Luana Freire
Luana Freire
29 Mai, 2017 - 09:45

Programa de Inglês do Ensino Básico: 3.º Ciclo

Luana Freire

Compreender expressões, alargar os conhecimentos e ganhar vocabulário: são estes os desafios do programa de Inglês do Ensino Básico no 3º Ciclo.

Programa de Inglês do Ensino Básico: 3.º Ciclo

Tome nota de tudo o que precisa saber sobre o programa de inglês do Ensino Básico e descubra quais devem ser as prioridades na aprendizagem dos alunos do 3º Ciclo.

A entrada na adolescência é também marcada pelo ingresso numa nova fase da vida escolar. Com responsabilidades acrescidas e desafios maiores, os alunos já devem ser capazes de estruturar melhores respostas e compreender mais sobre aquilo que os rodeia – e isso também é uma questão exigida durante a aprendizagem do inglês nesta fase.

Mas o que esperar do ensino do idioma nas escolas portuguesas? Que temas são abordados? Quais os conteúdos e ferramentas a ter em conta? Que respostas têm os professores para os alunos do 7.º, 8.º ou 9.º ano do ensino regular?

O que esperar do inglês no 3º Ciclo?

Nesta fase da vida escolar, o aluno deve ser estimulado para desenvolver capacidades e habilidades que, embora sejam simples, servem como base e estrutura para o domínio do inglês. É esperado que compreenda conversas do dia a dia, discursos claros e orientações detalhadas, que consiga entender e formular mensagens e questões de necessidades pessoais e sociais, apresentar o que é aprendido em sala de aula e acompanhar um programa de rádio ou televisão.

Para ensinar o inglês do 3º Ciclo, que compreende os anos 7.º, 8.º e 9.º, o professor deve ter em conta alguns desafios propostos no programa formal, previsto e orientado pela Direção-Geral da Educação. São quatro importantes orientações a serem seguidas pelos docentes, todas com foco no sucesso da aprendizagem:

  1. Fazer e estimular o uso de atividades lúdicas e práticas, que possam testar e ajudar a desenvolver a compreensão oral – e não só.
  2. Estimular a aquisição de vocabulário e conhecimentos semântico, sintático e pragmático.
  3. Utilizar videoclips em sala de aula, apresentando contextos reais e sobre temas do dia-a-dia, sem esquecer em focar no objetivo central: o aumento do vocabulário – que já deve ser compatível com este nível de escolaridade.
  4. Tornar possível que os alunos ouçam histórias, ainda que não obtenham a compreensão total do que lhes é dito.

Programas de Inglês do Ensino Básico: 3º Ciclo

placeholder-1x1

 7.º ano

O aluno que entra no 3º Ciclo do Ensino Básico, iniciando o período de três anos desta fase da escolaridade, deve ser capaz de assimilar e compreender expressões quotidianas de necessidade básica, através de frases isoladas que digam respeito, por exemplo, às suas informações pessoais e ao meio circundante, comunicar tarefas simples da sua rotina e estabelecer um diálogo sobre as suas áreas de interesse.

Tome nota dos conteúdos e das temáticas a abordar no 7.º ano:

LEXIS AND GRAMMAR – Léxico e Gramática

Adjectives – adjetivos

  • Comparative and superlative of adjectives

Connectors – conetores

  • Connectors- when, while

Pronouns – pronomes

  • Reflixe pronouns
  • Indefinite pronouns

Prepositions – preposições

  • Prepositions of movement
  • Prepostition + Adjective

Verbs – verbos

  • Past Simple –  verb to be
  • Past Simple – verb to have got
  • Past Simple – verb there to be
  • Past Simple – irregular and regular verbs
  • Future – will
  • Future – going to/present continuous
  • Past Continuous
  • Past Continuous Past Simple
  • Phrasal verbs

Word Formation – a formação de palavras

  • Word formation – compounds
  • Word formation – prefix and suffix

INTERCULTURAL DOMAIN ou domínio intercultural

  • Qual é a diferença entre Reino Unido e Grã-Bretanha
  • Cidades de destaque do Reino Unido
  • Geografia dos Estados Unidos
  • Os países que integram a União Europeia
  • Nacionalidades e países

O meio pessoal e circundante

  • Quais são os agregados familiares
  • Hábitos da rotina diária
  • As várias formas de relacionamento
  • Os diversos tipos de habitação
  • Celebrações habituais da escola
  • Serviços

8.º ano

A meio do 3.º Ciclo, no 8.º ano, os alunos são confrontados com desafios maiores no que toca à compreensão do inglês. Nesta altura, o estudante deve mostrar habilidades básicas no domínio de conversas simples, já demonstrando alguma confiança ao expor vontades, experiências e eventos, sendo capaz de defender as suas opiniões ou projetos. Temas relacionados à escola, aos trabalhos e às atividades de lazer já devem ser abordados com algum amadurecimento na capacidade de construção do discurso.

A seguir, estão listados os conteúdos trabalhados no programa curricular do 8.º ano:

LEXIS AND GRAMMAR (Léxico e Gramática)

Nouns (nomes)

  • Countable and uncountable nouns

Adjectives (adjetivos)

  • Order of adjectives
  • So + adjective

Pronouns (pronomes)

  • Relative pronouns

Quantifiers (quantificadores)

  • Quantifiers – much, many, a few, a little, a lot of/lots of

If Clauses

  • Zero and first conditional

Verbs (verbos)

  • Used to
  • Present Perfect
  • Past Simple x Present Perfect
  • Modal verbs – could/would, must/have to
  • Phrasal verbs

Word Formation (a formação de palavras)

  • Word formation – compounds
  • Word formation – suffix/prefix

INTERCULTURAL DOMAIN ou domínio intercultural

  • Características culturais dos países de orientação inglesa
  • As diversas personalidades da cultura – artistas, celebridades
  • Museus e monumentos
  • Lugares a visitar

Temas da atualidade

  • Apresentação dos problemas ambientais
  • Os tipos de comunicação social

O próprio meio (e o dos outros)

  • Os diversos hábitos alimentares
  • Características do universo social dos adolescentes

9.º ano

Na reta final do 3.º Ciclo, e a um passo de ingressar no ensino secundário, o aluno já se prepara para concluir esta fase escolar com autonomia e conhecimentos sólidos de inglês. Embora os conteúdos sejam mais elaborados, as áreas trabalhadas não diferem muito daquelas que já foram vistas no ano anterior. No entanto, espera-se do aluno uma maior maturidade no domínio do idioma estrangeiro.

Tome nota do programa de inglês para o último ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico:

LEXIS AND GRAMMAR (Léxico e Gramática)

Connectors (conetores)

  • Connectors (either … or, neither … nor)
  • Connectors (however, therefore, even though)

Pronouns (pronomes)

  • Relative pronouns

Reported Speech – discurso indireto

If Clauses

  • Second conditional

Verbs (verbos)

  • Verb + infinitive, verb + ing form
  • Past Perfect

Question-tags – perguntas de confirmação

INTERCULTURAL DOMAIN ou domínio intercultural

  • A cultura dos países que têm  expressão inglesa
  • Personalidades do meio literário, artístico, político e científico
  • Obras de arte, livros e filmes de destaque (clássicos e atualidade)

O próprio meio (e o dos outros)

  • A mobilidade de jovens
  • Os diversos modos de vida
  • Comunicação intercultural

Consulte mais detalhes sobre os programas de inglês e sobre as Metas Curriculares através do portal da Direção-Geral da Educação ou descubra o caderno de apoio da disciplina.

Veja também: