Publicidade:

5 dicas para proteger os pés do frio

Nos dias de inverno, é essencial evitar os efeitos das baixas temperaturas no corpo, sobretudo nas extremidades. Saiba como proteger os pés do frio.

5 dicas para proteger os pés do frio
Com o frio, é importante proteger as extremidades

Proteger os pés do frio é um dos conselhos da Proteção Civil sempre que os termómetros baixam. A verdade é que as extremidades são as partes do corpo humano que mais se ressentem com o frio. É o caso do nariz, das mãos, dos pés e da cabeça.

Isto acontece porque o sangue é canalizado para os órgãos vitais e, deste modo, acaba por ter mais dificuldade em chegar a estas zonas.

Como proteger os pés do frio


1. Mantenha-se bem agasalhado

agasalhar

Uma das principais recomendações, e também mais generalista, é a de que se deve agasalhar bem, o que pressupõe proteger-se bem dos pés à cabeça. A forma mais correta de o fazer é vestindo várias camadas de roupa, em vez de apostar apenas numa peça mais grossa.

Desta forma, vai conseguir manter uma temperatura homogénea do corpo. Contudo, deve ter o cuidado de evitar roupas justas, que dificultem a circulação sanguínea.

2. Use meias quentes

meias quentes

Outra forma de se proteger do frio é usar meias quentes. Por vezes, há a tendência de usar dois pares de meias, de modo a proteger os pés do frio. No entanto, esta poderá não ser a medida mais eficaz para manter os pés quentes.

Ao usar dois pares de meias vai estar a condicionar a mobilidade do pé, aumentando assim os problemas de circulação, o que vai fazer com que os pés fiquem ainda mais frios.

Uma das soluções passa por usar, por exemplo, meias de lã. Por outro lado, pode sempre reforçar com umas palmilhas e também aqui existem modelos em lã.

3. Opte por sapatos confortáveis

botas

Para além das meias, outra forma de se resguardar do frio é usar calçado confortável. Nos dias mais frios deve evitar que os seus pés se sintam apertados, de modo a que circulação sanguínea não seja condicionada.

Por outro lado, deve dar preferência ao calçado com sola de borracha, uma vez que ajudam a proteger os pés do frio. Caso opte por galochas, escolha um modelo que tenha o interior reforçado com pelo.

4. Faça exercício

exercício físico

Nos dias de maior frio, é importante evitar fazer exercício físico na rua. Pode e deve praticar exercício, mas é recomendável que o faça dentro de espaços fechados.

Por outro lado, outra forma de proteger os pés do frio, sobretudo para quem não pode fazer exercício, é fazer pequenos movimentos com as mãos, os braços, as pernas e os pés, quanto mais não seja abrir e fechar as mãos, ou esfregar uma na outra, de modo a ativar a circulação.

5. Faça um escalda pés

escalda pés

Por fim, recomendamos um prazeroso escalda pés. Este pequeno mimo para os seus pés vai ajudá-lo a aquecer os pés e, ao mesmo tempo, a relaxar. Deste modo, é aconselhável que recorra a esta receita caseira antes de ir descansar.

Como tal, usando água tépida, faça uma mistura aromatizante, adicionando, por exemplo, óleo essencial de alfazema e uma mão cheia de sal grosso. Ao combinar estes ingredientes vai estar a proteger os pés do frio, uma vez que está a ativar a circulação.

Veja também: