Publicidade:

As 10 profissões que causam mais dores de costas

Algumas profissões causam mais dores de costas do que outras e podem prejudicar a sua saúde. Conheça-as e saiba que medidas de prevenção pode adotar.

As 10 profissões que causam mais dores de costas
Existem algumas medidas de prevenção que deve adotar

O aparecimento de dores nas costas pode estar relacionado com vários motivos. No entanto, e sem que se aperceba, o trabalho pode mesmo ser uma das causas mais prováveis. A verdade é que existem algumas profissões que causam mais dores de costas do que outras.

Confirme se a sua está entre a lista que se segue e conheça algumas medidas preventivas que pode adotar, de modo a evitar danos irreversíveis para a sua saúde e bem-estar.

Quais as profissões que causam mais dores de costas?


De acordo com um estudo publicado pela North American Spine Society (NASS), existem profissões que acarretam mais riscos para a sua saúde, em particular para a coluna e região lombar. Tome nota.

1. Motorista

profissoes que causam mais dores de costas

Tanto os motoristas de pesados quanto os de veículos ligeiros, passam horas a fio sentados em frente ao volante. Profissões como esta, que obrigam o profissional a estar muito tempo na mesma posição, são provavelmente as mais problemáticas para a saúde. Além disso, esta é uma profissão que obriga muitas vezes a que o próprio motorista carregue pesos como as bagagens ou mercadorias.

Se este é o seu caso, é possível adotar alguns cuidados antes de começar as suas viagens. Ajustar o banco a um ângulo de 100º é o primeiro passo para evitar que as suas costas estejam mal posicionadas. Deve também sentar-se o mais perto possível do volante, de forma a que os seus joelhos e cotovelos estejam ligeiramente fletidos.

Se mesmo assim continuar a sentir dores nas costas, pode sempre optar por colocar uma almofada para dar um apoio extra à zona lombar e aliviar algum desconforto.

2. Dentista ou cirurgião

profissoes que causam mais dores de costas

Se é dentista ou cirurgião, provavelmente já sofreu ou sofre deste problema. Estas são duas das profissões que causam mais dores de costas.

A verdade é que tanto os dentistas como os cirurgiões, passam muito tempo na mesma posição e mudam constantemente a posição do seu pescoço, fazendo com que desloquem toda a região cervical provocando muita pressão na coluna.

Quer ficar a conhecer algumas medidas de prevenção que pode adotar? Basta que comece a utilizar alguns sistemas de iluminação e ampliação durante o seu trabalho, para que consiga ter um campo de visão mais próximo sem ter de ficar numa postura tão incómoda. Desta forma estará a evitar a sobrecarga nas articulações e permitirá que o seu pescoço se mantenha mais relaxado.

3. Trabalhadores da construção civil

profissoes que causam mais dores de costas

Todos nós sabemos que os trabalhadores da construção civil transportam pesos diariamente, na maioria das vezes exagerados, lidam com maquinaria pesada e ainda com vibrações. Por este mesmo motivo, sempre que estes profissionais tiverem de levantar carga acima de 20 ou 25 kg, devem pedir ajuda a um colega ou utilizar um carrinho de mão que os ajude no transporte.

É essencial ainda que tenham atenção à forma como pegam nos objetos e que tentem distribuir o peso de maneira uniforme, para manter as suas costas em perfeitas condições.

4. Funcionário de escritório

profissoes que causam mais dores de costas

Este é mais um dos tipos de emprego que causa mais dores de costas aos profissionais. Apesar de aparentar ser uma profissão serena e relaxada, um funcionário de escritório pode vir a desenvolver tantos problemas como os de um operário fabril.

Se passa o dia sentado em frente ao computador, provavelmente já sentiu dores de costas significativas principalmente ao final do dia. Para que isto não aconteça, deve começar a fazer pequenos intervalos, se possível de hora a hora, para que se levante e realize alguns alongamentos.

Se não tem oportunidade de fazer tantos intervalos, opte por atender algumas chamadas caminhando de um lado para o outro para que consiga relaxar um pouco os seus músculos.

É também importante que não se sente de uma forma totalmente relaxada e que mantenha as suas ancas alinhadas com a cadeira e os calcanhares apoiados devidamente no chão.

5. Mãe a tempo inteiro

profissoes que causam mais dores de costas

Há cada vez mais mulheres a optarem por ser mães a tempo inteiro e, por muito que não pareça, as dores de costas são um problema frequente neste estilo de vida.

Andar sempre com o filho ao colo e com uma mala pesada atrás, pode forçar muito a sua coluna. Para que isso não aconteça e para que consiga manter o seu bem-estar, deve utilizar uma mochila com alças largas para transportar aquilo de que necessita.

Desta forma estará a aliviar a pressão nos ombros, nas costas e no pescoço, distribuindo o peso de forma uniforme.

6. Empregado fabril

profissoes que causam mais dores de costas

Se trabalha numa fábrica, sabe que repete os mesmo movimentos vezes sem conta ao longo do seu dia. A longo prazo, a postura que tem a trabalhar de forma contínua pode provocar fraqueza muscular e fadiga, levando a lesões graves.

Para que consiga reverter esta condição deve fazer pausas regulares, de forma a que tenha tempo para rever postura que está a adotar e procurar posturas alternadas.

7. Mecânico

profissoes que causam mais dores de costas

Os mecânicos observam diariamente vários veículos, e a postura que têm a fazer este tipo de observação é, muitas vezes, o motivo pelo qual sentem dores horríveis na zona lombar.

Estes profissionais devem estar sempre o mais próximo possível do veículo para que consigam fazer a sua observação sem terem a necessidade de adotar uma postura errada.

Desta forma, evitará ter de esforçar em demasia os músculos, articulações e tendões que estão à volta da coluna.

8. Funcionário de armazém

dores nas costas
Estes funcionários lidam diariamente com pesos, caixas e caixotes no seu trabalho e, por isso mesmo, estão mais suscetíveis a sofrer lesões repentinas ao nível da coluna.

Para prevenir, deve ter bastante cuidado sempre que tiver de transportar grandes pesos – no caso de a caixa ser demasiado pesada opte por pedir ajuda a um colega ou utilize um elevador próprio, por exemplo.

9. Enfermeiro

profissoes que causam mais dores de costas

Os enfermeiros enfrentam elevados níveis de stress ao longo do seu trabalho, passam grande parte dos turnos em pé e, muitas vezes, têm de se levantar para fazerem o transporte dos doentes e fazerem a assistência durante alguns procedimentos.

Para que esta profissão não se torne num perigo para sua saúde, os profissionais devem aproveitar para massajar a zona da coluna durante as suas pausas.

Faça movimentos com o seu pescoço, enrole os ombros e estique os braços de forma a que ajude a aliviar a pressão nestas zonas.

10. Trabalhos manuais

profissoes que causam mais dores de costas

A verdade é que as profissões que requerem algum tipo de trabalho manual são as que constituem maior perigo para as suas costas e coluna.

Desde jardinagem, carregar pesos constantemente a fazer limpezas, as profissões que causam mais dores nas costas exigem um cuidado mais rigoroso da sua parte.

Ou seja, a repetição das mesmas tarefas e o facto de passar o dia a torcer o corpo não são boas práticas para a sua coluna.

Precisa de umas dicas? Utilize um bom par de sapatos ortopédicos que lhe irão permitir uma maior estabilidade e conforto ao longo do seu dia de trabalho.

Dores de costas: o problema que atinge muitos trabalhadores


dores no pescoço

Também sofre de dores de costas? Pois então deve saber que existem diferentes razões que explicam essas dores que, na maioria dos casos, se vão prolongando e piorando ao longo dos anos.

A sua profissão pode ser uma das razões que leva ao aparecimento das primeiras queixas deste tipo de dores, sendo que a lombalgia é o problema mais grave que atinge os trabalhadores em geral.

A lombalgia está muitas vezes relacionada diretamente com o sedentarismo, uma má postura, excesso de peso, sobrecarga de pesos ou até mesmo com uma predisposição genética e interfere de um modo significativo nas suas atividades diárias.

Quase todas as pessoas sofrem de dores lombares em algum momento das suas vidas, mas a verdade é que a posição que adota quando está a trabalhar, os movimentos repetidos ou automáticos e o número de horas que está em pé ou sentado, são fatores que podem contribuir para o aparecimento de problemas na coluna.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.

Saiba tudo sobre emprego