Publicidade:

Como saber quantos anos tenho de descontos para a Segurança Social

"Como poderei saber quantos anos tenho de descontos para a Segurança Social?" Se já se fez esta pergunta, fique a conhecer a resposta.

Como saber quantos anos tenho de descontos para a Segurança Social
Consulte os descontos para a Segurança Social sem ter de sair de casa

Como poderei saber quantos anos tenho de descontos para a Segurança Social? Esta é a pergunta que muitos contribuintes fazem a si mesmos, pois querem perceber quais os seus direitos monetários quando for necessário pedirem a reforma, por exemplo, que lhes permitirá receberem uma quantia mensal atribuída consoante o valor descontado para a Segurança Social ao longo da vida ativa.

Quantos anos tenho de descontos para a Segurança Social

quantos-anos-tenho-de-descontos-para-a-seguranca-social

Em vez de ter de se dirigir propositadamente à Segurança Social para fazer a pergunta “Quantos anos tenho de descontos para a Segurança Social?”, saiba que é possível executar a mesma tarefa a partir de casa. Para consultar as suas contribuições efetuadas ao longo da sua vida ativa, deve:

1. Aceder ao site www.seg-social.pt.

2. Clicar em Segurança Social Direta, uma opção que se encontra no topo da página, onde poderá consultar o histórico da carreira contributiva online.

3. Inserir o seu número de Segurança Social e a password de acesso ao serviço (se ainda não se tiver registado, poderá fazê-lo nessa página e terá de aguardar cerca de cinco dias para receber a palavra-chave por correio).

4. Depois de entrar nessa área, irá ver as opções “Emprego”, “Pensões”, “Doença”, “Família”, “Acção Social” e “Conta-corrente”. Clique em “Emprego”.

5. Após ter feito o clique em “Emprego”, escolha a opção “Remunerações” e, em seguida, “Consultar remunerações mensais declaradas por empregadores” ou “Consultar remunerações anuais declaradas por empregadores”.

6. Pode ainda escolher a opção “Conta-corrente”, referida no ponto 4, e selecionar “posição atual” para verificar quais os valores a receber (subsídio de doença ou de desemprego), a devolver, a pagar ou ainda valores em acordo ou plano prestacional.

Verifique regularmente os descontos para a Segurança Social

É sempre importante aceder com regularidade à sua página da Segurança Social para conferir se os descontos estão a entrar todos e com os valores corretos. Existem casos em que alguns contribuintes acabam por descobrir que lhes faltam vários anos de descontos e só souberam quando foram ver a carreira contributiva deles após se terem questionado sobre “quantos anos tenho de descontos para a Segurança Social?”

Algumas destas situações devem-se a burlas de contabilistas, esquecimentos e empresas que não pagam os descontos sem que os trabalhadores saibam. Para que não tenha uma má surpresa anos mais tarde, verifique sempre os valores e, caso descubra algum erro, dirija-se aos serviços de atendimento da Segurança Social. Há reformados que descobriram tarde demais vários anos em falta nos seus descontos, não tendo conseguido assim recuperar esses dados devido ao fecho das empresas para as quais trabalharam.

Agora que já sabe como encontrar a resposta à pergunta “Quantos anos tenho de descontos para a Segurança Social?”, aproveite então para verificar se os seus descontos estão todos em ordem. Não arrisque a ficar com uma reforma baixa ou com um subsídio de desemprego com valor reduzido devido a erros que talvez possam ser ainda resolvidos quando descobertos a tempo.

Veja também:

Cátia Tocha Cátia Tocha

Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde concluiu Licenciatura e Mestrado, começou o seu percurso como jornalista na Rádio. Hoje, escreve sobre diferentes áreas e tem já alguns anos de experiência na escrita para meios online.