Publicidade:

Procurar emprego estando empregado: sim ou não?

Procurar emprego estando empregado é algo que muitos fazem. Face à possibilidade de abraçar novos projetos, pode e deve querer "mudar para melhor".

Procurar emprego estando empregado: sim ou não?
Como fazer para procurar emprego estando empregado? Estratégias para ser mais eficaz

Pondera procurar emprego estando empregado? Não há nada de incorreto nesse comportamento; no entanto, deve abordar o mercado de trabalho com cautela, e de forma estratégica.

Procurar emprego estando empregado: 6 dicas


Dizemos-lhe então como fazer para que possa procurar emprego estando empregado sem sacrificar as boas relações com a sua atual entidade empregadora.

procurar emprego estando empregado

1. Lembre-se das razões pelas quais procura uma nova oportunidade

Seja por se encontrar já há muito tempo a desempenhar as mesmas funções, por sentir vontade de abraçar novos desafios e dessa forma melhorar o seu CV, seja para se prevenir face à instabilidade das relações laborais, procurar emprego estando empregado é um comportamento válido – e até típico dos bons profissionais.

2. Seja discreto

Evite procurar o seu novo trabalho a partir da sua atual empresa. Use o seu telefone e email pessoal, e faça pesquisa de novas oportunidades fora do horário de trabalho. É mais ético e não corre o risco de ser “descoberto” por nenhum dos seus colegas ou pelo seu superior. Evite comentar o assunto dentro da empresa. De igual modo, se receber um telefonema relacionado com uma candidatura que fez, esforce-se por atender num local isolado.

3. Use os seus contactos pessoais

Insira no seu currículo e nos restantes documentos de candidatura os seus dados pessoais, nunca os contactos da empresa. De igual modo, se lhe solicitarem referências, não dê o contacto de pessoas que trabalham consigo, mas preferencialmente de pessoas com quem trabalhou no passado.

4. Agende várias entrevistas fora do horário de trabalho

Se for contactado para uma entrevista de emprego, marque-a para a hora do almoço ou para o fim do dia; explique ao recrutador que se encontra a trabalhar e pergunta se tem disponibilidade para recebê-lo fora do horário do expediente.

5. Seja sincero quanto à sua situação atual

Saiba, antes de mais nada, que procurar emprego estando empregado o deixa em situação vantajosa face a candidatos que estão desempregados. Porquê? Porque um candidato que já tem um emprego e procura outro é necessariamente visto como alguém que procura algo “melhor”.

Esteja confiante na entrevista de emprego, consciente de que só aceitará o novo emprego se realmente valer a pena. Isto deixa-o numa posição negocial muito favorável! Tal não significa que deva descurar a sua preparação para a entrevista. Além de estudar bem a empresa, deve ser humilde e honesto nas respostas. Diga abertamente que está empregado mas que procura um projeto mais desafiante. Jamais diga mal do seu atual emprego, chefe ou colegas.

6. Ative a sua rede de contactos

Uma das vantagens de procurar emprego estando empregado é o facto de ter a sua rede de contactos ativa e em crescimento. Aproveite esse facto e comunique à sua rede que se encontra em busca de novos desafios. Melhore o perfil LinkedIn, desenvolva uma excelente presença online e verá que as oportunidades começarão a aparecer!

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.