Raças de gatos: conheça 25 felinos diferentes

Se é um amante de felinos, apresentamos-lhe 25 raças de gatos e dizemos-lhe quais as suas caraterísticas principais. Tome nota e escolha já a sua favorita!

“sponsored by fidelidade”
Raças de gatos: conheça 25 felinos diferentes
Sabia que há dezenas de raças de gatos?

Muitos desconhecem por completo a diversidade de raças de gatos existente. Contudo, iremos mostrar-lhe em seguida como há uma grande variedade de felinos, todos com caraterísticas próprias e únicas.

Portanto, na hora de escolher o seu amigo de quatro patas, lembre-se de ponderar sobre as raças de gatos mais adequadas para si e para o seu estilo de vida. Como irá verificar, há felinos que não suportam estar sozinhos, enquanto outros só querem silêncio e sossego. Fique a saber mais sobre as raças de gatos.

Raças de gatos: descubra 25 e respetivas caraterísticas


Algumas ideias gerais

O mundo das raças felinas é, ainda, pouco conhecido do grande público. A maior parte das pessoas – mesmo os fãs de amigos de quatro patas – normalmente só têm conhecimento de duas ou três raças, como o Angorá, o Persa ou o Siamês.

No entanto, há uma grande diversidade de raças de gatos, embora nem todas oficialmente reconhecidas pelas associações felinas internacionais. A Federação Internacional Felina (FIFe) reconhece 48 raças; a International Cat Association (TICA), 71; a World Cat Federation (WCF), 75; e a Cat Fanciers’ Association (CFA) 42.

Surpreendido com os números?! Pois é, há que também ter em conta que algumas associações consideram as variedades de pelo comprido e de pelo curto, de uma mesma raça, como duas raças diferentes. Existem, ainda, algumas raças que são reconhecidas por algumas associações e não por outras.

Cada raça tem caraterísticas próprias e exigências próprias, também. O Maine Coon, por exemplo, devido ao seu tamanho, necessita de um maior teor de condroprotetores, enquanto o Persa, precisa de um alimento capaz de manter a sua pelagem em bom estado. Há outras raças particularmente exigentes no que toca à alimentação, como é o caso do Gato dos Bosques de Noruega, British Shorthair, Siamês e o Sphynx.

Há, naturalmente, raças mais conhecidas do que outras, algo que varia, obviamente, de país para país. Em Portugal, podemos considerar que o Persa é a raça mais popular, há várias décadas. Em seguida, podemos considerar como mais comuns os gatos de aparência mais “selvagem”, como o Maine Coon e o Bosques da Noruega.

Descubra truques para educar o seu gato >>

Algumas das raças mais populares

Pelo curto

Abissínio: provavelmente oriundos da Ásia, esta raça é muito ativa, extrovertida, brincalhona, muito curiosa e bastante equilibrada. Tem uma personalidade forte e extremamente dócil, sociável e afetuoso. É um gato muito doce e sensível, que precisa de muita atenção, pois não gosta de estar sozinho.

 

Azul russo: esta é uma raça de aparência oriental. É um gato ativo, atlético e brincalhão, embora prefira o sossego e o silêncio. Independente, prudente, autoritário e sociável, embora reservado, ao mesmo tempo. É sensível, afetuoso e, até, algo possessivo.

 

Bengaloriginário dos Estados Unidos da América, esta raça é equilibrada e boa para conviver. Tem um instinto de caça e dinamismo únicos, sendo muito ativa e, até, um pouco destrutiva. Adora gastar energia e… Água!

 

Bombaim: também natural dos Estados Unidos da América, esta raça é segura, ativa, brincalhona e curioso. Estes gatos adoram caçar e têm uma agilidade notável. É muito sociável e possui uma personalidade equilibrada. Afetuoso, doce, muito meigo e algo possessivo, detesta estar só.

 

British Shorthaireste gato britânico tem um temperamento reservado e é muito inteligente. É, por isso, fácil de treinar. Tem um caráter tranquilo e sereno.

 

Burmês: natural da Birmânia, este gato é muito extrovertido. Tem uma personalidade forte, vivacidade, exuberância e é muito destemido. É dominante, sociável, afetuoso e brincalhão, sobretudo com crianças.

 

Burmillaa melhor descrição deste gato britânico é dizer que ele conjuga a energia do Burmês com a tranquilidade do Persa. É doce, comunicativo e gosta de conviver.

 

Chartreux: este gato francês é tranquilo e equilibrado. Mia pouco, é independente e tem uma personalidade forte. É reservado, solitário, afetuoso e adora a tranquilidade.

 

Cornish Rexde origem britânica, este é um gato ativo, inquieto, ágil e muito brincalhão. Está sempre bem disposto, é muito sociável e não gosta de estar só. É muito afetuoso e sensível.

 

Devon Rexnatural da Grã-Bretanha, este é um gato vivo, brincalhão e ágil. É alegre, independente e sociável.

 

Exótico: com origem norte-americana, este é um gato calmo, curioso, brincalhão e com uma personalidade sociável. É um companheiro afetuoso que não gosta de estar só.

 

Oriental: este é um gato muito vivo, extrovertido, altivo e fascinante. É afetuoso, possessivo e, até, autoritário. É brincalhão e sociável, pois não gosta de estar só.

 

Scottish Foldda Escócia, chega esta raça tranquila e não dominante. Este gato é sociável, doce, afetuoso, carinhoso e muito brincalhão.

 

Siamês: da Tailândia, chega uma das raças mais famosas. O seu temperamento é carinhoso e afetuoso. É sociável, alegre, curioso e muito ativo. É muito brincalhão e inteligente.

 

Snowshoevem dos Estados Unidos da América este gato de personalidade forte e extremamente vivo. É um bom caçador, sociável, doce e muito afetuoso.

 

Sphynx: este gato sem pelo vem do Canadá e é muito carinhoso. Tem um caráter brincalhão, alegre, sociável, curioso e ativo.

 

Pelo longo

Angorá Turco: como o nome indica, tem origem na Turquia e é um gato equilibrado, ativo, vivo e brincalhão. É, também, tranquilo, afetuoso e tem uma inteligência surpreendente. É muito carinhoso e sensível.

 

Bosques da Noruega: naturalmente com origem norueguesa, este gato é brincalhão e alegre. É carinhoso, inteligente, curioso, tranquilo, embora também goste de brincar.

 

Maine Coon: vem dos Estados Unidos da América este gato carinhoso e independente. É inteligente, curioso e fácil de treinar. É uma raça tranquila, mas também brincalhona.

 

Persa: proveniente da Grã-Bretanha chega outra raça muito popular. O seu temperamento é carinhoso, afetuoso e inteligente.

 

Ragdollnatural dos Estados Unidos da América, este é um gato tranquilo e dócil. É muito afetuoso, carinhoso, sociável e adora companhia, embora também preze o sossego.

 

Sagrado da Birmânia: este gato francês é tranquilo e equilibrado. É sociável e brincalhão, embora aprecie a paz e a tranquilidade.

 

Siberiano: este gato de aparência “agreste” é muito sociável e carinhoso. Possui uma grande vitalidade e adora… Água!

 

Somali: esta é uma raça muito viva e ativa. É um gato robusto, equilibrado e com uma personalidade tranquila. Apresenta um temperamento suave, sociável e muito brincalhão. Mostra ser terno e muito afetuoso.

 

Saiba como desativar um gato >>

Conhecer as diversas raças de gatos é importante para quem adora saber tudo sobre felinos, mas também para quem está a pensar acolher um amigo de quatro patas e ainda não se decidiu quanto à raça.

Como ficou patente, há duas grandes divisões, relacionadas com o tipo de pelo do animal, que pode ser curto ou longo. Depois de decidido este ponto, há que analisar atentamente as particularidades de cada raça e verificar qual se adaptará melhor ao seu dia-a-dia e à sua personalidade e à de quem vive consigo. Depois, é só reservar doses e doses de amor para dar ao seu novo amigo.

Veja também: