Primeiras noites em casa do cão: saiba qual é a melhor forma de o receber

É muito importante que nas primeiras noites em casa do cão consiga transmitir alguma segurança, proximidade e atenção ao seu novo amigo.  

“sponsored by fidelidade”
Primeiras noites em casa do cão: saiba qual é a melhor forma de o receber
As primeiras noites do cão em casa podem ser um verdadeiro desafio.

As primeiras noites em casa do cão podem ser um autêntico desafio, tanto para o dono como para o próprio animal. Assim como as pessoas, os cães quando mudam de ambiente por algum motivo, sentem a mudança e podem manifestar-se de formas muito distintas.

Se está a pensar em adotar um cão ou se acabou de receber um no seu lar e não sabe como agir perante as manifestações do animal, não se preocupe. Preparamos um artigo para esclarecer todas as suas dúvidas nesta fase inicial da vida do seu cão e claro, do dono também.

Temos algumas dicas que o vão ajudar a ultrapassar as primeiras noites do cão em casa. Tome nota.

5 dicas para lidar com as primeiras noites em casa do cão


Resultado de imagem para site e-konomista.pt cao bebe

A verdade é que as primeiras noites do cão em casa nunca são totalmente fáceis.

Quando os cães bebés são retirados da ninhada e da companhia da própria mãe para repentinamente estarem num local novo e estranho com pessoas novas também, podem sentir-se bastante stressados e confusos com todas as novas informações que têm de assimilar.

Por este mesmo motivo, temos 5 dicas para lidar com as primeiras noites do cão em casa, para que consiga então tornar todo este processo de transição muito mais suave.

1. Prepare o local onde vai ficar o cão

Ou seja, antes de levar o cão para sua casa, deve certificar-se que preparou um local apropriado para o animal brincar, descansar, fazer a sua alimentação e até as suas necessidades.

Boas ideias para a preparação do local, será a colocação dos potes de água e ração, brinquedo específicos para a idade do cão, a caminha, jornal ou um tapete higiénico (para as necessidades do cão), e claro muito carinho e amor.

2. Defina horários para dormir

A definição de horários para dormir nas primeiras noites é crucial. Durante as primeiras noites do cão em casa, não deve deixar que ele adormeça sozinho ou que fique sequer sozinho na hora de se deitar. Opte por lhe fazer companhia, ou por colocá-lo num local perto de si para que ele se sinta mais seguro.

É claro que o cão pode chorar nestas noites, porque afinal se sente com medo e assustado. Mas não fique preocupado, é um processo normal.

3. Tenha paciência

Durante as primeiras noites em casa do cão, é muito importante que tenha paciência durante as primeiras noites do cão em casa. Podem não ser fáceis numa fase inicial, mas se conseguir manter sempre a postura correta com o seu animal ele irá sentir-se muito mais seguro e confiante.

Alguns cães têm mais dificuldade em adaptar-se do que outros, por isso, a paciência é crucial durante as primeiras noites.

4. Não abandone nunca o seu cão

Durante as primeiras noites, como já referimos, deve evitar abandonar o seu cão por períodos longos. Na hora de dormir, se o cão chorar ou uivar significa que ele está a tentar chamar a atenção da sua família para o aconchegar. Por isso, durante esta fase não evite e dirija-se para perto dele para que ele se consiga sentir seguro, e vai certamente adormecer com mais facilidade

5. Brinque bastante com ele antes de dormir

Se brincar muito com o seu cão antes da hora de se deitar, ele vai sentir-se mais cansado e claro, a facilidade em adormecer irá ser maior. Esta dica pode ser muito útil durante as primeiras noites do cão em casa.

Alguns cuidados a ter com o cão nas primeiras noites em casa


cao bebe em casa

Agora que já lhe demos 5 dicas para conseguir lidar com as primeiras noites do cão em casa, existem alguns cuidados que deve ter.

Durante as primeiras noites do cão em casa, deve tentar fazer-lhe o máximo de companhia para que ele nunca se sinta sozinho ou abandonado. O cão tem de sentir todo o amor e carinho que o dono tem para lhe dar, só assim vai conseguir criar uma boa ligação consigo.

Veja as nossas sugestões de creches para cães em Portugal >>

Se o cão ganir ou uivar muito, deve imediatamente fazer-lhe companhia. Pode optar por se juntar a ele, ou por se aninhar com ele no sofá ou na cama. Na verdade, os especialistas dizem que quanto mais perto estiverem, melhor se vai sentir o cão.

Nunca, em momento algum durante as primeiras noites, deve castigar ou elevar o tom de voz com o cão. Ao ter esse tipo de atitude, está a mostrar ao animal um nível de superioridade para o qual ele não irá estar preparado para lidar. O que por sua vez, dificulta todo o processo de transição do cão.

Lembre-se que os cães são como nós, precisam de sentir muito amor, carinho, preocupação e acima de tudo muita segurança por parte dos donos.

É fundamental que o seu cão não passe frio em nenhum momento. Por isso, certifique-se que a caminha está preparada com cobertores para que ele se sinta bem e aconchegado. Durante as primeiras noites deve ter muito cuidado com a temperatura do local onde dorme o cão.

Outro cuidado que deve ter durante esta fase inicial é a confirmação de que a cama do cão é efetivamente, a ideal para ele. Ou seja, deve ser macia, confortável e adequada ao seu tamanho.

Se o seu cão for bebé, e optar por uma cama de um cão já adulto, ele não irá sentir-se bem com tanto espaço livre à sua volta na hora de dormir.

Como receber o seu cão em casa para as primeiras noites


Os primeiros dias de receção do seu cão em casa, são sempre especiais e decisivos seja para um cão adulto ou bebé.

É nos primeiros dias que os cães começam a ficar confusos em relação ao espaço onde se encontram, e nunca sabem bem o que pensar sobre os donos. Afinal é tudo muito recente para ambos, e é natural que se sintam um pouco confusos.

É essencial que tenha um sítio para o cão se deitar e para se alimentar já definido no dia em que o receber em sua casa. Para além disto, é crucial que no caso de existir mais do que uma pessoa em casa, estejam todos reunidos no momento da receção. Desta forma, estará a tornar todo o processo de transição do cão, muito mais suave.

13 dicas para quem quer ter um animal de estimação >>

É aconselhável que o seu cão seja recebido em casa durante o dia e não à noite. Ou seja, ao recebê-lo em sua casa à luz do dia, o cão conseguirá conhecer melhor o sítio onde vai passar a morar.

Deixe o cão andar pela casa, farejar tudo para que se consiga adaptar ao ambiente novo para ele. Deve dar-lhe comida e passear com ele, para que o animal se consiga habituar à sua presença e associe a sua casa a coisas boas.

Receber um novo membro na família é sempre um momento de alegria e diversão.

Veja também: