Publicidade:

Web, Android e iOS: afinal, qual é o browser mais rápido?

Cansado de demorar tanto tempo a encontrar o resultado que procura? Descubra aqui qual é o browser mais rápido: para Web, Android e iOS.

Web, Android e iOS: afinal, qual é o browser mais rápido?
Navegue na Internet a toda a velocidade

Utilizar o mesmo browser para todos os dispositivos nos quais navega não significa, necessariamente, que esteja a utilizar o motor de busca mais rápido e adequado ao sistema operativo em causa (sim, porque esse é um fator de peso). Descubra qual é o browser mais rápido para Web, Android e iOS.

Qual é o browser mais rápido?


Tudo depende, na verdade, do sistema operativo em causa, uma vez que existem motores de busca otimizados para um sistema e que não estão, necessariamente, otimizados para outro de forma a retribuir igual performance. Tenha em conta, por isso, se navega na Web, Android ou iOS e descubra o browser mais rápido para o seu dispositivo.

Na Web

web

Para navegar num ambiente desktop (seja num computador fixo ou portátil), saiba que o browser mais rápido para o efeito é o Mozilla Firefox. Para além de ser extremamente rápido, é visualmente atrativo, já que mantém um design cuidado, simples e, acima de tudo, de fácil utilização.

Outras das vantagens do Firefox é a privacidade que este garante enquanto navega na Internet – recorrendo a ferramentas e tecnologias avançadas que mantêm a segurança das suas informações e dados pessoais seguros enquanto navega no mundo online (neste caso, os updates são constantes para que não existam falhas).

Em segundo lugar, apesar de também rápido, encontramos o Google Chrome que, apesar da versatilidade de funções e plugins, não é tão seguro e é, seguramente, bem mais pesado para a memória do seu computador.

No Android

android

No Android, a história é outra e o browser mais rápido é, de facto, o Google Chrome. Para além de ser o motor de busca eleito, por predefinição, dos dispositivos Android, tem um desempenho muito satisfatório em qualquer dispositivo que opere com esse sistema operativo.

Atrás do browser da Google, encontramos o Mozilla Firefox e o Opera, ambos com uma performance mais lenta em relação ao primeiro da lista.

No iOS

iOS

Seja num iPad, iPhone ou iPod, o vencedor da medalha de browser mais rápido no iOS é, uma vez mais, o Mozilla Firefox. À semelhança do Android, a app do Firefox permite que tenha acesso a praticamente todas as funcionalidades que tem em ambiente desktop – como, por exemplo, a navegação privada, o acesso ao histórico e favoritos e ainda o acesso a passwords guardadas.

De seguida, encontramos o Google Chrome, seguido, uma vez mais, do Opera. Motores de busca mais lentos em relação ao Firefox em ambiente iOS.

5 dicas para tornar o seu browser mais rápido


Há várias dicas que pode seguir para tornar o seu browser mais rápido. Umas dicas são mais fáceis de seguir do que outras, mas todas podem ajudar. Se não conseguir ou não souber como seguir certo passo, não hesite em pedir ajuda.

1. Feche páginas que não esteja a utilizar. Quantas vezes é que não fechamos uma página só para não termos trabalho a fechar e a abrir passado algum tempo?

2. Remova add-ons inúteis. Um add-on deu-lhe imenso jeito uma vez? Tudo bem! Mas para quê mantê-lo se nunca mais o vai usar?

3. Apague o histórico e limpe a cache. Acredite que estes dois passos vão ajudar a tornar o seu browser mais rápido!

4. Mantenha sempre o seu antivírus atualizado e procure também manter o seu computador livre dessas infeções. Claro que quem diz vírus diz malware e outros programas nocivos ao seu computador.

5. Desfragmente o disco. Sim, isso também faz diferença! Leia o nosso artigo sobre como tornar o seu PC mais rápido.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.