Publicidade:

7 boas razões para beber água em jejum

Elemento essencial no nosso dia-a-dia, muitos são aqueles que defendem que deve ser bebida logo pela amanhã. Afinal, quais são as razões para beber água em jejum?

7 boas razões para beber água em jejum
Tome nota de todos e comece já a encher o copo

Com certeza já não é novidade para ninguém que o ideal é beber entre 1 e 2 litros de água por dia. Não é também nenhuma surpresa que este é um elemento fundamental ao nosso bem-estar e à nossa saúde. Aquilo que pode não saber é que muitas são as pessoas que definem a ingestão de água pela manhã como uma verdadeira prioridade. Mas, afinal, quais são as razões para beber água em jejum?

Não só constitui cerca de 75% do corpo de um adulto como também é essencial para o correto funcionamento do organismo, deixando ainda o corpo hidratado. É, portanto, seguro afirmar que a importância da água é indiscutível. No entanto, as vantagens vão muito para além da hidratação: desde a pele à digestão, passando pela perda de peso ou pelo funcionamento dos rins, há pouco do corpo humano que não beneficie da água bebida em jejum.

Ora, está na altura de ficar a conhecer todos os motivos pelos quais deve começar o dia com a ingestão de água. Tome nota de todos e faça esta mudança às suas manhãs.

7 razões para beber água em jejum


razões para beber água em jejum

Talvez não saiba mas quando a necessidade de água do seu corpo não é suprimida podem começar a surgir consequências bastante nocivas para a sua saúde, tanto a curto como a longo prazo. Desde enxaquecas a hipertensão, passando por artrite reumatoide e obesidade, os resultados da falta de água podem ser assustadores. Assim, beber água em jejum é meio caminho andado para garantir que o seu consumo deste bem essencial é o mais acertado.

1. Melhora o metabolismo

A ingestão de água com o estômago ainda vazio pode aumentar a sua taxa metabólica em cerca de 24%. Isto significa que um ou dois copos de água logo pela manhã podem mesmo ajudá-lo na sua dieta: os alimentos são digeridos de forma mais rápida e correta – claro está que isto não o livra da responsabilidade de uma alimentação saudável e equilibrada.

Importa também referir que beber água ao acordar é também uma ajuda no que se refere à limpeza do cólon, o que facilita a dissolução e absorção de nutrientes ao longo do dia.

2. Facilita a digestão

Pode parecer-lhe estranho mas o consumo de água de estômago ainda vazio potencia a produção de diversas enzimas que atuam nas mais variadas reações químicas que ocorrem no organismo, especialmente durante a digestão. Resultado? O processo digestivo é facilitado, o que se reflete no seu bem-estar.

Por outro lado, beber água em jejum promove a saciedade, o que significa que a tendência para comer mais do que o necessário será contrariada.

3. Previne problemas renais

A relação entre a ingestão de água e o correto funcionamento dos rins e da bexiga parece óbvia, mas talvez não saiba até que ponto chega. Beber água pela manhã é uma grande ajuda na prevenção de cálculos renais e infeções relacionadas com a bexiga provocadas por diversas toxinas. Por outro lado, também os ácidos que formam as pedras nos rins são diluídos e eliminados.

4. Elimina toxinas e ajuda a produzir células

De certeza que já ouviu falar nas maravilhas do detox. E se lhe dissermos que a água pode fazer milagres no que se refere a eliminar toxinas do seu corpo? A verdade é que beber água ao acordar vai ajudar a limpar o seu corpo e deixá-lo livre de elementos tóxicos. E se quiser potenciar este efeito pode acrescentar umas gotas de limão ao copo de água.

Como se não bastasse, fique a saber que ao juntar esta rotina ao seu dia-a-dia estará também a estimular a produção de células sanguíneas e musculares.

5. Ajuda a ter uma pele saudável

Se quer fugir de problemas como rugas, manchas, acne, poros dilatados, estrias e celulite, fique a saber que a desidratação é a sua maior inimiga. Acontece que beber água, especialmente pela manhã, contribui para a saúde da pele, estimulando a sua elasticidade, tonicidade, limpeza e o seu equilíbrio na generalidade. Conclusão? Beba água ao acordar e diga adeus às imperfeições.

6. Melhora o aspeto do cabelo

Se pensa que a pele é a única a sofrer com a falta de água está enganado. A desidratação pode ter efeitos prejudiciais para a saúde do seu cabelo, afetando o crescimento, o brilho, a força e, até mesmo, a hidratação.

7. Fortalece o sistema imunitário

Beber água logo ao acordar é uma ótima prática no que se refere ao fortalecimento do seu sistema imunitário e, consequentemente, à proteção do seu organismo em relação a diversas doenças. A ingestão de água ajuda na limpeza do sistema linfático, promovendo o seu equilíbrio.

Na realidade, todos os órgãos vitais são beneficiados pelo consumo de água, ficando mais protegidos e funcionando melhor.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.