Publicidade:

Quarto de menino: dicas a considerar para uma decoração perfeita

Normalmente, o quarto de menino é simples, clean e funcional. Porém, há aspetos que requerem atenção. Fique a saber quais.

Quarto de menino: dicas a considerar para uma decoração perfeita
Não pinte tudo de azul

Antes de mais o quarto de menino deve respeitar as caraterísticas e gosto do seu filho, por isso, é completamente possível ter um quarto de menino cor-de-rosa e com bonecas. Porém, vamos guiar-nos pelo que é mais comum os rapazes gostarem e vamos explicar-lhe como planificar esta divisão tornando-a bonita, organizada e, acima de tudo, funcional. Vai ver que é simples e muitas dicas não implicam que gaste sequer muito dinheiro.

Quarto de menino: como organizar e decorar o espaço do seu baby boy


Caraterísticas

Para além do azul clássico, o verde, o cinzento e o amarelo também são tons muito associados ao dito quarto de menino. As divisões masculinas costumam ser mais clean e minimalistas e, por isso, a decoração deve refletir isso mesmo: ser prática e funcional. No geral, costuma optar-se por paredes num mesmo tom e mobiliário de linhas retas e aspeto moderno.

 

Estilo

Dentro das caraterísticas já enumeradas, o estilo do quarto pode situar-se algures entre o gosto da criança e o juízo dos pais. Se pretender um quarto de fácil manutenção, então opte por uma base em tons de branco, bege e cinzentos e deixe que os próprios brinquedos da criança e alguns artigos de decoração pontuem com mais alguma cor o espaço. Caso o seu filho tenha um herói de eleição, então pode usá-lo para criar alguns apontamentos mais divertidos. Mas prepare-se: rapidamente esse ídolo será substituído por um outro e outro e outro e outro…

 

Espaço

Já dissemos que um quarto de menino não é, normalmente, tão recetivo a detalhes e a pormenores, como o de uma menina. Porém, há áreas e elementos essenciais. A cama deve ser segura e confortável e pode escolher para ela alguns lençóis dos desenhos animados de que ele mais gosta. Não descure os móveis e itens de arrumação, quer para as roupas e calçado, quer para os brinquedos. Este último aspeto é fundamental para garantir que tudo se mantém organizado.

 

Não se esqueça de incluir num cantinho uma secretária, uma cadeira confortável e um bom ponto de iluminação para a criança fazer os seus TPC. Procure ter também pontos de luz mais ténues e aconchegantes, para a hora de dormir, mas não se esqueça de privilegiar ao máximo a entrada de luz natural. Complete a composição do espaço, com pósteres, mapas mundo ou autocolantes de temas, habitualmente mais apreciados pelos miúdos, como as aventuras na selva, na floresta, as corridas de carros, os desportos radicais ou as histórias dos piratas.

 

Outras dicas importantes

  • Procure uma decoração que convide à tranquilidade e ao relaxamento, já que o quarto é, antes de mais, um espaço para dormir. Inclua, portanto, elementos que proporcionem a sensação de conforto e de segurança para que a criança se sinta bem na divisão.
  • Deixe o seu filho participar na decoração e não caia na tentação de pintar tudo de azul. Se o seu filho gosta de um cantor, por exemplo, em vez de preencher o quarto com referências a esse artista, faça uma abordagem mais geral e decore o quarto com o tema da música. Assim, se o cantor preferido da criança mudar, a divisão mantém-se atualizada.
  • Privilegie cores claras e tons neutros, pois estes são mais fáceis de combinar e permitem uma decoração de quarto de menino mais clássica e atemporal. Reserve as cores mais fortes para os móveis e acessórios, que complementam o espaço. Dê um toque criativo a uma parede, revestindo-as com papel de parede ou colando alguns adesivos.
  • A cama que escolher deve ter o tamanho adequado para acompanhar o crescimento do menino e o colchão deve ser próprio para o seu peso e, de preferência, antialérgico e antiácaro.
  • Guarde as roupas e sapatos em armários e use caixas organizadoras, baús, prateleiras, nichos, etc. para arrumar os brinquedos. É importante que tudo esteja acessível para que a criança possa aceder aos objetos, quer para brincar, quer para os organizar.
  • Não esconda os livros e cadernos e opte por expô-los em prateleiras, junto do cantinho de estudo da criança.
  • Evite encher em demasia o quarto, de modo a haver espaço para circular e brincar. Assim, o menino pode receber os amiguinhos e não terá de espalhar os brinquedos pela casa.

Recapitulando, o quarto de menino, assim como o de menina, deve ser confortável, seguro e organizado. Partindo destes três eixos, deve guiar-se pelo gosto da criança e, claro, um bocadinho pelo seu próprio gosto também. É importante encontrar um equilíbrio e não cair em exageros que possam encher o quarto de menino com demasiada informação e, desta forma, até prejudicar a qualidade do seu sono. De resto, tudo acaba por ser permitido, haja bom senso e, claro, algum dinheiro para despender.

Veja também:

Limpeza e Arrumação