Publicidade:

6 procedimentos de segurança com o cartão de crédito

Fique a par de procedimentos de segurança com o cartão de crédito. Alguns cuidados simples que deve ter para evitar graves problemas.

6 procedimentos de segurança com o cartão de crédito
Alguns cuidados fundamentais

Um cartão de crédito é algo fácil de ter e pode ser também bastante útil. O que pode ser por vezes um motivo de discussão tendo em conta as vantagens e desvantagens do seu uso, é garantido que se torna num meio de pagamento cómodo. Contudo, convém estar alerta para alguns procedimentos de segurança com o cartão de crédito.

Deve tomar precauções e ter cuidados na utilização dos seus cartões, para evitar fraudes e problemas logísticos e burocráticos. Saiba mais.

6 procedimentos de segurança com o cartão de crédito

cartao de credito

Faça por adotar e seguir estas medidas de prevenção e segurança. Infelizmente, são vários os tipos de fraude de que pode facilmente ser vítima. Estes procedimentos de segurança com o cartão de crédito podem ajudar.

1. Guarde o cartão em locais seguros

Evite andar sempre com o cartão de crédito. Leve-o quando tem realmente intenção e um plano para utilizá-lo, para alguma compra específica. Ao reduzir a hipótese de ele ser roubado e usado (e lembre-se de como é fácil utilizá-lo), evita também gastos que de outra forma não faria.

2. Memorize o(s) pin(s)

O pin ou senha de segurança é pessoal e intransmissível. Nunca deve fornecer este dado a ninguém. Faça os possíveis por memorizá-la e por nunca a ter apontada em lado nenhum. Muito menos na parte de trás do cartão.

3. Verifique os extratos

Consulte os extratos do cartão com regularidade para confirmar se está tudo bem e não existem anomalias no uso do cartão.

4. Cuidado nas compras online

É neste tipo de transações que o cartão de crédito se revela mais útil, mas tenha atenção aos sites onde compra produtos ou serviços. Garanta que são fiáveis, que não costumam ter problemas, procure mesmo feedback, caso não seja uma loja online conhecida. Se preferir, alterne o uso do cartão de crédito com um cartão temporário do serviço MB Net.

5. Não perca o cartão de vista durante transações

Durante pagamentos não perca o cartão de vista de maneira a que não possa ser usado em mais do que um equipamento, sem o seu consentimento.

6. Atue de imediato e corretamente se o perder ou for roubado

Assim que dá conta que perdeu o seu cartão ou desconfia que lhe possa ter sido roubado, ligue imediatamente ao banco para que pedir o seu cancelamento. Só cancelando o cartão é que vai evitar que ele seja usado por terceiros. Esta é sem dúvida, a regra de ouro quando existem problemas com os cartões de crédito.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.