Publicidade:

9 razões para procurar emprego durante o verão

Suspender a procura de emprego nesta altura pode custar-lhe uma boa oportunidade. Saiba porque deve procurar emprego durante o verão.

9 razões para procurar emprego durante o verão
Descubra porque deve continuar a procurar emprego nesta estação do ano

Com o verão à porta são muitos os candidatos a emprego que começam a abrandar nas pesquisas e candidaturas. Mas não podiam estar mais errados. Ao contrário do que se possa pensar esta é uma ótima altura para encontrar o seu próximo emprego. Não acredita? Então continue a ler e vai que não faltam bons motivos para procurar emprego durante o verão.

9 razões para procurar emprego durante o verão


Ah, o verão! Tempo de sol e calor, que apela a muitas horas na praia e descanso… Mas não para quem procura emprego. Até pode parecer que o país e as empresas param, mas a verdade é que não é bem assim. Aliás, em termos de recrutamento estes são mesmo alguns dos melhores meses para procurar emprego.

procurar emprego durante o verão

1. Há, na verdade, muitas oportunidades que surgem nesta altura

Sim, é verdade. Lá porque as empresas tendem a funcionar a “meio gás” (principalmente durante o mês de agosto) não significa que não estejam a recrutar. Faça uma pesquisa nos sites de emprego e nas páginas das empresas e vai ver que fica surpreendido.

Podem não ser tantas como nos restantes meses do ano, mas acredite que são mais abundantes do que possa pensar. Depois, durante este período, são várias as empresas que – além dos processos de recrutamento comuns – abrem programas de estágios de verão. A estas ofertas juntam-se ainda os empregos sazonais, claramente em maioria. Da restauração à hotelaria, campos de férias ou organização de eventos, por exemplo, ofertas não faltam.

2. Finalização de contratos

A época de verão significa para muitos profissionais o fim do contrato (por incapacidade de adaptação, porque não preencheu os requisitos da empresa ou porque surgiram novas oportunidades, por exemplo). Ou seja, estas vagas vão ficar desocupadas e podem ser uma boa oportunidade para si. Só precisa de estar atento.

3. A concorrência é menor

Como dissemos no início, a tendência é que grande parte dos candidatos decidam tirar férias até da procura de emprego. Mas se assim for, tanto melhor para si. Se há menos pessoas a candidatarem-se ou há mais a recusarem entrevistas de emprego por estarem longe, isso significa menos concorrência para si. Se estiver atento às ofertas de emprego no verão, não só dá de caras com as melhores oportunidades, como ainda vê as suas possibilidades redobrarem.

4. Os recrutadores dão mais atenção ao seu CV

O raciocínio é simples: se o número de candidatos é menor, há menos Curricula Vitae (CV) para analisar, logo os recrutadores podem verificar com mais calma cada CV e prestar mais atenção a todos os detalhes (como a sua experiência profissional ou as suas competências, por exemplo).

procurar emprego

5. Há empresas que começam a recrutar no verão para contratar em setembro

Para muitas empresas o mês de setembro é o escolhido para marcar o início de um novo ciclo laboral, no qual se assinala a entrada de novos profissionais e, nestes casos, o recrutamento faz-se nos meses precedentes.

6. Um trabalho temporário pode tornar-se fixo

Não subestime o valor dos trabalhos de verão. Há casos de profissionais que, depois de serem selecionados para reforçar a equipa durante o tempo de férias dos colaboradores habituais e graças ao seu bom desempenho, são convidados a integrar os quadros da empresa.

7. Pode haver urgência em recrutar

As empresas têm conhecimento de que esta estação do ano é, à partida, uma altura mais calma no que diz respeito a processos de recrutamento. Desta forma, se publicam as ofertas, isso pode significar que têm alguma urgência em encontrar candidatos. Por esse motivo, os processos de recrutamento têm tendências a ser mais rápidos.

8. Fique de consciência tranquila

Se quer gozar as férias com a família de consciência tranquila, continue a procurar emprego durante o verão, assim não estará com a mente carregada de ideias que o impedem de gozar o tempo em família a 100%. Poderá estar certo de que está a fazer tudo que está ao seu alcance para conseguir emprego.

9. Empregos sazonais

Podem não ser a melhor opção, é certo, mas se está aflito e precisa mesmo de dinheiro, deverá pensar nesta possibilidade. E a verdade é que lhe permitirá obter novos contactos, que poderão abrir portas para um emprego fixo.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.