Publicidade:

Quando trocar os pneus do carro? Nós temos a resposta

Saber quando trocar os pneus do carro é essencial para garantir a sua segurança e a dos restantes passageiros. Descubra já os motivos para fazer a troca.

Quando trocar os pneus do carro? Nós temos a resposta
Saiba quando fazer a troca

Pneus em bom estado são essenciais para garantir a performance do seu automóvel e, acima de tudo, a sua segurança. Assim sendo, é essencial saber quando trocar os pneus do carro para assegurar a eficiência do seu veículo.

Se quer evitar problemas de tração e de travagem, que aumentam consideravelmente o risco de acidente, preste mais atenção ao estado dos pneus do seu carro.

Quando trocar os pneus do carro: 4 motivos


quando trocar pneus do carro

1. Desgaste acima do limite legal

A profundidade mínima dos sulcos da borracha do pneu é de 1,6 mm. Abaixo deste valor, deve trocar os pneus para evitar riscos de acidente e multas pesadas.

2. Danos na estrada

Buracos na estrada, obstáculos e acidentes podem causar estragos aos pneus. Estes danos devem sempre ser verificados por profissionais já que podem obrigá-lo a substituir os pneus.

3. Incompatibilidade dos pneus utilizados

Certifique-se que utiliza os pneus corretos no seu carro. Consulte o manual do proprietário do seu veículo para saber quais as características técnicas que devem ser seguidas.

4. Fim de vida do pneu

Por norma, os pneus podem durar até 10 anos. Ainda assim, esteja atento aos sinais de desgaste dos pneus a partir dos cinco anos. Os especialistas garantem que é a partir desta altura que deve trocar de pneus (ou a cada 40.000 km).

Dicas para aumentar a vida dos seus pneus

A prevenção é a chave para garantir que sabe quando trocar os pneus do carro e para assegurar a maior longevidade dos únicos componentes de contacto entre o solo e o automóvel.

Esteja atento a um desgaste anormal dos pneus relativamente ao par do eixo, no centro ou nas laterais. Esse desgaste pode ter várias origens (pressão do ar incorreta, estilo de condução, problemas de suspensão, etc) e exigir a troca dos respetivos pneus.

Por uma questão de segurança, os especialistas aconselham uma inspeção mensal aos pneus para assegurar que está tudo correto com estas peças.

Quando trocar os pneus do carro: apenas dois ou os quatro?

Quando trocar os pneus do carro, o ideal é substituir os quatro ou, em alternativa, dois de cada vez (desde que sejam do mesmo eixo).

Se optar por trocar apenas dois pneus (opção mais económica), os mais recentes devem sempre ser colocados no eixo traseiro (dependendo dos modelos) por uma questão de segurança: dessa forma vai garantir maior estabilidade e aderência ao piso, controlando o veículo de forma mais eficaz em caso de despiste.

Veja também: