Publicidade:

Está à procura de emprego? Eis o que não pode esquecer

Por muito que o possa planear meticulosamente, o processo é sempre mais complexo do que imagina. Veja o que não pode esquecer quando procura emprego.

Está à procura de emprego? Eis o que não pode esquecer
10 coisas a ter em mente

Se está a procurar emprego, já deve ter percebido que, dentro do processo, há tarefas que parecem fundamentais e outras que facilmente passam ao lado – embora não devesse, de todo, ser assim. Há passos incontornáveis e processos de que não se pode mesmo esquecer.

Procura de emprego: aquilo de que nunca se deve esquecer


Procurar emprego traduz-se invariavelmente num sem número de entrevistas, reuniões, contactos, follow ups, e outros tantos envios de currículos, por correio, por e-mail, ou entregas presenciais deste documento.

Enfrentemos a realidade – até a pessoa mais organizada poderá ter dificuldade em acompanhar de forma organizada o processo todo. Nos dias que correm, é muito provável que os empregadores procurem conhecer melhor os candidatos pesquisando por eles na internet. De igual modo, é facílimo um candidato esquecer-se de cuidar da sua reputação online, expondo um lado da sua vida a que os empregadores não deveriam ter acesso.

definições facebook

1. Reveja o seu nível de privacidade nas redes sociais

Particularmente no Facebook, é importante que, caso algum empregador queira visualizar o seu perfil, o mantenha protegido para evitar que certas informações que o possam prejudicar estejam visíveis. Selecione o que desejaria que um possível empregador visse e esconda o que não interessa. Para isso, navegue até a página “timeline and tagging” e, na secção “review” clique em “rever o que outras pessoas veem na sua timeline“.

2. Verifique as fotos nas quais aparece identificado no Instagram

Muitas vezes, as contas do Instagram são focadas no nosso trabalho, e demonstram uma seleção cuidada de imagens. Mas há mais fotos no Instagram do que aquelas que publicou na sua própria conta. Não custa fazer uma breve pesquisa para verificar se aparece em fotos ou publicações de outras pessoas, e se quer que isso seja visível para um possível empregador que pesquise por si.

3. Verifique se o seu rasto é visível em contas antigas e obsoletas

Há 20 anos atrás usava o Myspace e deixou de o usar há uns 10? Então, é muito provável que já não se identifique com o conteúdo que por lá deixou… Além do Myspace, podem existir outros que tal, por isso, puxe pela cabeça e procure por si próprio nessas redes que deixou de usar há muito. Elimine tudo o que considera indesejável.

4. Mantenha o seu perfil da sua conta de email atualizado

Certifique-se que na sua conta de email profissional usa a foto de perfil mais adequada, assim como a assinatura. Em suma, verifique que a sua conta tem um tom profissional.

curriculum vitae

5. Compare o seu currículo com o conteúdo do seu perfil de Linkedin

É importante que ambos sejam consistentes, ou seja, que todas as informações batam certo. certifique-se de que detalhes como título do trabalho, datas de emprego e as principais competências são rigorosamente iguais em ambas as plataformas, mesmo na ordem em que aparecem listadas.

6. Verifique se todos os sites indicados no seu currículo estão a funcionar e atualizados

O pior que lhe pode acontecer é um empregador tentar entrar no seu site pessoal, no seu blog, ou no seu Linkedin e estar offline. Por vezes os domínios expiram, e é importante que mantenha tudo isso controlado. Da mesma forma, é fundamental que digite todos esses endereços corretamente no currículo, na carta de apresentação, e nos emails.

7. Faça follow-ups corretamente

Prontifique-se sempre a responder, seja em que caso for. Não se dedique apenas a responder a um grupo restrito de solicitações para entrevistas de emprego, pois responder a todos de igual forma demonstra uma grau de profissionalismo alto. Além disso, poderá perder uma oportunidade que mais tarde se arrependa de não ter dado seguimento.

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.