Publicidade:

Procurar emprego é um trabalho a tempo inteiro: veja as nossas dicas

Está desempregado? Farto da sensação de que as suas iniciativas não lhe trazem o resultado pretendido? Temos uma solução para si!

Procurar emprego é um trabalho a tempo inteiro: veja as nossas dicas
Faça do desemprego o seu próprio negócio

Porque sabemos que procurar emprego é um trabalho a tempo inteiro, temos as melhores dicas para si. Fique atento.

Crie a sua própria empresa de procura ativa de emprego! Acorde bem cedo todos os dias, e crie uma rotina! Assuma o comando e a responsabilidade sobre todas as operações! Seja o seu próprio CEO! Dê um nome à sua empresa, defina a sua missão, visão, valores! Dê seriedade à procura ativa de emprego e aposte na criatividade do projeto!

Quais os Departamentos-Chave da sua empresa?


networking

Departamento de Planeamento Estratégico

Nenhuma empresa pode sobreviver sem um plano bem definido. Identifique as empresas onde gostaria de trabalhar, estude-as em profundidade e defina uma abordagem estratégica junto de pessoas chave! Como pode saber toda esta informação? O Sr. Google e Sr. LinkedIn devem ser seus parceiros diários.

Departamento Administrativo

Deve ter toda a informação organizada, em formato digital ou em papel. Registe as candidaturas realizadas, as empresas contactadas ou a contactar e informações relevantes sobre as mesmas. Este registo será precioso quando tiver que se preparar para a entrevista de emprego. Assinale ainda os resultados diários das suas ações, ideias ou projetos inovadores que poderão ser apresentados como proposta de valor.

Descubra 6 razões para abrir a sua própria empresa >>

Departamento de Relações Públicas

Não se esqueça de rentabilizar os seus contactos (familiares, amigos, colegas de curso, ex-colegas de trabalho, entre outros) e aumentar a sua
rede de networking. Anuncie-lhes o seu objetivo profissional e a mais-valia que pode aportar às empresas. Eles poderão ser seus embaixadores estratégicos, facilitando o acesso ao seu cliente – o empregador.

Departamento de Comunicação e Marketing

De nada serve ter o melhor produto do mercado se não o comunicar e publicitar junto do cliente-alvo! A definição da sua marca (pessoal) deve ser delineada com todo o cuidado. Peça ajuda a um profissional que o oriente na potenciação destes documentos, nem que seja só para validar a sua qualidade. Posicione-se como uma marca (pessoal) forte, dinâmica, com vontade de vencer e crescer, demonstrando o seu potencial e o quando pode ser útil para a empresa. Afinal, não é isto que qualquer empresa faz para vender o seu produto?

Departamento Financeiro

A gestão financeira deve ser feita com todo o cuidado. Todos os investimentos que faz devem ser bem avaliados. O investimento em formação especializada ou a participação em eventos de networking poderão ser preciosos para o sucesso da sua empresa. Fique atento às oportunidades de formação e networking gratuitas que existem na sua cidade ou antigo estabelecimento de ensino.

Departamento de Gestão (Emocional)

Provavelmente o departamento mais importante da sua empresa na “venda” do seu perfil profissional. É aquele que será chamado a intervir, várias vezes, sempre que o stress aperta nas entrevistas de emprego, o desalento surge depois de um “não” ou tem que decidir qual a melhor escolha a fazer quando tem várias propostas em cima da mesa. Não tenha receio de agarrar uma oportunidade! Vença o medo e dê-se a conhecer! Nunca se sabe se conhecerá a pessoa que pode ser a chave que mudará o seu futuro.

Desejamos-lhe muito sucesso para esta sua missão! Quem sabe se a partilha desta sua experiência de (intra)empreendedorismo não será um excelente mote para desbloquear uma entrevista de emprego e atingir o objetivo final! Bom trabalho!

Veja também:

Cidade das Profissões Cidade das Profissões

A Cidade das Profissões é um serviço, promovido pela Câmara Municipal do Porto, que tem como missão promover a empregabilidade e o empreendedorismo das pessoas, apoiando-as na gestão dos novos desafios e transições profissionais e ajudando-as a descobrir o seu potencial profissional e a definir novas estratégias de abordagem ao atual mercado de trabalho.