Publicidade:

Saiba quanto tempo demora a cozer bacalhau

Sabe quanto tempo demora a cozer bacalhau? Não parece uma tarefa muito difícil, contudo, há mis sabor num bacalhau cozido na perfeição.

Saiba quanto tempo demora a cozer bacalhau
Truques para conseguir um bacalhau perfeito

Será que sabe quanto tempo demora a cozer o bacalhau? E que truques deve pôr em prática para que o resultado seja perfeito? De facto, bacalhau cozido parece ser daquelas receitas que não têm nada que saber. Na verdade, há algumas dicas que pode seguir para que o resultado não seja apenas bom, mas excelente.

Quanto tempo demora a cozer o bacalhau?


7 receitas com bacalhau super económicas e super saborosas

Bacalhau: descubra o tempo ideal para a cozedura

O bacalhau é, provavelmente, um dos ingredientes mais usados nas cozinhas portuguesas e é sabido que temos mais de mil formas de o cozinhar. O bacalhau cozido, tão comum na nossa culinária, é das primeiras receitas que aprendemos, até porque nos habituamos a vê-lo ser preparado todos os anos pelo Natal. Apesar de parecer simples, há alguns pontos a que deve dar especial atenção.

Talvez lhe seja familiar a imagem de o bacalhau a cozer e a água a ferver que transborda e inunda todo o fogão. Se isto já lhe aconteceu, saiba que não está a usar a técnica mais indicada para cozer o bacalhau.

Para conseguirmos um lombo de bacalhau bem cozido, que se desfaz em lasca enquanto mantém a sua consistência, é fundamental que a cozedura se processo a baixa temperatura, isto é, a água não pode estar a ferver, a cozedura deve ser feita lentamente e a uma temperatura constante.

Esta forma de cozedura do bacalhau pode ser feita de várias formas.

Técnica 1 para cozer o bacalhau

Coloque um tacho grande com ao lume. Quando a água levantar fervura, acrescente os lombos de bacalhau e baixe de imediato o lume. Deixe cozer em lume brando durante 8 minutos.

Descubra receitas de bacalhau com maionese e delicie-se >>

Técnica 2 para cozer o bacalhau

Coloque os lombos de bacalhau num tacho grande. Deite água a ferver por cima até cobrir completamente. Tape de imediato o tacho e deixe assim durante 30 minutos.

Para uma nota extra de sabor, acrescente – antes da água a ferver – uma folha de louro e dois dentes de alho ao bacalhau.

Estas duas técnicas garantem que as postas de bacalhau fiquem suculentas e com as lascas a separarem-se ao toque do garfo. Embora sejam técnicas muito simples – e que apresentam resultados realmente diferentes – estas são as formas mais aconselhadas pelos grandes chefs de cozinha para cozer o bacalhau. É essencial, portanto, que a água nunca esteja a ferver quando em contacto com o bacalhau.

Além do mais, estas técnicas são muito mais simples do que a forma tradicional de deixar a ferver, inundar o fogão e passar horas a tentar limpá-lo e a ver-se livre do cheiro e do pegajoso que fica por todo o lado.

Não era assim que fazia em casa? Agora que já sabe quanto tempo demora a cozer o bacalhau, experimente estas técnicas e vejam como elas podem realmente fazer a diferença.

Dicas extra para o preparo do seu bacalhau:

Para a sua receita de bacalhau cozido ficar perfeita, só lhe falta acrescentar batatas, grão e ovo cozidos. Regue tudo com azeite e um pouco de vinagre e delicie-se. De todas as maneiras que há para cozinhar bacalhau, esta é capaz de ser a que melhor realça os sabores deste peixe tão amado pela cozinha portuguesa.

Veja também: