Publicidade:

Proposta de Valor: o que é isso?

A proposta de valor é o que diferencia os candidatos no mercado de trabalho. Conheça, por isso, as skills que importam para as empresas.

Proposta de Valor: o que é isso?
Veja abaixo alguns exemplos de apresentação da proposta de valor

O mercado de trabalho é um mecanismo transacional que integra a oferta, traduzida em vagas de emprego, e a procura, os profissionais que procuram uma oportunidade de trabalho.

O segredo do sucesso competitivo neste mercado, como em qualquer negócio, passa, não só pela qualidade do produto (da empresa ou do candidato), mas também pela forma como é comunicado ao mundo.

O queremos aqui, caro leitor(a) — ou melhor dizendo, candidato(a) — é ajudar! As empresas irão, numa análise de mercado, avaliar o custo-benefício dos diferentes candidatos. A sua vantagem competitiva está na forma como comunica a sua proposta de valor à organização que pretende integrar.

Mas o que é isso da proposta de valor?


proposta de valor

A proposta de valor é o conjunto das competências (skills) adquiridas ao longo da vida académica, profissional e pessoal, que fazem de si um profissional único!

Integra um conjunto de características, traduzidas em hard skills (competências técnicas: formação académica e profissional, experiência profissional), e soft skills (competências sociais, comportamentais e relacionais).

A sua proposta de valor deve integrar ambas, bem como os fatores pelos quais a organização o/a deve escolher em detrimento de todos os outros candidatos.

O que deve incluir uma proposta de valor?


proposta de valor

1. A identificação do contexto profissional que deseja integrar;

2. As suas competências;

3. Estabelecer a ligação entre os seus recursos profissionais e as necessidades do empregador.

Com o objetivo de se apresentar como o profissional ideal para o cargo, deve incluir 4 ou 5 elementos básicos: características pessoais, a formação e experiência profissional, trabalhos académicos, prémios, participação em projetos paralelos, associativismo, entre outras atividades relevantes para a área/função à qual se candidata.

Mostramos-lhe alguns exemplos de apresentação da proposta de valor (a mensagem que deve passar, quer na carta de apresentação, quer no CV ou na apresentação do seu perfil profissional):

Vaga para uma candidatura a professor de 1º ciclo num colégio privado:

“Com elevado sentido ético, criatividade e inovação, gosto de encorajar as crianças a desafiarem-se a si próprias no conhecimento do mundo. Com muito respeito pelos diferentes pontos de vista, suporto discussões partilhadas entre grupos de alunos.

Providencio equidade de oportunidades para que todas as crianças possam desenvolver o seu potencial máximo. Coordeno um projeto de teatro para jovens adolescentes do Bairro X”.

Vaga para contabilista:

“Com elevado sentido de responsabilidade, sou um profissional metódico, cuidadoso na forma como trato os processos contabilísticos a cargo e extremamente focado nos objetivos.

Em constante atualização relativamente à legislação em vigor, procuro desenvolver as melhores estratégias para garantir o sucesso fiscal do negócio, maximizando o lucro da sua empresa.

Habituado a trabalhar sobre pressão e a dar sempre o meu melhor, sou atleta federado de atletismo e ganhei diferentes provas regionais na modalidade.”

Vaga para mecânico:

“Profissional com formação especializada em mecânica automóvel, gosto do desafio de descobrir o que está por detrás de qualquer avaria. Vasto conhecimento dos componentes automóveis de diferentes marcas e modelos e larga experiência na montagem de circuitos mecânicos.

Nos meus tempos livres, componho carros de corrida, procurando maximizar a eficácia do motor.”

Como pode observar, caro(a) leitor(a), tudo aquilo que precisa para construir a sua proposta de valor é assumir, sem vaidade, mas com confiança, consistência e honestidade, tudo aquilo que o/a valoriza enquanto profissional para aquela função específica a que se está a candidatar.

Boa sorte para esse novo projeto!

Veja também:

Cidade das Profissões Cidade das Profissões

A Cidade das Profissões é um serviço, promovido pela Câmara Municipal do Porto, que tem como missão promover a empregabilidade e o empreendedorismo das pessoas, apoiando-as na gestão dos novos desafios e transições profissionais e ajudando-as a descobrir o seu potencial profissional e a definir novas estratégias de abordagem ao atual mercado de trabalho.