessoa responsável e cheia de entusiasmo que aparentou ser na entrevista de emprego.

2. Vista-se para impressionar

Vestir bem não quer dizer que tem que usar roupa demasiado formal. Provavelmente, já teve oportunidade sabe qual é o dress code em vigor, por isso, basta adequar o seu vestuário à expectativa que a empresa tem de como os seus colaboradores se devem vestir.

3. Apresente-se

Não espere até que os seus novos colegas venham falar consigo, tome a iniciativa. Nos primeiros dias, comece por se apresentar aos colegas que estão mais próximos e que vão trabalhar diretamente consigo.

Há estudos que referem que a ansiedade em situações novas pode dever-se, em parte, a não se sentir confiante sobre a forma como se apresentar. É um sentimento natural, mas nos primeiros dias de um novo emprego, é importante que o seu entusiasmo brilhe. Portanto, encontre o momento certo e faça uma apresentação rápida e enérgica a quem ainda não conhece.

Tente decorar o nome dos novos colegas, mas não se preocupe em demasia. Se por caso se esquecer, basta dizer “relembre-me o seu nome, outra vez”, a honestidade é a melhor estratégia.

4. Conheça o seu chefe

Depois de conhecer o seu local de trabalho, peça para reunir com o seu chefe para perceber quais as expetativas em relação ao seu trabalho. Mostre interesse, não espere que o chamem.

5. Organize a sua mesa de trabalho

Organizar a mesa de forma funcional logo na primeira semana, é mais uma ajuda para começar com o pé direito. Verifique se tem todo o material de que precisa, não adie o pedido se faltar alguma coisa. Não se deixe atrasar no trabalho!

6. Procure conversar com colegas mais antigos

Em princípio, durante a preparação para a entrevista, aprendeu e já tem conhecimento das regras e procedimentos da nova empresa. Mas existem sempre as regras não escritas que envolvem hábitos e costumes dos seus novos colegas de trabalho. Descubra quais são para não cometer nenhuma gafe e ferir suscetibilidades logo nos primeiros dias do seu novo emprego.

7. Procure um amigo

Depois de algumas apresentações, vai ficar com uma noção de com quem vai trabalhar. Convide um colega para almoçar ou tomar um café, pode ser a pessoa sentada ao seu lado ou outro recém-chegado.

Claro que, durante esta primeira semana, dificilmente vai encontrar o seu melhor amigo ou desenvolver uma relação profunda com alguém. Mas encontrar alguém com quem se possa relacionar, mesmo que a curto prazo, irá proporcionar-lhe a estabilidade necessária.

8. Seja humilde

Faça perguntas, procure saber mais. Mostre o seu valor e os seus conhecimentos, claro, mas não adote uma atitude de quem já sabe tudo e não precisa de ajuda de ninguém.

9. Não seja o primeiro a sair

A primeira semana de trabalho é sobre primeiras impressões, por isso é importante demonstrar o seu compromisso, estando na empresa o máximo de tempo possível, mas sem exageros. Não precisa de ser o último a sair. No entanto, também não precisa de ser o primeiro a correr pela porta fora. A sua intenção é mostrar que é um profissional dedicado e disposto a esforçar-se para se tornar num membro valioso da equipa.

10. Tome o seu tempo

É natural, apesar dos receios, que se sinta animado e com vontade de fazer “as coisas acontecer”. No fundo, foi contratado para isso. No entanto, o melhor conselho para a primeira semana de trabalho num sítio novo é primeiro ouvir e observar e só agir em segundo lugar.

Use estes dias para aprender. Depois, quando sentir que tem real conhecimento do que se passa à sua volta, quem são seus principais parceiros e onde pode agregar valor, comece, então, a movimentar-se para criar impacto. A sua prioridade deve ser absorver informações, mas, por exemplo, por que não aprender a tirar o café? Seja pró-ativo e aprenda como funciona a logística. É um bom truque para dar-se a conhecer e conhecer os outros colegas.

11. Mostre iniciativa

Alguma necessidade específica da empresa surgiu durante a entrevista de emprego? Considere escrever uma breve proposta de como resolveria esse desafio.

Aproveite também a hora do almoço para conviver com os seus colegas, saiba se há restaurantes, cafés ou farmácias perto e não tema a primeira semana de trabalho, vai correr tudo bem!

Veja também:

Inês Silva Inês Silva

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com uma pós-graduação em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, o seu percurso profissional foi sempre na área da comunicação com a criação dos mais diversos tipos de conteúdos.

Saiba tudo sobre emprego