Publicidade:

Automóvel: que tipo de seguro cobre avarias?

Dentro das várias coberturas de seguro automóvel, é importante escolher a que melhor se adequa às suas necessidades. Sabe que tipo de seguro cobre avarias?

Automóvel: que tipo de seguro cobre avarias?
Conheça melhor os seguros auto
  • Na altura de subscrever um seguro automóvel, é preciso informar-se sobre tudo o que está coberto

A oferta de seguros automóvel no mercado pode deixar algumas questões por responder, sobretudo no que diz respeito ao que realmente faz parte da cobertura. Que tipo de seguro cobre avarias? Que tipo cobre danos contra terceiros? A cobertura contra avarias é obrigatória?

Existe, claro, uma obrigatoriedade perante a lei de ter um seguro automóvel com as coberturas mínimas. É o seguro obrigatório de responsabilidade civil ou Seguro Contra Terceiros. Este tipo de seguro tem um cariz obrigatório, mas não inclui lesões no condutor e no seu veículo ou acidentes provocados por falta de cumprimento das normas da estrada ou negligência. Cobre danos materiais e corporais causados às pessoas transportadas e a terceiros.

Que tipo de seguro cobre avarias

automovel

Ao celebrar um seguro automóvel tenha sempre atenção aos detalhes. Evita assim surpresas desagradáveis quando, por exemplo, tiver alguma avaria ou acidente e o seu seguro não inclui a deslocação e trabalho do reboque. Por exemplo, a assistência em viagem pode não estar incluída nos seguros automóvel; em alguns casos é algo pago à parte.

O outro tipo de seguro automóvel, mais completo, que existe é o seguro de danos próprios, mais conhecido como Seguro Contra Todos os Riscos. Os riscos aqui mencionados são os que estão contemplados na apólice. Não existe um seguro deste género igual a outro, vai tudo depender do que vai acordar com a sua seguradora. Quantos mais riscos contemplados, maior será o pagamento pelo mesmo.

Mesmo assim, este seguro é bem mais completo do que o seguro mínimo obrigatório e inclui normalmente um pacote de danos na própria viatura e questões relacionadas diretamente com o condutor. A maioria das coberturas são adicionais.

Pode incluir responsabilidade civil mais elevada, quebra isolada de vidros, assistência em viagem, apoio jurídico, viatura de substituição em caso de necessidade, cobertura contra atos maliciosos, desastres naturais, seguro para a bagagem, etc. A resposta à questão de que tipo de seguro cobre avarias, é esta: o seguro contra todos os riscos com a antecipação/pagamento do extra que cobre este tipo de problema.

Importância das simulações

Ao tentar escolher um seguro automóvel, não se foque a 100% no preço. Faça simulações em companhias diferentes, perceba que tipo de cobertura vai ser importante para as suas necessidades. Valorize os serviços que são apresentados, sobretudo antecipando acidentes rodoviários e avarias.

Caso a proteção contra avarias seja um produto à parte, tente perceber se lhe compensa essa subscrição. Pode compensar ter essa proteção extra, dependendo do que a mediadora de seguros está pronta a oferecer.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: