Ekonomista
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20 Mar, 2023 - 12:09

Sabe quando foi instalado o primeiro semáforo elétrico?

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Nos 150 anos após a invenção do carro, usaram-se vários métodos para regular o trânsito, até que foi instalado o primeiro semáforo elétrico.

Semáforo elétrico

Os semáforos tornaram-se uma parte essencial das nossas vidas, regulando o trânsito nas cidades e assegurando que os condutores e peões estão seguros nas estradas. No entanto, os primeiros semáforos não eram elétricos. Só no início do século XX é que o primeiro semáforo elétrico é inventado.

O aumento vertiginoso do número de automóveis que começou a circular nas estradas das principais metrópoles mundial, obrigou a novas regras para ordenar o trânsito e para garantir mais segurança aos automobilistas.

São os gloriosos tempos da produção em série nas fábricas da Ford, por exemplo, que democratizaram o automóvel de forma irreversível.

Neste artigo também azemos uma viagem no tempo, mas não aos primórdios da indústria automóvel. Visitamos os primeiros semáforos e seguimos a sua evolução até agora.

Primeiro semáforo elétrico: a história em 3 cores.

Antes de falarmos do primeiro semáforo elétrico, convém contextualizá-lo historicamente. A invenção do carro é atribuída a Nicolas-Joseph Cugnot, que em 1769 criou uma carruagem movida a vapor. Porém, a invenção do engenheiro francês só se popularizou em meados do século seguinte.

Os automóveis movidos a gasolina só apareceram a partir de 1850 e, curiosamente ou não, foi pouco depois, em 1868, que um engenheiro ferroviário britânico, chamado J. P. Knight, inventou o primeiro sistema de luzes.

Era um período em que cavalos, carruagens e bicicletas era meios de transporte ainda bastante comuns e todos os transportes circulavam livremente pelas ruas.

Como funcionava o primeiro semáforo?

O mecanismo tinha dois braços e duas lâmpadas de gás. De dia, eram os braços que regulavam o trânsito. Caso estivessem na horizontal obrigavam a parar, já se estivessem a 45 graus permitiam avançar. À noite, entravam em ação as duas lâmpadas, uma verde e outra vermelha. A primeira indicava “perigo” e a segunda mandava suspender a marcha.

Ainda assim, em muitos casos eram operados manualmente por um agente da polícia que se encontrava no meio dos cruzamentos.

O agente trocava manualmente as cores dos semáforos para regular o tráfego. Estes semáforos iniciais não eram perfeitos. Os acidentes eram comuns devido à falta de um sistema de aviso para indicar uma mudança no semáforo.

O primeiro semáforo elétrico

Embora inovadora, a invenção de J. P. Knight não teve o sucesso esperado e originou então muitos acidentes e mortes. Só em 1912, quando é instalado o primeiro semáforo elétrico bicolor, é que a situação amenizou.

A autoria é atribuída a Lester Wire, um oficial da polícia de Salt Lake City, nos Estados Unidos da América (EUA), que pintou duas lâmpadas (uma verde e outra vermelha), sendo que a luz passava por aberturas circulares na caixa.

Sete anos depois, em 1920, o polícia William Potts instalou o primeiro semáforo elétrico tricolor no cruzamento da Avenida Woodward com a Rua Fort, em Detroit, Michigan (EUA). Agora com o amarelo, o tráfego regularizou-se de vez e o semáforo elétrico rapidamente expandiu-se mundialmente.

A grande diferença relativamente aos atuais é que estes se encontravam no meio da rua e tinham quatro faces, cada uma com as três cores – o verde para avançar, o amarelo para reduzir a velocidade, antecipando o vermelho que, por sua vez, obriga a parar. Escusado será dizer que o número de mortes e acidentes se reduziu bastante e a invenção de Potts foi um sucesso.

O semáforo atual

Atualmente, os sistemas modernos de semáforos são altamente sofisticados. São controlados por computadores, e os sensores detetam a presença de carros e peões nos cruzamentos.

O computador pode ajustar o tempo dos semáforos para responder à alteração dos padrões de tráfego, reduzindo o congestionamento e melhorando o fluxo de trânsito.

Além disso, os semáforos são agora uma parte essencial das cidades modernas, ajudando (ainda) a regular o trânsito e a reduzir o número de acidentes nas estradas.

Os semáforos funcionam em conjunto com outras tecnologias de transporte, tais como câmaras de trânsito e sistemas GPS, para criar cidades mais seguras e mais eficientes.

Em sumo, o semáforo elétrico percorreu um longo caminho desde a sua invenção há mais de um século. Os primeiros semáforos não eram perfeitos, mas foram uma melhoria significativa em relação aos anteriores semáforos não elétricos.

Com o tempo, os semáforos evoluíram e melhoraram imenso. Hoje em dia, os sistemas modernos de semáforos são altamente sofisticados e ajudam a criar cidades mais seguras e mais eficientes.

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